"Preste atenção no horizonte e a sua segunda mente."?
É uma afirmação verdadeira, extraída de um livro muito interessante a adaptada por mim quando propuz-me fazer esta pergunta.
Você saberia explicar ou comentar sobre isso?
Update:Esclarecimento: É importante entender que escrevi 'segunda mente', e não, subconsciente.
Update 3:Esclarecimento: É importante entender que escrevi 'segunda mente', e não, subconsciente.
Comments
MENTE HUMANA
Inicialmente, é importante diferenciar a mente do cérebro. Aqui temos duas coisas distintas, que trabalham em conjunto, pelo menos enquanto consciência do homem está somente vinculada aos sentidos correspondentes ao mundo tridimensional.
O cérebro não é mente e tão pouco a mente está no cérebro. Ambos poder ser separados sem nenhum prejuízo para os dois, e isso é perfeitamente possível de se comprovar nas experiências extracorporais conscientes. (cérebro é apenas um instrumento, o mais sensível e complexo do organismo para a veiculação ou expressão da matéria mental (Manas).
Em diferentes experiências relacionadas ao esoterismo, uma pessoa pode pensar e sentir livre do cérebro físico, e experimentar uma sensação de total liberdade e expansão; seus pensamentos ficam mais claros, sua compreensão por vezes, é instantânea, e seus sentimentos, mais puros e elevados. Isso prova, aliás, sobre as ilimitadas possibilidades inimagináveis ao homem comum, pois suas emoções também continuam existindo, junto com seu pensamentos, fora do corpo físico.
Apesar disso tudo, isto é, apesar de todas essas potencialidades latentes estamos ainda longe de alcançar o objetivo da meditação, cujo tema ser; abordado mais a frente nesse pequeno curso; e, o objetivo final, só estará ai nosso alcance quando vencermos a maior de todas as nossas dificuldades nossa própria mente.
Sem dúvida, é graças à mente humana que o homem conseguiu chegar a atual estágio tecnológico. Avanços gigantescos foram realizados pela ciência e muitos desses avanços foram direcionados para benefícios em prol da humanidade em geral. Entretanto, foi essa mesma mente a responsável pela destruição, pela morte, pela fome, pela miséria e desgraça de tantas pessoas.
Como é possível existirem tantos paradoxos em torno disso?I A resposta é simples: a mente, quando dominada e purificada, torna-se o maior meio pelo qual a divindade pode se fazer presente entre os homens. Por outro lado, mente, escrava das paixões, dos desejos e vícios, é a natureza em si mesma do mal, só que com o poder de afetar, com maior ou menor raio de ação, até mesmo os destinos desse planeta.
A mente é uma máquina desconhecida e completamente descontrolada; logo, é muita perigosa. Muitas vezes, uma frase como essa chega a ferir a susceptibilidade das pessoas, pois ninguém admite possuir uma mente sem controle. Admitir essa realidade, é admitir que não se tem controle sobre si mesmo, que não se conhece a si próprio e que se é um perigo; pois, no nosso estado atual, é bastante difícil diferenciar nossos pensamentos daquilo que somos em essência.
Primeira mente:conciente ,o ego mentiroso,detem nossos pensamentos,sentimentos,crenças ,ideias e imprime na Segunda mente:subconciente,esta por sua vez,nao critica,duvida ou julga,apenas aceita e transforma em coeficiente fisico/material as determinações feitas pela primeira que é a que nos aprisiona e limita.A mente subconciente funciona 24 horas convertendo em realidade as impressoes causadas pela mente conciente.
Tome muito cuidado com o que vc pensa,tenha certeza; vai se realizar!
Abraço.
Nem todos tem olhar em raio de 100 metros.Eu,tenho o costume de pensar e enxergar bem além desse parâmetro.Quando pensam que estou cá ;já estou bem longe.Abraços.
Penso que minha segunda mente seja a minha intuição que me leva ao caminho certo.Se eu não prestar atenção no "horizonte" e ficar somente olhando para as coisas materiais e próximas de mim,não escutarei a voz do coração,minha segunda mente,que pra mim,é a primeira.