Você conhece algum paradigma que necessita ser abandonado?

Os paradigmas são padrões adotados pela sociedade e que, às vezes, não fazem sentido, mas estão tão "entranhados" no subconsciente coletivo que, geralmente, não são nem questionados pela maioria das pessoas.

Um exemplo de um paradigma: achar que o amor só possa existir entre pessoas de sexos diferentes. Para os mais paradigmáticos continuarem lendo os detalhes, vou esclarecendo que eu sou heterossexual, apesar de não considerar isto nenhuma vantagem, simplesmente fui feito assim!

Veja bem como isso é um paradigma, pois desde os tempos mais remotos existem homossexuais (basta lembrar a Grécia antiga e o Império Romano).

Se sempre existiram os homossexuais e os bissexuais, por que a sociedade considera que as relações só devam existir entre os heterossexuais?

Se o paradigma for mudado e passarmos a considerar que a humanidade é "essencialmente" bissexual, isto é, que todas as pessoas têm o "potencial" para serem hetero, homo ou bissexuais, todos os problemas estariam resolvidos!

Update:

Você conhece algum outro comportamento da humanidade que seja sem sentido algum?

Comments

  • Concordo com o teu exemplo, Eliphas, é impressionante como ainda há tanta gente mergulhada nesse preconceito.

    Sei que há excepções nestas generalizações e nem todos concordarão com elas. Há vários paradigmas, a meu ver, que nos estão a prejudicar muito e que deveriam ser abandonados:

    - Que o ser humano é uma entidade separada da Natureza, superior aos outros organismos, estando estes ao seu dispôr para serem utilizados e explorados (muitas vezes apenas em benefício de alguns humanos e em detrimento de outros)

    - Que os seres humanos são seres individuais e sem ligações uns aos outros (entre si) e que apenas somos responsáveis pela nossa própria felicidade e os nossos próprios problemas

    - Que não vale a pena lutar por um mundo melhor, sou apenas um no meio de muitos e a minha acção, no meu pequeno universo e ao meu pequeno alcance, não vai fazer dferença nenhuma.

    - Que apenas há um caminho para "se chegar a Deus" e esse caminho é "o meu". Todos os outros estão errados. Aliado a isto, o paradigma da interpretação literal de livros religiosos como sendo "a palavra de Deus", sem lembrar da sua subjectividade e contexto histórico.

    - A ciência está "contra Deus" ou prova que "Deus não existe". A meu ver a ciência apenas avalia o que pode ser observado/medido/testado - a dinâmica causa-efeito ao nível físico e consegue, com alguma certeza, compreender os mecanismos a este (e somente este) nível. É verdade que a ciência adopta muitas vezes o paradigma "apenas o que é observável existe" - há concerteza muito mais para além disso, mas pelo menos o que é observável existe por certo!

    e finalmente,

    - Que é mais importante PARECER e TER do que SER (cada vez mais, na nossa sociedade)

    Espero não ter sido demasiado longa. Acho que não conseguiria escolher apenas um...

  • Eu não me lembro de outros paradigmas, mas se eu conseguisse abandonar definitivamente o paradigma que você falou, já estaria melhorando minha vida!

    TT

  • Creio que os paradigmas podem e devem ser quebrados, porém, a partir do momento que tu faz uma afirmação como essa de dizer que ( Se o paradigma for mudado e passarmos a considerar que a humanidade é "essencialmente" bissexual, isto é, que todas as pessoas têm o "potencial" para serem hetero, homo ou bissexuais, todos os problemas estariam resolvidos!), você acaba por criar uma verdade absoluta e isso não é viável, pois muitos paradigmas verdades absolutas cairam por terra, e a humanidade não melhorou por ter acontecido isso, porém você faz uma outra afirmação que me intriga mais ainda: " vou esclarecendo que eu sou heterossexual, apesar de não considerar isto nenhuma vantagem, simplesmente fui feito assim!" e que lhe denuncia bastante, e acabo constatar que se você não é homosexual, gosta bastante do assunto. E o fato da sociedade só aceitar relações heterossexuais é bem simples, será que você nunca viu que um homem junto a outro homem não conseguiu até os dias de hoje fazer uma fecundação, outra, você já viu na natureza um maccho de qualquer espécie que se interesse por outro macho," há excessões, bem sei disso", mas no geral isso não acontece, enquanto a humanidade está se enveredando profundamente no caminho do homossexualismo, creio que a humanidade esteja fazendo tudo com muita pressa, está indo com sede ao pote e está derramando. Então eu pergunto, não será esse um desejo criado só na mente do infeliz do ser humano? Isso é uma loucura. Ressalto que não tenho preconceito contra homossexuais, porém não aceito a prática.

  • Esse paradigma que você citou por exemplo, é causado principalmente pelas religiões monoteístas derivadas do Pentateuco, portanto ele é um paradigma exclusivamente criado por essas religiões: Cristã, Judaica, Muçulmana!

    Muitos povos até reverenciam os homossexuais, como os Havaianos por ex.

    A condenação dos homossexuais pela Bíblia é o grande culpado por esse preconceito, mas não são só os homossexuais, pois temos as prostitutas, os corcundas, os anões, os aleijados (de nascença ou não!) e os portadores de hanseniase, que sofreram o estigma de castigados por Deus até meados do século vinte!

    Portanto, nosso grande paradigma são as religiões, pois mesmo elas sendo extremamente preconceituosas e prejudiciais para a união dos povos, a maioria das pessoas não conseguem negá-las!!!

  • Acabar definitivamente com o preconceito contra os homossexuais,gays e lésbicas.

    Todos são filhos de Deus.

    O importa na verdade é o caráter de todas às pessoas,não é à opção sexual delas.

    Acabar definitivamente também com o preconceito racial,todas às pessoas sem exceção nenhuma,valem é pelo o que são e nunca pelo o que têm.

    E acabar definitivamente com todos os tipos de preconceito.

    DR:ELIPHAS,muito obrigado por ter me enviado essa pergunta,muito obrigado mais uma vez.

    Cordialmente,

    Maurício.

  • O preconceito.

    Não existe para mim nada mais inútil e detestável que isso.

    Fique em Paz.

  • O conhecimento é que trás a Luz.

    As caractertisticas do ser não são quantificáveis em termos físicos.O corpo,a parte humana desta equação ,embora tenha um valor que jamais deva ser desprezado,é somente a forma externa.Quem é o ser?Quem somos nós?Vc esqueceu que é um ser espiritual,e não a sua forma física.

    Somos a alma quando habitando o corpo,espírito quando fora do corpo.Alma ou espirito não tem sexo.

    Um dos paradigmas que precisa ser abandonado é a lúxuria.A alma na sua origem é plena de pureza,amor,paz,equilibrio,poder espiritual.Devemos resgatar nossa origem e contribuir para um mundo melhor.

  • Na minha opinião , o principal paradigma que deveria ser abandonado é acharem que trabalhar empregado é sinônimo de segurança, de garantia de um futuro tranquilo.

    Vivemos num mundo onde as pessoas são alienadas por idéias que beiram a revolução industrial., onde as pessoas deveriam ser remuneradas por trabalhos repetitivos, tendo que cumprir horários pré-estabelecidos e hoje em dia têm até que cumprir metas, sob o risco de serem demitidos.

    Hoje, sabe-se que quem trabalhou empregado a vida toda, se acomodou, se contentou com muito pouco, se aposentou e uma´pequena parte (que abriu seus olhos muito tarde) se arrependeu por ter vivido dessa forma.

    Esta é apenas a minha opinião.

    Um abraço.

  • OLÁ, AMIGO!!!!

    O PARADGMA DE QUE UMA CRIANÇA ESPECIAL NECESSITA DE ESCOLA ESPECIAL, VIVEMOS A ERA DA INCLUSÃO E PERCEBEMOS A DIFICULDADE DA INSERÇÃO DE UMA CRIANÇA ESPECIAL EM ESCOLA REGULAMENTAR.

    TENHA UMA LINDA NOITE.

    BOA SORTE!!!!

    BEIJOS

  • o racismo, mesmo os q falam nao ser sao inconcientementes, EX:em novela alguma ha pessoas negras como donas da mansao e sim como empregadas sempre. e todos acham normal.

Sign In or Register to comment.