Qual é o nome de Deus?

Bom, gostaria de saber, os diferentes nomes que as religiões dão a Deus.Cada um poderia dizer o nome da sua religião, qual é o nome de Deus nela, e em que vc se baseia para dizer que é esse o nome de Deus.

Update:

ah, e para quem quiser, se se baseia na bíblia, poderia me citar um texto bíblico que fala sobre isso.A minha pesquisa é muito intensa.

Obrigada

Comments

  • Saudações...

    Se eu disser Jeová ... é muito fácil... mas, vamos explicar o porque.

    Masmo porque muitas bíblias não tem esse nome, eles colocam SENHOR ou DEUS, com letras maiúsculas.

    alguma vez já ouviram falar em tetragrama? (YHWH) palavras hebraicas que referem-se ao nome de Deus. Jesus disse em sua oração em Mateus 6:9-10 Santificado seu teu nome (o de Deus) como santificar o nome de Deus se não o conhecermos?

    Vc já leu o Salmos 23:1? O "SENHOR"é meu pastor nada me faltará... isso né? bem .. em hebraico se escreve assim...

    א מזמור לדוד יהוה רעי לא אחסר

    Talvez esteja se perguntando como eu sei escrever em hebraico? Na verdade eu colei do site bíblia on line com mais de 50 traduções de bíblias. note algo.

    Sabe o que eu acho de interessante?

    É que no salmos 23:1 Diz: O SENHOR é meu pastor nada me faltará...

    Ali onde aparece SENHOR era para estar o nome de Deus... conforme vc vê ai ( יהוה ) em caracteres hebraicos. e olha que tirei isto de uma fonte evangélica..

    Tem certeza que nossa bíblia é adulterada?

    Onde foram parar os quase 7.000 nomes de Deus? Além do mais a TNM ela usou para ser escrito texto massoreticos, LXX e outros (acho que muitos nem sabem o que é LXX, My textos massoréticos)

    se é importante o nome de Deus?

    Mateus 6:9 diz.... santificado seja teu nome... que nome? O de Deus correto? Mas, como santificar... invocar um nome que não sabe? joel 2:32 diz que todos queles que invocar o nome de Jeová Sera salvo. Romanos 10:13 cita joel e diz.. como invocaram a quem não conhecem e não ouviram falar?

    O Tetragrama YHWH ocorre 6.828 vezes no texto hebraico da Bíblia Hebraica de Kittel (BHK) e da Bíblia Hebraica Stuttgartensia (BHS). A frequência em que aparece o Tetragrama atesta a sua importância. Seu uso em todas as Escrituras ultrapassa em muito, o de quaisquer nomes-títulos, tais como "Soberano Senhor (em hebr. Adhonaí)", "o [Verdadeiro] Senhor" (em hebr. Ha Adhóhn), Altíssimo (em hebr. Elyóln) "o [Verdadeiro] Deus" (em hebr. Ha Elohím) e "Deus" (em hebr. Elohím).

    ===================

    Deladier... afff melhor eu nem dizer nada...

    acho que vc achou sua bíblia numa caixinha de doces...

    Visto que é católico.... vou mostrar dentro de um site católico o nome de Deus.

    http://www.bibliacatolica.com.br/07/21/83.php

    No proprio site católico tem a versão rei jaime... muito boa... que diz no salmos 83:18

    That [men] may know that thou, whose name alone [is] JEHOVAH, [art] the most high over all the earth.

  • Ei Deladier, vc é ignorante ou o que? Ainda não aprendeu a lição?

    Eu já te provei que esse argumento de que Jesus não disse o nome de Jeová nessa hora era uma hora como outra qualquer. E além do que, mesmo que esse argumento fosse ``verdade´´ a Bíblia diz o nome de Jeová quase 7000 vezes, e vc só teria no caso 1 única vez. Por tanto, melhor vc parar de tentar justificar. Eu já tive que ``trocar as suas fraldas´´ na pergunta do Tompson, será que terei de trocar aqui também?

    Vou explicar mais uma vez então:

    Quando ele disse ``Em nome do Pai, do Filho.....´´

    Note que ele disse ``Pai´´ certo? Ok até ai tudo bem. Porém, eu já te expliquei que isso não tem fundamento, pois se vc for achegado a uma pessoa, não há necessidade de usar o nome da mesma o tempo todo. Como eu já te disse, na Bíblia é comum em algumas vezes Jeová ser chamado por títulos como Senhor e etc. Mas isso não muda o fato de que o nome de Deus é Jeová, ou Javé como vc diz. Na verdade Javé e Jeová são a mesma coisa, mas a diferença é que na nossa Língua Portuguesa o mais correto a se falar é Jeová. Espero não ter que ficar ``trocando suas fraldas´´ de novo (você já e bem grandinho para eu ter que ficar te explicando não é mesmo?).

    ===============================================

    Parabéns Deladier, dessa vez eu bato palmas para vc. Explicou tudo direitinho. Porém vc só errou em um único pontinho:

    ``O importante não é pronunciarmos corretamente O Nome, mas sim O glorificarmos por nossos atos e palavras...´´

    Nesse ponto eu terei de corrigi-lo, pois vc se esqueceu de ler um pequeno trecho do que nosso amigo Anti-apostata disse:

    A.P, com sua permição, deixe-me lembrar o Deladier sobre a importância do nome de Deus:

    ``se é importante o nome de Deus?

    Mateus 6:9 diz.... santificado seja teu nome... que nome? O de Deus correto? Mas, COMO SANTIFICAR... invocar um nome que não sabe (MESMO QUE A PRONÚNCIA CORRETA TENHA SIDO PERDIDA)? Joel 2:32 diz que todos queles que INVOCAR o nome de Jeová Sera salvo. Romanos 10:13 cita joel e diz.. como invocaram a quem não conhecem e não ouviram falar?´´

    Por tanto, ainda sim, é necessário invocar o Nome de Jeová.

    Pronto Deladier, já corrigi o que era necessário corrigir na sua explicação, porém, parabéns pois apesar de vc ter feito o famoso ctrl C e ctrl V, não deixa de estar correto (mas ainda assim não justifica não usar o nome de Deus).

    E não se esqueça, o que a Tradição da Igreja diz não é o que a Bíblia diz, entre um e outro, ``o melhor mesmo´´ é escolher a Bíblia.

    ===============================================

    Ué, não entendi. Quando vc finalmente dá uma resposta razoável vc exclui e poe outra totalmente sem sentido? Aquela resposta que vc pegou daquele site era mais cabível.

  • Surpreendentemente, a maioria das centenas de milhões de membros das religiões da cristandade provavelmente acharia difícil responder a essa pergunta. Alguns diriam que o nome de Deus é Jesus Cristo. Contudo, Jesus orava a alguém diferente, quando disse: “Tenho feito manifesto o teu nome aos homens que [tu] me deste do mundo.” (João 17:6) Ele orava a Deus no céu, como um filho falando a seu pai. (João 17:1) Era o nome de seu Pai celestial que devia ser santificado.

    Contudo, muitas Bíblias modernas não contêm o nome, e ele é raramente usado nas igrejas. Assim, longe de ser ‘santificado’, ele se tornou desconhecido para milhões de leitores da Bíblia. Como exemplo de como os tradutores bíblicos consideram o nome de Deus, veja apenas um versículo em que ele ocorre: Salmo 83(82):18(19). Este texto é traduzido da seguinte maneira, em quatro Bíblias diferentes:

    “E reconhecerão que só tu, cujo nome é SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra.” (Almeida [atualizada], de 1964)

    “Saibam que só vós vos chamais Deus. Vós sois o único Altíssimo sobre toda a terra.” (Missionários Capuchinhos, católica, de 1982)

    “Saberão assim que só tu tens o nome de Iahweh, o Altíssimo sobre a terra inteira!” (A Bíblia de Jerusalém, católica, de 1981)

    “Para que saibam que só tu, cujo nome é Jehovah, és o Altíssimo sobre toda a terra.” (Versão Brasileira, de 1947)

    Por que o nome de Deus aparece de maneira tão diferente nessas versões? É o nome dele SENHOR, Deus, Iahweh ou Jehovah (Jeová)? Ou são todos eles aceitáveis?

    Para responder a estas perguntas, temos de nos lembrar que a Bíblia não foi originalmente escrita em português. Os escritores bíblicos eram hebreus, e na maior parte escreveram nos idiomas hebraico e grego de seus dias. A maioria de nós não fala essas línguas antigas. Mas a Bíblia tem sido traduzida em numerosos idiomas modernos, e essas traduções estão disponíveis se desejarmos ler a Palavra de Deus.

    Os cristãos têm profundo respeito para com a Bíblia e crêem corretamente que “toda a Escritura é inspirada por Deus”. (2 Timóteo 3:16) Assim, traduzir a Bíblia é uma pesada responsabilidade. Se alguém deliberadamente mudar ou omitir parte do conteúdo da Bíblia, estará adulterando a Palavra inspirada. A tal se aplicaria a advertência bíblica: “Se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do rolo desta profecia, Deus lhe tirará o seu quinhão das árvores da vida.” — Revelação (Apocalipse) 22:18, 19; veja também Deuteronômio 4:2.

    A maioria dos tradutores da Bíblia sem dúvida respeita a Bíblia e sinceramente deseja torná-la compreensível nesta era moderna. Mas os tradutores não são inspirados. Também, a maioria deles têm fortes opiniões sobre assuntos religiosos e podem ser influenciados por idéias e preferências pessoais. Podem também cometer erros ou enganos humanos de critério.

    Jeová é a tradução conhecida há séculos para o nome de Deus. Em hebraico, idioma lido da direita para a esquerda, o nome é escrito com quatro consoantes: .יהוה Esses quatro caracteres hebraicos — transliterados YHWH — são conhecidos como Tetragrama. O nome de Deus também foi inscrito dessa forma em moedas européias por décadas.

    Uma visita rápida a uma biblioteca ou alguns minutos de pesquisa em dicionários provavelmente revelará que “Jeová” é a forma amplamente aceita em português como equivalente do Tetragrama. Por exemplo, a Enciclopédia Barsa afirma que Jeová é o “nome dado a Deus no Antigo Testamento”. Também a Enciclopédia Brasileira Mérito define Jeová como “Deus, na linguagem bíblica”, e acrescenta: “O nome de Jeová empregava-se na antiga literatura judaica, especialmente na Bíblia, com referência a Deus.”

  • Deus? Nós o criamos agora quer que demos um nome a ele. Ele sur-

    giu quando iniciou o patriarcado, para dar uma origem divina a aquela

    nova sociedade que estava a surgir, onde o homem tinha o poder sobre

    todos na família. Criou-se esse Deus para justificar o nascimento des-

    ta nova organização social que surgia. Sendo que há mais séculos a-

    trás a sociedade é matriacal e adoravamos a Deusa, criadora do céus

    e da Terra, e de toda a vida. Procure no livro de Tantrismo Tibetano,que

    encontrará uma nova história do começo do mundo, sendo o primeiro a

    ser criado uma mulher, e depois o homem.

  • Católico. O nome de Deus é Javé - aquele que É. Parece bobo, mas tal nome encerra o maior problema da Metafísica de todos os tempos: existe o SER (imutável)? Ou existem apenas os ENTES (mutáveis) que não teriam essência, mas apenas existência? Quando Moisés pergunta ao SER que se manifesta na sarça ardente: - Se me perguntarem quem és Tu, o que devo dizer? Deus responde: - Diga apenas que "aquele que É enviou-te em missão".

    A história caminha e os filósofos vão se perguntando ao longo dela, se existe algo realmente imutável ou se tudo está em perpétua mutação. Por isso, a frase de Shakespeare no Hamlet é tão famosa: "SER ou não-SER: esta é a questão".

    Descartes achava que o SER era a razão humana. Hume contestou dizendo que "Não podemos conhecer o SER, senão alguns vestígios através da experiência". Kant concluiu que "o homem é dotado de SER (estruturas cognitivas inatas) e de EXISTÊNCIA - porque aprende com a experiência". A grande sacada de Kant foi dizer que "o homem é o único capaz de interpretar o mundo", por possuir os tais atributos acima citados. Atualmente, Merleau-Ponty acredita que "conhecemos com o corpo todo e não apenas com a razão".

    Finalizando: Peço desculpas por ter vulgarizado o pensamento de Kant. Queria facilitar a compreensão. E finalmente, aquilo que me intriga até hoje: Como é que um povo ignorante como o povo judeu foi capaz de forjar um conceito tão perfeito de Deus? Pense!

  • Barbie

    Quando eu ainda era um BABY eu nen se quer sabia falar,

    porem eu nunca precisei chamar meu Pai Biologico ( Esposo

    de Minha Mae ) pelo nome dele o qual esta escrito em sua

    carteira de Identidade. E ELE sempre supris minha necesidade

    Eu so fui aprender o nome dele completo quanto eu era cerca

    de 05 anos de Idade.

    E SEI QUE DEUS E PAI E ESPIRITO E ME OUVE. RESPON-

    DE INDEPENDENTE DE QUE EU ESCOLHA UM NOME PARA

    ELE, ISTO E UMA QUESTAO DE FE E RELACIONAMENTO

    PESSOAL. EU ME BASEIO NA ONICIENCIA DE DEUS SEI

    QUE ELE E AMOR SABE O QUE EU PRECISO SEM PROto-

    COLO MESMO eu QUE NAO FALE SEU NOME. MAS LIGUE

    O PENSAMENTO NELE SEI QUE JA FUI , SOU E SEREI

    OUVIDA E ATENDIDA SEGUNDA A VONTADE DELE EM

    NOME DE JESUS CRISTO .QUE NOS ENSINA ASSIM

    NA BIBLIA SAGARADA.

    CADA UM TEM O DEUS QUE MEREçE UMs SE LIMITAM.

    E OUTROS DESFRUTAM DE TODAS AS BENçAO QUE

    ENVIA sem PROTOCOLO E MILITARISMO.

    RESPOSTA :DE GENESIS A APOCALIPSE EXISTE NO-

    MES E TITULOS PARA TODOS OS GOSTOS.

  • A Biblia diz que o nome de Deus é Jeova

    A Biblia também o chama de Antigo de Dias

  • DEUS é o alpha e o ômega. Ou seja, o início e o fim. São vários os nomes porque somos vários povos e linguas. Sendo o DEUS cujo filho é JESUS CRISTO nosso salvador, é o que de fato importa.

  • o nome de DEUS é o seu, o meu, o de todos existentes na terra, me baseio nas palavras da biblia , que deus nos fez sua imagem e semelhança, quer saber quem e DEUS? SEU NOME? OLHE-SE NO ESPELHO, essa é a melhor resposta que posso te dar bjs

  • Religião Cristã e membro da Assembléia de Deus. O mais popular Jeová(Deus Pai), Jesus Cristo(Deus Filho) e o Espírito Santo. Baseados na bíblia sagrada, onde mais?!

Sign In or Register to comment.