Faça Um algoritmo que leia 1 numero inteiro e verifique se este algoritmo é par ou impar?
Pessoal me ajudem ai com Logaritmo, preciso usar o mod e gostaria de programar em portugol no papel, para a linguagem eu passo comecei
algoritmo V
inteiro a;
real resultado;
imprima ("digito o numero ");
leia a;
O resto não consigo
Comments
Nossa, você tem que se esforçar um pouquinho mais, ALGORITMOS (e nao logaritmos, a nao ser que voce tenha q usar logaritmos?!! pra decidir se é par ou impar) são a base do pensamento logico para programação, pelo menos se voce quiser trabalhar para uma empresa séria que segue processos e não só desenvolver sistemas pra padaria da esquina. Estou falando isso não de chata, mas porque algoritmo é uma matéria que eu vejo que o pessoal ignora, pois acha que não é importante, estou te dando o toque porque pra voce não se ferrar lá na frente com isso.
Mas eis a resposta (mas dá uma estudade, é um algoritmo muito simples, voce temque entender e conseguir desenvolver sozinho):
Faça Um algoritmo que leia 1 numero inteiro e verifique se este algoritmo é par ou impar?
Pessoal me ajudem ai com Logaritmo, preciso usar o mod e gostaria de programar em portugol no papel, para a linguagem eu passo comecei
Primeiro é importante saber para que o mod serve: o mod faz a divisão e te retorna o resto, e não o resultado. Por exemplo: (100/2=50, nao tem resto (resto igual a zero)), ou entao (ou entao 5/2=2,5, sobrou resto (0,5, ou seja o numero nao é par)).
----------------------------------------------------------
algoritmo ParImpar //é interessante colocar um nome significativo
inteiro a; // é a unica variavel que voce precisa
imprima ("digite o numero "); // correto
leia a; //correto
Se (a mod 2 = 0) // aqui, voce faz a divisão por dois. Concorda que, se o numero for par, a divisão por dois só pode resultar zero? (100 mod 2 = 0)
imprima ("Numero par") // se for zero o resultado da divisão, entao ele imprime que o numero é par
Senao
imprima ("Numero impar") //senao, ele imprime que o numero é impar.
----------------------------------------------------------
Claro que aqui está bem simples, voce poderia acrescentar validaçào pra capturar a exceção da pessoa não digitar nada por exemplo, ou entao tratar o erro caso a pessoa digite um texto, e nao um numero. Tente melhorar o algoritmo agora!
algoritmo "Par ou Ímpar"
var
n: inteiro
inicio
escreval("Insira um número inteiro: ")
leia(n)
se(n mod 2 = 0) entao
escreval("O número: ",n," é par")
senao
escreval("O número: ",n," é impar")
fimse
fimalgoritmo
simples
Basta saber que mod retorna o resto da divisão inteira.
Seguindo a estrutura do seu algoritmo temos:
algoritmo V
inteiro a;
real resultado;
imprima ("digite o numero");
leia (a);
// aqui colocaremos uma condição
se (mod(a , 2) = 0) então // se a dividido por 2 for igual a zero
imprima ("numero par");
senão // se a dividido por 2 for diferente de zero
imprima ("numero impar");
ta ai