Qual a importância do Barroco ?

Preciso para apresentação do meu trabalho :c

Comments

  • O Barroco deixou de "herança" muita coisa! Vemos traços barrocos em pinturas, poemas, estruturas (igrejas, casas) e tudo mais.

    Mas então, acho que o mais importante pra o seu trabalho seria falar sobre as características do Barroco, não?

    Os poemas eram cheios de antíteses* e paradoxos** (palavras que se opõem quanto ao sentido* e ideias que são contrárias**, mas que se fundem, que estão interligadas), hipérboles (exageros) e isso.

    As pinturas geralmente eram muito exageradas, escuras, tinham tendência ao feísmo (pessoas, animais e objetos apresentados em situações repugnantes, tristes). Outra coisa também que se percebe é que usam muito a cor AZUL e a cor VERMELHA!

    As igrejas barrocas geralmente são muito exageradas também: bem adornadas, ou seja, cheias de ouro, flores, monstros, anjos, pinturas (barrocas).

    Sobre o conteúdo dos poemas posso destacar mais detalhes:

    - conflito entre a visão antropocêntrica e teocêntrica;

    - oposição entre o mundo material e espiritual; visão trágica da vida;

    - conflito entre fé e razão;

    - consciência da efemeridade do tempo (o que envolve o CARPE DIEM);

    - gosto por raciocínios complexos, intrincados, desenvolvido em parábolas (que têm uma relação com os paradoxos) e narrativas bíblicas. ***

    *** No poema barroco de Gregório de Matos "Ao nosso Senhor Jesus Cristo", ele diz "Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado", o que implica um paradoxo, que implica uma parábola. Temos dois pontos(como em uma parábola), duas ideias que são contrárias (paradoxo): pecou, mas não porque pecou. Entendeu? A ideia do poema se entende quando você o lê e também quando lê sobre a vida do autor. Ele era meio revoltado com a Igreja. haha

    Pesquise sobre Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, pois eles são muito importantes.

    //

    Literatura não é difícil e é muito legal! Eu antigamente ODIAVA e só tirava nota baixa, mas hoje em dia quero ser professora! Olha só que louco ahuhauahauhau

    Enfim, espero que você faça um bom trabalho e que tire uma nota boa.

    Beijo.

  • O barro nao tem importancia nenhuma so serve pra suja a gente

Sign In or Register to comment.