Alguem me ajuda com essas duas perguntas...?
Perguntas para desenvolvimento, baseadas em conteúdos de teorias organizacionais:
1ª. Como criar uma organização adequada para atingir os objetivos empresariais, valorizando o ser humano, suas competências e particularidades?
2ª. Como ser um excelente ‘empregador’ na visão dos funcionários?
Comments
Valorizar o ser humano é saber medir o capital intelectual da empresa, é saber que mais basta uma equipe "enxuta" mas muito bem qualificada do que ter um monte de gente "batendo cabeça", é comprometer o orçamento da empresa com mais treinamento, sistemas da qualidade, avaliações trimestrais (de funcionários e clima organizacional), buscar planos de resultados com atingimento de objetivos e metas bem definidos, manter um plano de carreira, trabalhar as lideranças para um mesmo foco (visão) valorizando a liderança responsável mas democrática e participativa, manter a empresa no mercado sempre em crescimento, investir em tecnologia, uma empresa que pensa em tudo isso, deve ser um excelente empregador na visão dos funcionários.
Não sei.
1° Compreendendo a subjetividade do ser humano e elaborando tarefas nas quais a rotina seja menor e a alienação não exista, com benefÃcios, auxilio psicológico e um modelo de trabalho no qual as pessoas tenham a autonomia e confiança que as façam se sentir como um membro importante dentro da organização.
2° O primeiro passo é tratá-los como pessoas, esquecer as diferenças materiais e demosntrar interesse e preocupação com a vida pessoal, saude e subjetividade de cada um.
1° Uma organização que realmente mantém um perfil mais focado nas (preocupação com seus colaboradores e com o sindicato) adota posturas do tipo "colaboração", abandonando uma posição unilateral, respeitando certos limites, proporcionando apoio necessário e procurando solucionar conjuntamente os problemas.
Podemos então concluir que não existe a postura mais adequada, cada empresa de avaliar qual o grau de envolvimento ela irá manter junto aos sindicatos e empregados.
A negociação coletiva é a época em que empresas, sindicatos e empregados devem buscar ajustar as diferenças coletivas, principalmente decorrentes do ajuste salarial (remuneração fixa). Todas as outras questões devem ser tratadas ao longo do ano (avaliações, reconhecimentos, reajustes individuais, remuneração variável ...), diretamente pela empresa através de suas lideranças internas, que por sua vez devem ser preparadas e cobradas para lidar com as mais diversas situações.
2° O professor Rex Campbell dá algumas dicas de como adquirir qualidades tÃpicas dos lÃderes:
ï Envolva-se em organizações ou comunidades. Um lÃder voluntário, segundo Campbell, é, por definição, um lÃder não coercitivo. Num grupo de voluntários, a liderança não acontece sem consenso. Ou seja, você estará aprendendo a comandar pessoas sem fazer uso do poder conferido por cargos.
ï Desenvolva habilidades de comunicação escrita e falada. Isso pode ser aprendido em cursos mais variados.
ï Seja honesto, trate as pessoas com justiça, dê uma visão do futuro.
Antes de partir para cursos e leituras sobre o assunto, cabe aqui uma ressalva. Você gosta de ter contato com as pessoas? Porque, lamentamos informá-lo, não dá para ser lÃder sem gostar de pessoas. Tanto que algumas empresas estão criando carreiras paralelas para abrigar pessoas de alto talento técnico e baixo potencial para lÃder. Assim, elas podem ganhar mais dinheiro sem a obrigação de se tornar gerentes
1ª...Não seria difÃcil...Se vc fosse dona de uma fábrica de Chocolate por exemplo...Poderia valorizar os funcionários com um pequeno bônus a cada meta atingida, ser compreensiva e ver que funcionários também vivem(falo isso pq minha patroa me diz todo dia)... ¬¬'
2ª...Essa é um pouco mais difÃcil...Pq a maioria dos funcionários...Não se contenta com nada...No meu emprego por exemplo: Somos bem pagos...mas...sempre tem um pra reclamar...!!