Tenho direito a uma pensão?
meu pai era aposentado, faleceu recentemente tenho 19 anos, ele contribuiu bastante ao INSS, estudo em uma escola publica, estou desempregado e nunca assinei minha carteira, será que tenho direito a uma pensão
meu pai era aposentado, faleceu recentemente tenho 19 anos, ele contribuiu bastante ao INSS, estudo em uma escola publica, estou desempregado e nunca assinei minha carteira, será que tenho direito a uma pensão
Comments
Conforme prevê a Lei nº 8.213/1991 (que rege os benefícios do INSS), se seu pai era aposentado do INSS, você tem direito à pensão por morte até os 21 anos, ou se for incapaz enquanto durar a incapacidade. Você deve requerer o benefício ao INSS, se não estiver inscrito como dependente de seu pai basta apresentar documentos de identidade que comprovem o parentesco. A esposa ou companheira de seu pai (seja ou não sua mãe) bem como outros filhos têm direito também, de forma que o valor correspodente à aposentadoria será dividido entre todos igualmente.
Corra, pois se você requerer o benefício até 30 dias do óbito o INSS paga retroativo à data do falecimento. Se pedir depois, só vai pagar retroativo ao próprio requerimento, perdendo um mês do valor da pensão por morte.
Nunca já não querem da para quem trabalha ainda mais para quem nada faz??????????
acho que voce nao tem mas procura um advogado para saber os seus direitos, ou vai ate o inss, coloca a si=ua resposta no justica navegadi que la vao pasar a resposta para voce
eu acho que não,homens só recebem 18 anos e mulheres por volta dos 21 sei lá.