Você sabe me explicar porquê a água não pega fogo?
Pois é, o hidrogênio é um combustível altamente explosivo, que se consome em chamas quase que imediatamente. O oxgênio é considerado o comburente universal, nada pega fogo sem oxigênio, tanto que a queima de um elemento é considerada oxidação. Quando juntamos hidrogênio com oxigênio na proporção de 2 para 1, teremos uma explosão certo? Ou será que teremos água? H2O?
Comments
A Silvaninha está coberta de razões, mas existem alguns erros conceituais que eu acho que posso ajudar ela a corrigir. Quando ela afirma
Combustão é uma reação de oxidação onde o material combustível perde elétrons e é oxidado e o comburente (oxigênio) ganha elétron
Silvaninha está absolutamente correta. Mas, Silvaninha, você continua definindo as espécies:
“onde o material combustível perde elétrons e é oxidado e o comburente (oxigênio) ganha elétron, se transformando em água.”
Aí, pifa o bagulho. Quem disse que o resultado da combustão tem de ser água?
A Silvaninha continua com um arrazoado corretíssimo, dizendo que o oxigênio vira CO2. Mas CO2 e água só são os compostos resultados da combustão de hidrocarbonetos. Compostos de hidrogênio e carbono, tipo petróleo.
Porém, oxidação e redução não são conceitos a serem resumidos aos elementos hidrogênio e carbono, pelo contrário, oxi-redução permeia a Tabela Periódica. Por exemplo, os elementos mais eletropositivos reagem diretamente com o oxigênio do ar. Alumínio, por exemplo, é conhecido por formar uma camada protetora de óxido de alumínio quando exposto ao ar:
2 Al + 3 O2 -> 2 Al2O3
E não há a formação da água, apesar da reação ser, definitivamente, uma reação de oxidação.
É aí que Silvaninha ta tropeçando. Reações de oxi-redução não significam formação de água.
Nós poderíamos dizer que a água é o resultado do oxigênio, utilizado na combustão de qualquer coisa, passando do estado de oxidação zero, elementar, portanto, para o estado de oxidação -2, mas só na presença de comburentes doadores de hidrogênio. Preste atenção:
O2 no processo de combustão -> 2 O(-2)
(A molécula de oxigênio, no processo da combustão, vira dois átomos de oxigênio duplamente carregados de cargas negativas)
Como no exemplo “vamos explodir o hidrogênio”. A equação fica:
O2 + 2 H2 -> 2 H2O
Ou, na queima da gasolina, simbolizada aqui como um hidrocarboneto saturado:
2 C2H6 + 7 O2 -> 4 CO2 + 6 H2O
Se o comburente, afinal, não tiver hidrogênio, o O2 não poderá formar água. Eu acho que o magnésio é o exemplo mais elegante: os fotógrafos antigos punham fogo em bandejas contendo magnésio metálico, para que ele pegasse fogo em contato com o ar. Essa reação química é acompanhada por uma evolução de uma luz branca intensa, que iluminava as parcas soluções sensíveis dos antigos aparatos fotográficos. Essa luz branca, intensa, iluminava os cenários mesmo durante o dia. Quem vê filmes antigos de caubóis, e coisa e tal, conhece. Quem tem um laboratório à disposição, pode fazer a experiência (é melhor não olhar diretamente para a luz do Mg, pois ela emite também no ultra-violeta). Enfim. A reação é simplesmente:
2 Mg + O2 -> 2MgO
Não há formação de água.
Assim são as reações de óxido-redução: alguém oxida, alguém reduz.
No caso da água, o oxigênio está no seu estado de oxidação mais reduzido possível. Não pode reduzir mais do que isso. O Hidrogênio, está no estado de oxidação mais oxidado possível: não é possível oxida-lo mais ainda. Logo, pelo processo de queima, a água será incorruptível.
O mesmo acontece com o CO2. Como resultado do processo de combustão, ambos o carbono e o oxigênio serão incorruptíveis quanto ao processo de queima. Portanto, o CO2, tanto quanto a água, são extintores de incêndio.
Legal, né?
Combustão é uma reação de oxidação onde o material combustÃvel perde elétrons e é oxidado e o comburente (oxigênio) ganha elétron, se transformando em água. Esta reação só ocorre porque o potencial redutor do oxigênio é maior do que o do combustÃvel, logo ele consegue arrancar elétrons do combustÃvel. O combustÃvel então se transforma em CO2 e o oxigênio se transforma em água (H2O). Imagina agora uma reação onde o oxigênio irá queimar a água, ou seja, arrancar elétrons dela. Se a água perder os elétrons, se transformará em O2, enquanto o O2, ganhando elétrons se transforma em H2O.
O fato de ser formado por oxigênio e hidrogênio é explicado porque o primeiro é altamente oxidante e o segundo é altamente redutor, logo, eles se estabilizam formando água.
Por que para que hája fogo precisa-se de um elemento combustivo, claor e oxigênio. A agua ao ficar quente evapora e também não é um elemento quimico que entre em conbustão.
Boa Sorte
Pergunta interessante. Me veio à cabeça como separar o
hidrogênio do oxigenio e utiliza-los como combustÃvel. AÃ
seria possivel o carro realmente flex. A hidrogênio e/ou
oxigênio colocando água no tanque.
Abração
So Deus sabe, hauhauhauu
Kara... veja esse tutorial
e vc vai ver a agua pegando fogo
"2 pilhas+ 1 copo de agua + fosforo ou isqueiro ou qqr coisa q produza fogo "
----------------------------------------
Vc enxe o cpo com a agua
depois coloka as 2 pilhas (AA de preferencia), dexa lah durante um longo tempo, tipo umas 6 horas,, se nun me enganoo
daew depois tira as pilhas
e coloka o fogo
---------------------------------------
Vai pegar fogo
se eu não me engano, eh pke o a pilha tira/acrescenta um elemento da agua, q causa o Fogo.
^^
Aff vai saber o pq!
Será devido ao tipo de ligação existente entre os átomos na molécula d água???? As fortÃssimas pontes de hidrogênio??? Sei não amigo
bjos
Acho que é pq ela apaga o fogo. Acertei?