O que foi corrompido pela igreja católica com a idéia do “santo”?

Antes que algum sábio de orelha grande questione, quero deixar claro aqui que “corrompido” está no sentido de “adulterado”, “mudado”. Portanto, desejo saber, do ponto de vista antropológico, o que a influência maciça do cristianismo católico com a supervalorização dos mártires (santos) promoveu no aspecto sociocultural de nosso povo. Lembrando que cerca de 90% (ou mais) da população tem formação católica e que, portanto, deixam refletir essa influência no dia a dia. E esse fenômeno é visto até entre alguns protestantes, quando dizem: “Nossa”, “Vixe” e por aí vai... Resumindo: se não houvesse essa superestimação do “santo”, como seria o nosso país no aspecto social e cultural? Na minha opinião, acho que a igreja corrompeu a cultura (nas suas várias formas), mas mais precisamente o homem, tornando-o, a despeito de tudo, num fraco. Mas, para explicar o meu ponto de vista seria preciso escrever pelo menos duas páginas inteiras! Por ora, gostaria de saber a opinião de vocês.

Abraço a todos!

Comments

  • Olha amado eu sou protestante e como vc mesmo disse para expor minha opinião precisaria pelo menos de umas 2 pgs, mas a igreja católica precisa sobreviver precisa galgar fiéis e uma das maneiras é "inventar" novos santos, mas talves essa "invenção" só tenha funcionado devido a necessidade do ser humano em ver para crer ou seja ter algo palpavel para depositar sua fé o que vai claramente contra os ensinamentos biblicos da propria biblia católica ( que é diferente da protestante) mas naum deixa de advertir sobre idolatria.

    Mas para naum alongar demais acho que é tudo uma jogada onde se envolve mta grana e onde tem grana envolvida se esquece do homem e até de Deus.

  • ñ sou católica

    ñ posso te responder tal questão

    ñ acredito em santos da igreja católica

  • bom no meu ponto de vista "santo" não existe, por que?

    a igreja catolica o papa, fala que tem o poder de santificar, mas o unico que tem esse poder é Deus. entao ele ,o papa, vem com essa historia que depois de 5 anos é possivel uma pessoa morta virar santa.

    isso nao existe, santos seram aqueles que erdarem o reino dos ceus.

    e na propria biblia, nos 10 mandamentos esta la

    nao fara para ti imagens e nao as adorarás.

    exodo 20, ta la todos os 10 mandamentos

    mas se vc pega o catecismo eles alteram alguns

    nao estou criticando ninguem, so colocando meu ponto de vista

  • Olá Gilson, Vc levanta cada polêmica..

    A igreja católica não supervaloriza os santos,.

    A virgem Maria existiu, por isso tivemos Jesus, como não adora-lá.

    Amo e respeito todos os Santos.e não me sinto influenciada por igreja, nem padre, nem pastor nenhum.

  • Iconoclastia...

    O sr. Gilson poderia renovar seus termos haja visto que começa a dar mal testemunho...

    Destarte o sr. atrai sobre os evangélicos uma má fama.

    Abraços.

  • VCS ACREDITAM MESMO EM SANTOS?

  • Olha só, genericamente um "santo" é alguém que sublimou alguns aspectos da própria humanidade. Alguém que através da renúncia teria alcançado a graça.

    Em tese, tais pessoas seria usadas como exemplo de conduta ou como intercessores da graça de Deus.

    Acredito que esta seja a idéia. Todavia em matéria religiosa, ideais quase sempre são corrompidos.

  • Nada foi adulterado ou mudado, afinal assim como o evangelho primeiro foi pregado e depois escrito, as vidas dos santos sempre foram contadas e dados testemunhos, e para ir ao céu tem que ser santo, então não menospreze aqueles que deram a vida, para que hoje vc conheça Jesus, porque ele foi mártir, e seus discípulos também e discípulos são os alunos, que inclue a todos que o seguem então se vc não acredita nos santos não acredita no santo filho de Deus. O homem fraco é aquele que duvida dos poderes de Deus e do próprio Deus, não tem fé. A paz de Jesus.

  • Eu acho que isso depende de pessoa pra pessoa^^

    pois as pessoas tem escolha se quer dizer ou não,

    no entanto eu sou católico e não costumo falar vixe aff e outros^^

    acho que culpar a igreja por algo que ela não fez é errado^^

  • Não acho q a igreja adulterou ou corrompeu nada com a questão dos santos,isso depende muito da cabeça e forma de ver de cada um.

Sign In or Register to comment.