Por que a Midia precisa de tanta futilidade para existir?
As pessoas costumam reclamar, falar mal, dos programas exibidos pela tv, ou ainda, o conteudo de revistas semanais, jornais...
Se há tanta reclamação e pessoas "esclarecidas", quem sustenta essa indústria da futilidade?
O que voce considera fútil na midia na atualidade?
obrigado!
Comments
Excelentepergunta!
Infelizmente, temos que admitir que somos nós mesmos quem sustentamos essa "indústria de futilidade". O simples fato de consumirmos programas, músicas, filmes, e até mesmo informações fúteis, faz de nós, complôs dessa "indústria".
Mas o mais revoltante é que, nos dias hoje, tem que ser fútil para fazer sucesso. Isso se deve pq, de uma maneira geral, acostumamos com a futilidade, enxergando-a como uma coisa natural e, o pior, calados.
É necessário que passemos a exigir qualidade naquilo que consumimos, ainda que só visualmente ou auditivamente. Temos que cobrar que, principalmente a televisão, deixe de ser um meio de comunicação estritamente de entretenimento e volte a desempenhar seu verdadeiro papel: ser uma fonte de informação e de formação.
Somente nós podemos mudar esse quadro, mas é necessário que voltemos a ter algo que se foi perdido ao longo da nossa história: atitude!
Oi,
Quem reclama é a minoria e uma gde porcentagem dessa minoria ,assiste programas e compra revistas fúteis sim. Por isso a mÃdia sobrevive.Sem falar q a maioria adora so coisas supérfluas.
bjosss
Porque notÃcia séria não rende audiência. As pessoas sentem-se bem cuidando da vida alheia. Vide big brother. Se não tivesse audiência, garanto que a globo já teria tirado do ar. Mas infelizmente o povo brasileiro é manipulado por essa rede de televisão que preocupa-se apenas em exibir um padrão de beleza, uma roupa da moda ao invés, sexo, homossexualismo e outras patifarias, ao invés de manipular as pessoas para o bem, votar consciente, procurar meios de educação, cultura, bem estar da famÃlia.
Mas não, como citei no inÃcio, o povo não se interessa por coisas sérias.
A mÃdia precisa de futulidade porque é com as coisas fúteis que se mantém o povo com a cabeça ocupada, assim ninguém percebe que está sendo passado pra trás...
Resumindo... A mÃdia é só uma máquina de manipulação, e é tudo na base do interesse dos poderosos (exemplo: Monsanto).Dizem por aà que só teve censura na época da ditadura, mas ela sempre existiu e continua. Certas verdades, se fossem de conhecimento público, com certeza gerariam revolta...
Então o negócio é divertir o povão, assim a sujeira passa batido!
Isso acontece pq ainda não temos uma opinião formada do que seria bom a se exibir no Brasil (quando digo temos, refiro à toda população).
Por isso temos aà na tv aberta BBB9, Gugu, Faustão e afins. Sem contar que, também, o dinheiro ainda compra tudo e mais um pouco, o que incentiva cada vez mais a transmitir paparazzi, sequestro ao vivo, chacinas, nudez em horários impróprios...
O maior problema, como diria Marx, é a alienação...
Há um sistema q suplanta tudo e a todos...Capitalismo Selvagem...
Eu considero futil na mÃdia tudo... simplesmente tudo... as informações sçao manipuladas... olha a atrocidade q a Gloria Peres tá fazendo na Novela Global sobre a Ãndia....(exemplo)...
A Tv pública q temos hj até tenta mostrar conteúdos mais culturais e explicativos, mas é pouca assistida e de certa forma defende a ideologia vigente.... Falo mais da TV pq é o meio de comunicação comum a todos...
Os meios de informação e comunicação são importantes, mas é preciso mais ética em nossa sociedade...
Esse é o "X" da questão: as pessoas falam que determinada revista ou programa de tv é futil mas acabam lendo/assistindo tais coisas. Acho isso muita hipocrisia.
Eu acho fúteis revistas como a Caras e outras de fofoca/Capricho e outras revistas pra menininhas, e na tv eu considero o bigbrother.
Mas se eu acho alguma coisa ruin, eu simplismente não assisto.A uns dois anos as unicas revistas que eu leio são Veja/Ãpoca/Superinteressante/Rolling Stones. Dos programas de TV eu não assisto bigbrother, pq as pessoas que saem de Reality Shows não merecem a fama que tem, sem falar que big brother só serve pra ver *******. Também não assisto novelas porque até hoje eu não fiquei mais culta com elas.
Por que eles precisam? Bem, porque são os comerciais, pagos pelas empresas que sustentam uma emissora de tv, de rádio ou mesmo uma revista.
Quem sustenta essa indústria da futilidade? Os menos esclarecidos - e não necessariamente só os menos estudados. Aqui incluÃmos os adolescentes (com exceções, claro).
O que eu considero fútil: já reparou que o padrão de beleza é o mesmo? Sempre mulher magra, sarada, siliconada, loira, bronzeada com roupas de grife ou um saradão/malhadão com roupas de marcas caras.......
Sem falar que os assuntos são os mesmos: como achar marido/mulher, ficar "sexy" para o sexo oposto (eita palavrinha que usam muito essa: sexy....), emagrecer ou então as roupas que estão na moda....enfim.
Tudo gira em torno da falsidade...muitas pessoas que reclamam financiam estas porcarias, assistindo novelas, vendo programas sensacionalistas, comprando revistas, enfim...como você bem falou.
Eu considero futil na mida essa coisa de ficar perseguindo "artistas", fica publicando assuntos polemicos, mesquinhos, sem qualquer relevancia sabe!
A sexualidade está sendo tratada com vulgaridade, transformando assim o tema em fútil, e o pior transformando a sociedade em pura futilidade. Vaidade exacerbada, culto ao externo, esquecendo-se que o interno, que o conteúdo, é essencialmente mais importante. Bjos.