Notação Científica / Ordem de Grandeza (questão me ajuda) ?

Por favor, me ajudem a resolver essa questão?? eu sei o assunto, mas não sei como resolver!

O poliestireno é um material normalmente derivado do petróleo mais conhecido no Brasil, na sua forma expandida, pelos nomes comerciais isopor, estiropor [1] e, em Portugal, sob o nome de esferovite. É usado como um isolante térmico e elétrico e na fabricação de objetos plásticos.[1] O processo específico de polimerização do estireno, que emprega um gás de expansão - normalmente, o pentano - gera o poliestireno expandido, conhecido mundialmente pela marca Isopor ® - marca registrada que pertencia a BASF no Brasil.

Para produzir um vasilhame que acondicione cerveja gasta-se 20g de poliestireno. Cada garrafa de cerveja armazena 900ml de cerveja. Assim, a ordem de grandeza, em kg, da quantidade de poliestireno necessária para produzir vasilhames que acondicione as garrafas usadas para armazenar 180.000.000 de litros de cerveja é?

Comments

• Em notação científica, 180.000.000 = 1,8 x 10^8 litros.

Dividindo por 900 ml (0,9 L), temos 2x10^8.

Ou seja, são necessários 2x10^8 recipientes de 900 ml para armazenar 1,8x10^8 litros de cerveja.

Cada recipiente usa 20g de poliestireno para ser produzido.

Então 2x10^8 recipientes gastam 20. 2x10^8 = 400x10^8 ou 4000 x 10^7 gramas.

Colocando em kg, temos 4 x 10^7 kg. Assim, a ordem de grandeza fica 10^7.

Contudo, como 4 > √10, adiciona-se 1 ao expoente da ordem de grandeza (convenção).

Logo, 10^(7+1) = 10^8 é a ordem de grandeza (resposta)

Sign In or Register to comment.