Amor ao próximo e a profissão: Médicos x bombeiros?

Para exercer a medicina é preciso amor ao próximo, aliás, independente da religião todos os médicos, enfemeiras, camareiras, atendentes deveriam assisitir : Bezerra de Menezes o filme - e aprenderem, colocar em prática o verdadeiro amor ao próximo e à profissão.

Os bombeiros, na minha opinião tem mais amor ao próximo, até mesmo porque qdo escolhem a profissão sabem os desafios que estarão sujeitos em prol da vida alheia.

Se os médicos (claro, com condições de atendimento, espaço, medicamentos, etc), agissem como os bombeiros, não seria outro o quadro da saúde pública no Brasil?

Comments

• Certamente! No entanto, não são somente as condições de trabalho que influenciam na questão do atendimento. Isto está também na educação. Me refiro ao caráter da desenvoltura profissional dos médicos. Sou téc. em enfermagem e, já vi pronto socorro lotado, enquanto haviam médicos assistindo televisão e tomando café, enquanto podiam ( e deviam ) estar atendendo. Esta é uma questão bem ampla, pra ser discutida, pois quem quer fazer o que gosta, faz! E muitas vezes, os profissionais da saúde vão gelando a alma, pois a dor, o desespero e as urgências, são rotineiras e repetitivas. Junto, alia-se as más condições de trabalho, remuneração, etc. Isso acaba matando a paixão e as ilusões. Mesmo assim, eu creio que não justifica qualquer mal comportamento. Onde acabar a paixão, que sobre somente a ética e o respeito ao ser humano e, será o suficiente para oferecer dignidade aos pacientes. *** Lógico que comento sobre "alguns", pois há aqueles, que são exemplos a serem seguidos.

Quanto aos bombeiros, tenho a impressão que a expectativa de um chamado, a consciência da crucialidade do seu trabalho e, a recompensa de salvar uma vida (ou dar a oportunidade de tentar salvar), não permite tempo, pra que esses corações também se resfriem.

• Exato! Tem muitos médicos que ao se formarem fazem o juramento de Hipócrates só da boca pra fora... Os bombeiros são diferentes porque independente de juramento eles têm de agir arriscando sua vida. Se os médicos pensassem como os bombeiros no Brasil seria muito melhor o quadro da saúde pública.

P.S.: Isso também é culpa do governo, pois os médicos estudam 8 anos de sua vida, e ao chegar em um hospital público recebem o seu salário muito abaixo do que ganhariam em uma clínica particular... tanto dinheiro investido com política, vão aumentar o salário dos políticos que governam o congresso para R$: 27.000,00. Fora o que ganham por fora, como reuniões. Se ao invés dos governadores do Brasil pensarem tanto em cultura (shows, etc) pensassem em empregos ou saúde o país viveria em uma situação BEM melhor.

Atenciosamente, Bruno.

• Se os nossos médicos e bombeiros fossem remunerados com dignidade, teriam melhores condições de exercerem suas nobres profissões. Note que a Secretaria de Saúde do Estado do Pará tem sido frequente o número de pedido de demissão de médicos. Ora, eler precisam viver: alimentar-se, morar, colocar os filhos na escola, e, com a merreca que o estado paga, o médico se trabalhar, morre de fome.

Logo, é preciso haver um compromisso mútuo: o médico trabalha e é cobrado da qualidade do serviço que presta e o estado o paga decentemente, o que não ocorre atualmente.

• Eu acho que toda e qualquer profissão para ser exercida, deve-se ter amor naquilo que se faz. Isso deveria estar no íntimo das pessoas. Eu sei que a situação financeira de cada um, às vezes, faz a pessoa se esquecer disso, mas não é motivo para tanto, sabe...

Bezerra de Menezes, como espírita e a pessoa elevada que era, sabia exatamente o valor que deveria dar ao próximo. Muitas vezes foi criticado, mas isso em nada mudou sua conduta e o seu caminho em direção a sua "estada" aqui na Terra.O seu compromisso com o além era muitas vezes o seu maior apoio. Sabia que aquilo que estava fazendo não era unicamente da sua própria competência, mas sim da ajuda e do auxílio dos amigos espirituais. Um detalhe: as pessoas ao se consultarem com ele, guardavam da sua imagem, o seu olhar. Muitos, quando ficavam sozinhos em suas casas, para se reconfortarem, lembravam do seu olhar carinhoso e iluminado, sabia?

Foi um exemplo, que hoje em dia, é muito difícil de se ver.

Bjs.Denise

• são profissões que exigem muito mesmo das pessoas e tb exigem uma solidariedade muito maior para com os doentes, pessoas em geral.

Sign In or Register to comment.