Curiosidades sobre Ciencia e Tecnologia … A origem do Elevadores ...?
O princípio de uma plataforma suspensa dentro de uma cabine vertical para o transporte de pessoas ou materiais pesados foi descrito pela primeira vez pelo arquiteto romano Vitruvius, no século I a.C. A elevação era obtida utilizando-se um contrapeso, que subia e descia sob o controlo de uma roldana movida por uma manivela do lado de fora da plataforma. É provável que esses elevadores tenham sido utilizados nas casas romanas com vários andares, onde teriam sido operados por escravos. O primeiro elevador conhecido foi o que o rei Luís XV mandou instalar, em 1743, no Palácio de Versalhes. Ligava os seus aposentos ao de sua amante, madame de Châteauroux, no andar de baixo. Não se sabe o nome do inglês que, em 1800, pensou em utilizar um motor a vapor para mover os elevadores. Este motor era instalado no teto e controlava o enrolar e desenrolar do cabo ao redor de um cilindro. Em 1851, o americano Elisha Graves Otis (1811-61) inventou um sistema de segurança que impedia que o cabo balançasse, prendendo-o num trilho e bloqueando-o com uma série de garras. Isso permitia o uso do equipamento também por pessoas. Para mostrar a eficiência de sua invenção, em 1854, ele mandou cortar o cabo de um elevador que ele mesmo pilotava. O primeiro elevador de passageiros foi inaugurado por ele em 23 de Março de 1857 numa loja de cinco andares em Nova York. Em 1867, o francês Léon François Edoux inventou o elevador de coluna hidráulica. O mesmo Edoux construiu, em 1889, um elevador de 160 metros de altura para a Torre Eiffel. Esses elevadores eram 20 vezes mais rápidos do que os seus predecessores, que trabalhavam com tração. Em 1880, a empresa alemã Siemens & Halske utilizou energia elétrica na tração dos elevadores. Ele subiu 22 metros em 11 segundos. O uso de eletricidade permitiu a introdução de interruptores para controlar o elevador em 1894.
Comments
- Kiko!
Fantástica a história dos elevadores.
Mas uma que eu não sabia.
Quantas coisas comuns que convivemos no dia-a-dia e não damos a mínima importância até mesmo por curiosidade para sabermos a origem... isso eu chamo de preguiça mental... e eu acho que sofro de preguiça mental...
Um grande abraço para você!
interessante
Eis outra que eu não sabia. Preciso me cuidar. Minha série "100.000.000 de coisas que eu gostaria de saber antes de morrer" está diminuindo.
Mais um link para recordar.
http://www.dailymotion.com/group/98862/video/x410j...
Divirta-se.
Você sabia que o meio de transporte mais seguro do mundo é o elevador?
Em 1500 a.C, os egÃpcios já utilizavam rudimentares elevadores para elevar as águas do rio Nilo, através de tração animal e humana. A partir daÃ, com a Revolução Industrial, principalmente, essas formas de tração foram sendo substituÃdas pela energia do vapor e logo após, pela eletricidade, porém, eram usados apenas para o transporte de cargas.
A escada rolante surgiu em 1892, nos Estados Unidos. Era uma escada inclinada que se localizava em um pÃer no porto de Nova Iorque. A primeira escada rolante com degraus para uso público foi instalada na Exposição de Paris, na França, em 1900.
Que legal!
Ã...
Elevadores: a tristeza para alguns (medo, fobia) e a salvação para outros, imaginam subir o antigo World Trade Center pela escada.
que bela invenção ufaaaaaaaaaa
Super Interessante!
Valeu.