Estou grávida posso ser demitida?
Já estou há 4 meses numa empresa, ao entrar na empresa assinei contrato de experiencia 45 dias + 45 dias, agora depois de 4 meses descobri que estou gravida de 1 mes e meio, posso ser demitida?
Já estou há 4 meses numa empresa, ao entrar na empresa assinei contrato de experiencia 45 dias + 45 dias, agora depois de 4 meses descobri que estou gravida de 1 mes e meio, posso ser demitida?
Comments
se vc avisar a eles na verdade vc pode ate ser demitida mas isso eh ilegal e vc ganha uma gorda indenizaçao em cima deles mas eles tem que ser avisados disso e estar cientes com testemunha e tudo. se avisar eles nao te demitem e vc fica ate acho que 4 ou 5 meses depois do bebe nascer.
A partir do momento que a empresa toma conhecimento de sua gravidez, ela está proibida de te demitir sem justa causa, até porque, você tem direito a estabilidade de emprego por estar gravida. Você tem a estabilidade provisória que prolonga-se até cinco meses após o parto, o que permite a proteção do seu emprego e dos salários até mesmo no prazo de doze a treze meses, uma vez provada a gravidez de imediato. Se ocorrer demissão sem justa causa ou arbitrária durante esse perÃodo, você terá direito à reintegração ou ao pagamento dos salários relativos ao prazo legal que lhe é garantido. Durante a gravidez, o empregador - por lei - não pode demitir uma mulher grávida. Por outro lado, o empregador também não pode demitir uma mulher, que esteja grávida antes de começar a trabalhar, mesmo que ela não tenha lhe comunicado o fato, as mulheres não são obrigadas a informar ao futuro empregador sobre gravidez durante uma entrevista para emprego.
Bom o periodo de experiência já passou, portanto você já é uma funcionária efetiva. Não tenho certeza absoluta, mas acho que eles não pode te demitir não, apesar de vc ter engravidado durante o perÃodo de experiência vc não sabia que estava grávida, pois é quase impossÃvel descobrir antes do primeiro mês. Portanto se te demitirem você pode arrumar uma boa briga judicial.
Não, vc não pode.
Nao , se isso acontecer denuncie a empresa no minist. do trabalho.
SE VC ESTA EFETIVADA,A LEI IRÃ AMPARAR VC DURANTE A GESTAÃÃO E LICENÃA MATERNIDADE.
Nãaaao ' ....
.
1. O contrato de experiência já acabou...
2. Mesmo se estivesse em contrato de experiência, vc até poderia ser mandada embora, tanto que ainda pode... mas sua estabilidade continua.. O empregador mesmo te mandando embora, tem que cumprir com os deveres de te pagar como se vc ainda tivesse trabalhando, até 5 meses após o parto (o que seria 120 dias - 4 meses de licença maternidade, mais 1 mês para vc se habituar novamente ao seu trabalho).
boa sorte...
Não