Somos os nossos próprios carcereiros?

O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo; numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.

(Albert Einstein)

- Paciência - Lenine

abraços e amor

Comments

• Fedra

Se o texto é de Einstein, nem por isso sou obrigado a concordar com uma metáfora tão subjetiva e iníqua, como esta implícito no texto, a compaixão é uma expressão de empáfia narcisa que alimentou atitudes das mais devassas na história humana, Nero queimou Roma por compaixão !

O ser humano que não encontra a si próprio, como precedente para a vida, não se libertará de nada, ocupara o lugar de sua própria sombra. E então, valerá aos mortais alçar vôos mais altos ? serão os grilhões que nos prendem desarticulados por essa pretensa ascese humana ? infelizmente quem poderia nos responder só se manifesta através da nossa própria loucura, não ! não somos nossos próprios carcereiros, pois não somos DONOS do nosso destino.

Luz e Vida a você !!!

• Fedra, somos o centro de referência, qualquer localização só pode ser feita a partir de nós. Vivenciar a nós mesmos é o remate ou viés da nossa identidade. Somos capazes de realizar coisas que sequer imaginamos, assim como tropeçamos em coisas miúdas, chegadas quase que à insignificância. Crescer é nos desestruturar a partir dos fracassos e refazer-se pela vontade, que sem ela, ninguém chega a lugar algum.

Crescer é libertar-se de ilusões, parar de imaginar seres perfeitos e outros modos que justifiquem a tão procurada felicidade. É considerar o que tem e o que pode contar... Tirar proveito dos momentos – curtos ou longos – bons que vivemos pra dizer: “Agora, só por agora sou feliz”. As ilusões Fedra, acorrentam o homem, prende a alma e restringe a capacidade de escolhas, da percepção das belezas, do aproveitável e gratuito no universo e, como diz a célebre frase tatuada nos muros das periferias - lugar que nasci, cresci e nunca saí – “ Todos os dias o Sol nos dá um espetáculo maravilhoso, infelizmente a maioria da sua plateia continua a dormir...”

• Já tinha lido algo do Einstein...mas essa superou todas.

Não imaginava que o nosso totulado físico tinha tamanha visão do "todo". É praticamente a explicação da existência, da necessidade de Deus e do porquê de tanto sofrimento - ou auto-sofrimento) que introduzimos na nossa vida.

• Aqui diz tudo:"..A ilusão é uma espécie de prisão"

Temos que nos libertar. Voar .Ir à luta sem medo.

O cair e levantar-se é comum.

Beijos

• Verdade Fedra enxergamos o mundo pelo nosso próprio filtro nossas convicções neles criamos expectativas e nossos limites o que muitas vezes são apenas frutos de conceitos concebidos ainda na infância, o mais dificil é se livrar dessas correten e liberta-se...beijossssssssssssssssssssss!!!!!

• Fedra!

Sim, mas só vamos até onde nos permitimos chegar. Sempre a vida nos manda um aviso em alguma situação de adversidade, quem está sempre a observar logo entende e se liberta.

Bjkas de Paz!

• Oi Fedra .

Somos limitados enquanto não buscamos a esperança da liberdade.

Diante de tantas regras e leis as vezes o nosso pensamento se faz proibitivo e não enchergamos que os elos naturais da amizade juntamente com o amor tem que ser difundido e mostrato verdadeiramente com a grandeza do que somos , seres humanos. Mesquinhez seria o meu pecado, vou aprender a extimular esse meu lado egoístico, estou tão cheio de mim que não vejo nem mais nas respostas certas a coerência que estou mesmo preso em mim mesmo .As vezes por ironia falo por mim, até sem merecer, pois é muito sensível essa parte e assim eu posso me entender em termos de explicar o que realmente quero dizer. No mais amiga já sei mais ao menos o que quero e o que sou, o que gosto e o que não gosto, quero aprender a entender o exterior para com isso poder mesclar os sentimentos e ser maleável ao ponto de viver na sintonia sem ao menos notar o que faço, sendo transparente e muito verdadeiro, com os pés no chão e fazendoa minha parte sem perceber, pois já deve-se ter moldado em nós algo parecido com a solicitude de agir certo, fazendo com fé e tendo confiança em nossas saias e em nossas calças..

Bye.

• Nossa eu amo esta música do Lenine, ele é um gênio né? :D

Sim, nós somos!

Mas se por um lado sermos carcereiros de nós mesmos é ruim, por outro significa que temos a chave para nos destrancarmos desta rpisão que criamos em nossa mente, e para nossa vida.

Nos deixamos viver presos em velhos paradigmas, em opiniões alheias, em desejos reprimidos, em nossos próprios medo, seja ele medo de rejeição, de não aceitação, do Não, etcs...........

E quando nos damos conta estamos já tão emaranhados na armadilha que com a nossa ajuda a nossa mente criou pra nossa vida que muitos acabam perdendo essas chaves, ficando presos para o resto da vida.

Então com muita paciência, percepção e sabedoria nós somos capazes sim de nos livrarmos dessas prisões que criamos ao longo de nossa vida, e aos poucos destrancarmos cada cela de dentro de nós, uma à uma, só assim conseguiremos ser livres!

Me esforcei pra responder + eu não sei se consegui passar o que queria! hahaha

Bjinhos!

• a filosofia do Budismo Zen tem o objetivo de se livrar o indivíduo, e tem uma história de séculos de sucesso.

• Acredito que a maior parte da população é sim, carcereiros de si mesmo... mas... pq a maior parte?

Pq para se cobrar e vigiar é preciso que haja coerência e bondade.

Qdo impera o egoísmo, a arrogância, o orgulho, o que vigiar?

Qdo se pensa ser dono da razão (e quem será?!) e SEM CULPA atropela pessoas e sentimentos, carcereiro de quê será?

rs...

As pessoas julgam umas as outras (inclusive egoístas, arrogantes e orgulhosas), sem dó nem piedade, com uma crueldade caprichosa, mas esquece que ali bate um coração.

rs...

Tomei pra minha vida e momento pessoal... espero q minha resposta não tenha fugido da sua pergunta.

Luz!

Sign In or Register to comment.