quem escolhe o que é canonico e o o que é apócrifo na biblia?

como saber que livro foi inspirado ou não por Deus?poucos sabem mais apocalipse de joão quase que não entrou na biblia! e o livro de enoque,apocalipse de pedro,evangelho de tomé etc,etc,etc... por que são considerados apócrifos (não inspirados)?

Update:

tem gente que pensa que os canonicos não tem alteração do homem mas joão 8:1-11 não existe nos manuscritos antigos inventaram essa parte,e tambem tem uma infinidade de versiculos mesmo em traduções protestantes que não existe ou não esta traduzido da maneira certa como ex: 1 joão 5:7,mateus 17:21,etc,etc e etc......

Comments

• Quais foram os critérios para se definir o cânon bíblico?

Pergunte isso para um defensor da Sola Scriptura (teoria que diz que só a Bíblia é necessária para transmitir os ensinamentos de Deus e de Cristo) e ele vai responder que “o texto não pode estar em desacordo com a Bíblia”. Simplesmente genial, não fosse um pequeno probleminha: quando definiram o cânon, não havia Bíblia! Como podemos dizer que algo serve de base para definir uma lista se esse algo nem sequer existia quando essa lista foi definida? Impossível, não é mesmo? Então como a lista das Sagradas Escrituras foi definida? A resposta é simples: os livros inspirados tinham que estar de acordo com a Sagrada Tradição Apostólica! E foi isso que fizeram. É então que surge a afirmação “A Bíblia é filha da Tradição e não o contrário”! Porém, como foi dito no início desse texto, isso não reduz a importância da Bíblia para nós católicos. A Bíblia e a Tradição devem ser consideradas como verdadeiras, pois ambas se complementam. A Bíblia, inclusive, faz parte da Tradição: a Tradição Escrita!

• um livro, ele pode ser considerado canonico se estiver de acordo com as escrituras, apesar de a epistola universal de judas citar o livro de enoque nao quer dizer que seja um livro 100% confiavel, pois, nesse livro possui profecias que nao se cumpriram, por isso nao foi aceito no canon judaico-cristao e um livro so pode ser considerado parte do canon biblico depois de um profundissimo exame com os demais livros que nenhuma de suas profecias falharam, ou seja, os 66 livros biblicos

depois de um exame detalhado se estiver de acordo com as escrituras entao sera acrescentado ao canon e se nao estiver nao podera ser acrescentado, pois esta escrito que aquele que acrescentar Deus o lançara no fogo do inferno, fique apenas com 66 livros biblicos que eles levarao vc ao ceu pode ter certeza.

• Bom, vou dar um exemplo bem simples. Se alguém te manda uma carta escrita, eu pego ela, digito e te dou, você vai ter 100% de confiança? É assim com os livros canônicos e apócrifos, enquanto os canônicos ainda temos o texto original, sendo assim nenhum homem o alterou. E os apócrifos homens podem ter feito mudanças. O interessante, é que alguns livros apócrifos são mencionados na bíblia, mais por não ter certeza de que ele foi ou não modifica, não são aceitos.

• a resposta também pode-se encontrar nestes versículos:

Os aflitos e necessitados buscam águas, e não há, e a sua língua se seca de sede; eu o Senhor os ouvirei, eu, o Deus de Israel não os desampararei. Isaías 41:17

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Apocalipse 21:6

como podes ver, as coisas que se consegue de Deus, se conseguem pedindo, em oração e fé.

em oração e com fé, o que se pede Deus dá.

a bíblia foi concluida pela vontade de Deus, e com a orientação do Espírito Santo, que Deus eviou àqueles anciãos sábios, tementes a Deus e possuidores de grande fé.

leia o evangelho.

Sign In or Register to comment.