Quais são os critérios usados para analise de crédito imobiliario?

Eu estive com o nome em protesto entre 2006 e 2010 por causa de emprestimos que fiz e não pude pagar por problemas financeiros e por perda de emprego.

Em janeiro deste ano, voltei a trabalhar e paguei todas as minhas contas.

No mes de abril eu já tinha quitado todas elas e fui até um quiosque da HM engenharia fazer inscrição para o programa minha casa minha vida. Meu crédito foi pré-aprovado e eu paguei uma taxa de corretagem de R$ 2.300. Fui orientado a aguardar o contato do banco do brasil para um entrevista de analise de credito que poderia acontecer em até 10 meses.

Fiquei tranquilo pois achei que demoraria um certo tempo, mas, o banco ja me ligou e em 7 dias eu tenho uma entrevista marcada. Estou com medo de não ter meu credito aprovado pois meu nome esteve sujo nos ultimos quatro anos e acho que com o pouco tempo que tenho com o nome limpo não deve ter dado tempo de as instituições bancarias avaliarem meu credito.

Alguem que realmente entende do assunto pode me dizer algo a respeito e dizer quais são as minhas reais chances. Hoje eu trabalho registrado com uma renda na média exigida pelo programa minha casa minha vida e voltei a ter o credito aprovado em varias lojas e até tive meus cartoes de creditos devolvidos (com um limite menor do que antes) e tenho condições de pagar meu apartamento. Sou solteiro e não tenho filhos.

Comments

• Amil,

Se não houverem restrições cadastrais, não haverá problema. A menos que entre os seus antigos credores, esteja incluido o BB, pois nesse caso, pode prejudicar sua análise sim.

Acontece que os bancos utilizam um sistema que analisa o comportamento dos clientes, e se já houveram problemas anteriores, o banco pode considerar que foi um problema de relacionamento seu com o banco, e considerar um agravamento no risco da operação. O que não quer dizer que vc não conseguirá.

Além de SERASA, SPC, CCF, etc, vc tb não pode ter pendências na Receita Federal. Essa certidão vc pode tirar gratuitamente no site da própria RF gratuitamente.

Espero que esta resposta ajude. Boa sorte!

• bom dia !tenho o nome limpo na praça,inclusive crediàrio em 3 loja de calçados,loja de eletro domestico e tambèm possuo tenho cartôes de credito com bandeira master,mais fui numa determinada loja fazer um cartâo com bandeira visa nâo aprovaram e fui tambèm numa outra de calçado com a financeira fortbrasil e tambèm nâo aprovaram o crediario isso é constrangedor e humilohante e eles nao informam o por quê o que eu faço pra resolver isso?

• Boa Tarde !! Por gentileza tire- me uma duvida meu nome não está no Serasa porém tenho restrição na cea,isso impedir meu financiamento?? eu possuo consignado em folha isso tb impedir?? obrigada

• A análise de crédito começa no preenchimento da Ficha Cadastral e se preenchida corretamente com informações verdadeiras as probabilidades de negação é mínima, pois o mais importante nessa etapa é ter o nome limpo.

Algumas cópias serão solicitadas R.G., C.P.F., Certidão de Casamento, se casado, comprovantes de renda e residência completam o que é solicitado ao cliente para que ele tenha seu crédito analisado. Em alguns casos é solicitado também a declaração do imposto de renda. É importante frisar que você não deve ter mais do que 30% da sua renda comprometida com empréstimos e demais financiamentos, pois isso pode reduzir o valor do financiamento ou até mesmo ser motivo para ter o crédito negado.

Após a apresentação dos documentos juntamente com a ficha, será feito ua pesquisa junto às agências de análise de crédito ou risco que poderão ou não ser do próprio bancocom o intuito de levantar informações comerciais ao seu respeito como: se tem empréstimo na praça e o valor do empréstimo, se tem carro financiamento ainda em pagamento, se tem ou não o nome protestado etc. (mas fique tranquilo, nesse caso aqui são consultados as obrigações que você tem no momento para verificar se a sua renda será ou não suficiente para pagar o financiamento habitacional, por isso a importância de não ter 30% da renda comprometida).

Após essa etapa onde suas informações financeiras serão verificadas e se estiver tudo OK você será chamado para assinatura do contrato. Dependendo do comprometimento da sua renda o financiamento poderá ser de 100% ou menos que isso. Um exemplo, você quer financianciar 100% de um imóvel de R$120.000,00. Havendo comprometimento com parte da sua renda, pode ser que o banco aprove apenas R$90.000,00 e você tenha que dar a diferença à vista ou usando o FGTS ou aprove os 120.000,00. Mas o mais importante nessa etapa é evitar novos empréstimos ou novas aquisições a prazo, pois poderá comprometer a aprovação.

Lembre-se, o mais importante agora é não ter a sua renda comprometida, pois se seu nome está limpo, você já tem 50% do processo aprovado.

Boa sorte.

P.S: Trabalho no Banco.

• Seu nome está limpo? A prestação é igual ou menor a 30% de sua renda?

Se sim, fique tranquilo

• Se você pagou tudo, não ha motivos para se preocupar. Vc pagou e não importa quanto tempo ficou devendo, se o seu nome estiver "limpo", tudo bem. quando vc paga, seu nome desaparece de qualquer registro. Te desejo boa sorte, sei o quanto é ruim não ter casa própria...

Sign In or Register to comment.