A "A gente pediu outra data porque queremos ir" tem erro de concordância ?

Eu suponho que não porque para mim são orações. Uma é "A gente pediu outra >Update:

A verdadeira pergunta é não se os que a maioria citou, qual é certo. Já antecipei que havia duas possibilidades certas. Eu quero saber se tem uma boa justificativa para a frase que entitula estar errada. A resposta mais razoável foi a do 'anencéfalo' que disse que há uma relação de subordinação entre as orações. Que elas separadamente estão certas eu já sei, o problema é elas conectadas.

Comments

• A gente pediu outra data porque quer ir.

É feio, porque bem popular, mas é correto. É conjugação de pronome em terceira pessoa.

Ou, como os outros disseram:

Nós pedimos outra data porque queremos ir.

São duas formas corretas de conjugar.

Apesar de serem duas orações, a segunda é uma oração subordinada, e deve observar a concordância de acordo com a primeira.

• Diferente do que todo mundo até agora escreveu...

"A gente pediu outra data porque queremos ir"

Segundo Faraco & Moura, eméritos professores e autores de vários livros de gramática:

"Sujeito formado por coletivo exige verbo no singular"

Realmente há uma relação de subordinação fornecida pelo porque...

Oração subordinada adverbial final

Apesar dos fins justificar os meios, no fim QUEM queria ir seja lá onde for não precisava ir sozinho e A GENTE faz que crer estava acompanhado...

Assim, sendo a frase diferentes, porém subordinada a outra, e deve seguir a concordância verbal do sujeito oculto.

• A gente pediu outra data porque quer ir.

(''a gente'' é 3a pessoa)

• "Agente pediu outra data porque se quer ir..."

• Ha erro... Porque a gente vai, não a gente vamos. Entende ? Nós vamos, e não nós vai.

• O correto seria:

Nós pedimos outra data, pois queremos ir

• Nós pedimos outra data porque queremos ir !

Sign In or Register to comment.