Projetos e brincadeias na Educação Infantil?
Preciso de sugestões de brincadeiras para crianças na faixa etária entre 2 e 3 anos.
Também aceito projetos relacionados a esse tema e/ou sugestões de sites.
Obrigada!
Obs.: também pode ser sobre agressividade, higiene, família na escola.
Comments
Blog prazer de ensinar e cantinho ludico ou o cantinho alternativo............................PROJETO MONTEIRO LOBATO
PROJETO MONTEIRO LOBATO
Turma: Pré II Idade: 5 anos
Introdução
Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque mundial dos países. Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté o escritor fez um pouco de tudo em sua vida. O que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo. 16 mar Luzimara
JUSTIFICATIVA
Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade. O sitio do Pica-pau amarelo foi uma maneira que nós, professoras do Pré II, encontramos para apresentar aos alunos esse maravilhoso escritor, desenvolvendo nos alunos a paixão pela leitura.
Problemática
Nossos alunos gostam muito de historias e desenhos. Por isso resolvemos trabalhar, no mês do aniversario de Monteiro Lobato, as duas coisas: historias e desenhos. O desenho do Sitio do Pica-pau amarelo é um recurso que pretendemos usar para estimular ainda mais esse gosto das crianças Suas historias afloram ainda mais a criatividade das crianças. 16 mar Luzimara
Objetivos
- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;
- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.
Desenvolvimento
1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:
- Biografia;
- Quebra-cabeça;
- Músicas.
2.Apresentação dos principais personagens e suas características:
- Músicas;
- Filmes;
- Cartazes;
- Dobraduras;
- Confecção de bonecos;
- Culinária; 3.Confecção de um livro gigante:
- Produção coletiva;
Culminância
As professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia do livro, criada pelos alunos do Pré II, para todas as turmas. Ao final receberão os bolinhos de chuva da tia Nastácia. As crianças do Pré II estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, tema desta obra.
Conteúdos integrados:
Matemática: Seqüência numérica e quantificação;
Linguagem oral e escrita: Leitura, alfabeto e o próprio nome;
Natureza e sociedade: Alimentos e animais;
Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação será relatórios diários no caderno de planejamento das professoras e será passado aos pais no final do semestre através do portfolio.
Blogs:
Aprender Brincando ( http://blog.orolix.com.br/blog/aprenderbrincando/ )
Meus trabalhos pedagógicos ( http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/searc... )
Espaço compartilhado ( http://espacompartilhado.blogspot.com/2008/02/dica... )
Criando criança ( http://criandocriancas.blogspot.com/2008/03/brinca... )
Cantinho lúdico ( http://cantinholudicodagre.blogspot.com/ )
Baú de idéias ( http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/ )
Jogos, dinâmicas e brincadeiras (http://wata-eh-legal.blogspot.com/2007/09/projeto-... )
Orkut:
Projetos Pedagógicos Dinâmicos
PROJETOS EDUCAÃÃO INFANTIL I
PROJETOS DE EDUCAÃÃO INFANTIL
Site:
http://ecc.br/infantil/projetos2.htm - sobre projetos
Bjinhos, espero ter lhe ajudado.
: )
Olá!
SUGESTÃES DE DINÃMICAS E BRINCADEIRAS
http://wata-eh-legal.blogspot.com/search/label/din...
http://wata-eh-legal.blogspot.com/search/label/bri...
PROJETOS
http://www.educacional.com.br/projetos/edinf/anima...
http://revistaescola.abril.com.br/online/indice_pr...
http://sitededicas.uol.com.br/projetos.htm
http://wata-eh-legal.blogspot.com/search/label/edu...
http://www.modeloseducacionais.blogspot.com/
Sorte e sucesso!
Carmen
olá! tente ler um livro após o recreio isso ajuda a acalmá-los, também gosto de após o recreio colocar uma música suave pedir que abram os braços e a boca para depois abaixar a cabeça e descansar (hora do relaxamento). higiene leve um boneco (palhaço, urso etc) para ser um mascote da sala e coloque cada dia alguém para tomar conta dele (dando banho, escovando os dentes, penteando os cabelos).
Trabalho com criança de três anos,atualmente estou trabalhando com projeto de culinaria q está sendo sucesso e horticultura envolvendo a familia.Pergunte a eles do que gostam de brincar,pergunte sobre de que os pais deles brincavam,é interessante o resgate de brincadeiras pois estão se perdendo.vai depender muito da realidade dos seus alunos.
Leia um pouco da obra de Walter Benjamin.
Vai ajuda-lo bastante na formação de sua visão sobre a criança, o brinquedo e a educação.