Oq eu faço? Moro em condições muito ruins, como saio dessa?

Cerca de 10 anos atrás meu pai comprou um terreno perto de um rio, em uma área que supostamente tinha muito a crescer, fizemos uma casa modesta, 4 cômodos, uma suite, meu pai veio a ser demitido e hj trabalha como jardineiro, tem uma renda média de 1200, chegando até 2000 mil dependendo da quantidade de serviços q ele consegue.

Minha mãe não trabalha e eu comecei agora a trabalhar com uma renda de 900 reais por mês.

Meu pai é do interior e ele é muito sossegado com nossa situação, aqui onde moro o pessoal está sendo retirado pois é zona de risco, mais como nosso terreno é bem grande, temos direito de ficar e não podem nos retirar, mais as condições são horríveis, tomamos banho em água de lagoa, mesma água onde animais andam (já vi lontras e ratazanas), sem contar q aqui não tem esgoto, penso q a água já está bem contaminada.

Quero saber oq faço, tenho 18 anos apenas, e não sei como e nem oq fazer para sair desse lugar com minha família, moro em Campinas - SP.

Me deem dicas por favor.

Comments

• Você tem 18 eu tenho 44. quando eu tinha 10 anos me lembro de morar numa casa de pau a pique, barreada e chão de terra, minha cama era um giral de forquilha, formando uma espécie de banca e o colchão era de palha de milho e quando queríamos uma colchão mais fofinho eu enfiava a mão no burado do saco e fofava a palha, até ai eu não sabia o que era conforto e se era bom ou não, nossa iluminação era de lamparina com querozene, oito horas era a hora de ir pra cama, eu me lembro que as vezes eu ia trabalhar na roça e chorava muiito, mas nunca entendi o motivo. quando ia pra escola eu marcava a sombra da minha casa ou de algum ponto, esse era meu relógio e funcionava bem na época de sol, as vezes ficava angustiado quando a sombra passava de um certo ponto, ou seja, ´perdia a hora.

Mudamos para a cidade de populina SP e fomos morar numa boa localização num terreno de 400 metros 20 por 20 metros numa casa de abobe chãode terra também e uma privada tipo mictório, uma casinha com um buraco feito no chão, não tinha nem papel higiênico. Quando asfaltaram a cidade e instalaram rede de esgoto meu pai não quiz instalar um sanitário pranão pagar a conta do esgoto, veja se pode.?

Morei dos 10 aos 19 anos em condições iguais, eu tinha vergonha de morar lá e com 19 anos tinha problemas até pra namorar, meu pai era um bruto ignorante, mas nunca desisti. Com 14 anos fui trabalhar de servente de pedreiro e mandei bala e me tornei um pedreiro muito bom, quando fiz 19 anmos terminei meu segundo grau, juntei meu galo de briga, uma brocha, uma colher de pedreiro, uma desempenadeira e 17 reais em dinheiro e em 3 de fevereiro de 1987 fui pra São José do rio Preto, trabalheio feito louco e passei fome, morei numa pensão por umtempo depois fui morar numa república e trabalhando de pedreiro, mais tarde conheci um advogado e fui cuidar de um sítio em Nova Granada SP, depois passei a trabalhar com Office Boy no escritório dele e entrei na faculdade de Direito em rib. Preto, vim pra cá em 1988 continuei trabalhando com ele aqui também, tinha um escritório aqui também, depois fiz crédito educativo financiei meu curdo de direito, p´restei um concurso de escriturário na prefeitura daqui e estou lá até hoje, mas ocupo um cargo de Coordenador de Campo há 20 anos, meu salário é de 3 mil reais, mas eu também virei construtor e ganho mais uns 6 a 8 mil com isso, fiz outro curso de gestão ambiental e acabei no ano passado, a prefeitura pagou.

Resumindo, eu tava na ***** e hoje meus filhos de 15 e 16 anos estudam em uma escola particular muito conceituada, estão na Cultura Inglesa e eu ando de Novo Corolla Zero Km. Ainda não tenho casa, mas tenho recurso pra construí-la, vou morar num condompinio de alto padrão em breve, o projeto foi eu mesmo que fiz.

Enquanto mora por ai, você pode melhorar a condição de higiene, faça um poço, como você mora perto de nascente, a água vai minar com cerca de 4 metros de profundidade e será de bia qualidade, compre uma bomba que custa barato e quando ao banheiro faça uma foça e instale um vaso sanitário. Você pode pagar por isso e não fica muito caro.

Isso ai é um pouco da minha história, não desista não, acredite em um objetivo que você vai chegar lá, estou torcendo pra você.

Bom, boa sorte e fé na vida meu irmão.

Uma idéia

• Com essa renda da para morar em um lugar melhor.

Convide seu pai para morar em outro lugar,,,,

Se não der certo,,,vá cuidar da sua vida.

Conheço histórias de gente que sai do lodo, e subiu

os degraus da vida....

Melhor morar em um quarto,cozinha e banheiro com conforto,,,

do que numa casa grande cercada de problemas por todos os lados.

Boa sorte.

• Primeiro convencer seu pai que a situação tá complicada (risco de doenças, além de nojento)

Tentar vender a casa da sua família

Comprar outra, mesmo que simples, pelo menos com condições próprias de higiene.

Se não der certo, alugar uma casa em outro lugar.

Procurar o governo...

• Estude, não pare de estudar, se já terminou o Ensino Médio procure ingressar em uma faculdade, hoje o governo tem programas que facilitam muito os jovens a se formarem no ensino superior.

Continue trabalhando, junte seu dinheiro, faça o máximo de economia possível, compre um pequeno lote, depois comece a construir devagar... Muito antes do que você pensa já estará morando em um lugar mais seguro.

Pense bem na situação que está sendo oferecida de serem transferidos para uma outra área, isso também não deve ser descartado, pode ser o principio pois não precisaria comprar o terreno.

Por enquanto pense em fazer um poço para conseguir uma água menos contaminada, isso já vai melhorar bem as condições de salubridade.

Parabéns, é muito bom ver um jovem preocupado não só com seu conforto, mas com o de sua familia também.

• vc ja tem 18 anos se teu pai não q sai, saia vc! va a luta depois busque teus pais!!

• E ai! A casa é de seu pai, é ele quem decide se vende, aluga ou fica ai.. O melhor pra vc, é vc continuar a trabalhar e juntar um dinheiro e comprar um terreno num lugar que vc goste..Boa sorte

• Sai logo desse lugar criatura vá morar no interior que tu ganha mais

vende essa casa ou aluga talvez ..

Sign In or Register to comment.