Fazer promessa é chantagear o santo?

E não é?

Se o Santo der, eu pago... e se ele não der?

E se o Santo cobrar adiantado? Não pagar não seria falta de fé?

E se não pagar promessa, o santo cobra juros???

Enfim, uma graça não deveria ser "de graça"???

Update:

Exatamente, @Lucifer, mas a culpa é de quem? Do Santo ou da Igreja... que acumula tesouros na terra???

Update 3:

@Clara, se a promessa é um compromisso, por que esperar que o Santo realize para pagar? Não seria falta de confiança no Santo????

Comments

  • O curioso é como as pessoas negam facilmente as Leis de Causa e Efeito do Universo.

    Se o pedido foi atendido, "assume-se" que o pedido ao santo foi a causa e que ele acedeu; se não foi atendido, é porque não pedimos direito, ou não merecemos, ou tem gente na frente, ou sei lá o quê!

    A Humanidade tem grande dificuldade para lidar com nexos causais (ausência de nexos, nesse caso). Dado um efeito (o acontecimento do que foi pedido, nesse caso), há uma tendência da mente menos preparada a ligá-lo com a causa que mais encanta (o santo e a promessa feita a ele).

    Mas sabemos que não é assim. Infinitos são os exemplos de que tais pedidos não são atendidos, e não o são simplesmente pela força das coisas...

    Mas a mente humana adora uma fantasia...

  • Tal prática tem fundamentado na própria Bíblia (cf. Gn 28,20-22; 1Sm 1,11).

    (cf. At 18,18; 21,24).

    Nota-se que tanto os judeus quanto os cristãos faziam votos ou promessas.

    A promessa é não é uma troca ou agradecimento, a promessa é um sinal de compromisso que deve ser feito se alcançar o seu pedido ou não.

  • É mais ou menos isto !

    Já fiz uma e paguei pois recebi !

    Felicidades.

  • Então Deus e Jesus se enquadram nessa definição tembém quando dizem:

    "Crê em mim e então entrará para o reino dos céus e eu te salvarei"!

    Se ele é tão puro como dizem e pai de todos e perdoa a tudo e a todos, não poderia jamais mandar uma dessa...

  • Muito interessante, nunca tinha visto desse modo, realmente isso eh verdade!!!

  • Não...é uma forma de manter-se ainda mais próximo!

  • Sim, é chantagem. Pode chamar do que quiser mas é chantagem.

  • Não é chantagear o santo

    mas sim se comprometer a fazer algo se o santo cumprir a promessa, o santo pode bem não cumprir.

  • Rsrsrsrsrsrs. Toda oração é uma embromação. Na linha protestante dá-se dinheiro, como se dá a uma prostituta.

  • Bom eu nunca vi milagres acontecerem com os não-dizimistas da igreja protestante.

Sign In or Register to comment.