Poderíamos classificar as pessoas em 3 categorias: crentes, ateus e vazios?

Crentes:

Genericamente toda pessoa que acredita em um ser superior, seja qual for a religião, ou mesmo os sem religião.

Ateu:

O que não acredita em um ser superior pois já racionalizou sobre o assunto e viu que tudo tem explicação racional sem a necessidade de um deus para justificar a sua existência e do universo.

Vazio (categoria que criei agora):

Aquele que ainda não pensou com profundidade no assunto, não se posicionou. Talvez deus exista, talvez não exista, mas não tem certeza.

Por que eu criei esta terceira categoria? Porque tanto crentes como ateus tem conteúdo, tem razões para se posicionar, tem argumentos. Mas o vazio é parecido com uma "maria-vai-com-as-outras", nunca parou para pensar no assunto, nunca ponderou os argumentos de um lado e de outro. É um mente vazia.

.

Update:

=============

Aperto (nas cuecas):

"Você parece que está classificado na terceira categoria, pois escreveu ateu com letra maiúscula e DEUS com letra minúscula!!!!"

Por isso mesmo eu sou Ateu, panaca. Raciocína, infeliz!!!

.

Comments

  • o Ateu é o mais avançado.

  • Discordo.

    Primeiro porque ateu também é crente. Ele acredita que deus não existe. Deus não pode ser provado cientificamente, mas também não pode ser desmentido. Essa história de que tudo que a ciência não prova não existe é uma falácia. A ciência está sempre em evolução e ainda está longe de obter respostas para tudo. Então, o que a ciência não prova hoje, amanhã com equipamentos mais avançados poderá ser detectado.

    Veja bem, não estou afirmando com isso que um dia a ciência virá a dizer que Deus exista. Apenas estou dizendo que se não pode ser provado, nem a favor nem contra, a ciência simplesmente se coloca em cima do muro. E talvez entraria na categoria "Vazios" que você criou.

    E eu não colocaria a ciência como vazia. Portanto, sua classificação não é a mais correta.

    Eu classificaria assim então (apesar de que sou contra essa história de ficar classificando as pessoas, acho que cada um é cada um, não somos extratos de tomate para sermos rotulados):

    - Fanáticas - as pessoas que tentam à qualquer custo convencer os outros que sua crença é a melhor. Essa classificação engloba tanto religiosos como ateus. Pois muitos ateus fazem mais alarde do que muitos crentes por aqui. E isso nada mais é do que fanatismo puro.

    - Moderadas - as pessoas que acreditam em alguma coisa (a favor ou contra Deus) mas preferem guardar sua crença à elas mesmas. Vivem sua espiritualidade (ou materialismo) de maneira discreta e sem se importar com a crença das demais pessoas.

    - buscadores - são os indecisos. Acredito que todos nós, senão somos hoje, um dia já fomos buscadores. Eu mesmo já mudei de opinião algumas vezes. São aqueles que pensam sobre os "mistéios da vida" mas ainda não têm uma opinião formada sobre tudo. Eu diria que esse seria mais um estágio do que um tipo humano. Afinal, quem já não teve suas dúvidas à respeito de tudo? Se não são elas, por que iríamos buscar as respostas?

    - materialistas - são os que não se preocupam com a religiosidade. Nem sempre são ateus, muitas vezes se consideram como não praticante de alguma filosofia religiosa. Eu não posso dizer que o fato deles não estarem preocupados com sua religiosidade os faz menos inteligentes do que os outros. Até porque, muitas vezes essa também é uma fase. Muitos jovens estão nessa fase. Cheios de saúde e com a vida inteira pela frente, só querem saber de viver suas vidas despreocupadamente. Nem sempre tem suas mentes vazias. Apenas não se interessaram em parar para pensar nesse assunto.

    Quem é o mais certo? Quem é o errado? Não existe certo ou errado. Cada um é cada um. E o que nos faz nos enquadrarmos em alguma dessas categoria são os caminhos que nossa vida nos leva. Alguns, devido à grande sofrimento, se revolta contra Deus e se torna ateu. Outros, ao contrário, diante do sofrimento se agarra à Deus como um consolo, um último refúgio.

    Mas o que importa é que, tomos somos seres humanos. Não existe um dono da verdade. Portanto, devemos respeitar as "verdades" dos outros.

  • Crentes, ateus e transeuntes, meu caro. Transeunte.

  • Você parece que está classificado na terceira categoria,pois escreveu ateu com letra maiúscula e DEUS com letra minúscula!!!!!!!!!

  • No fundo 99% hipócritas...

  • Não se pode classificar uma pessoa como vazia baseada nesta questão,algumas pessoas nem tem tempo para pensar no assunto porque se elas não trabalharem hoje o estômago delas estão vazios amanhã ai sim pode se clasifica las de vazias.Mais nada como um dia inteiro de trabalho para a pessoa não pensar em coisas inúteis que não cabem a elas ficarem pensando.

  • Amigo, Esta pergunta é mais uma filosofia pessoal não é?

    Abraços do Baixista

  • Tambem existe os agnosticos que nao sao crentes e nem ateus

  • Não poderiamos "classificar" as pessoas em "x" categorias porque indivíduos são inclassificáveis. Se você tem uma teoria, esteja pronto para ser "rechaçado" por outra teoria concorrente.

    Classificações são subjetivismos temporários. Dá alguma ordem para iniciar uma pesquisa, mas não vá se enganando sobre sua legitimidade, pois estão sempre sendo substituidas como apreensão da realidade.

    Quando você acha que um crente e um ateu são diferentes, não analisou com a devida "profundidade" um "simples" fato epistemológico: ambos possuem "crenças" em lados opostos de seus sistemas.

    Nenhum é "dono da verdade" para começo de conversa. O ateu "crê religiosamente" na não existência de Deus.

    Existem "religiões ateistas" como o Confucionismo, o Budismo e o Jainismo para apoiar esta "hipótese" de ateus religiosos. Pesquise um pouco, meu camarada!

    Eu sou um "agnóstico". Se você me confunde com o da categoria "vazia" por eu não ter uma "crença" acaba de afirmar que "ter crença = ter conteúdo".

    Se você "não acredita em Deus" e por isso pertence a categoria "ateu", o seu conteúdo também é uma "crença", embora contrária ao do "crente", ok?

    A "verdade" independente da nossa "mente" ultrapassa a "física" da realidade apreensível pelos nossos 5 sentidos: é "Metafísica" imponderável, impossível de ser alcançada portanto, não "racionalizável" pelo "método científico".

    Se a Ciência abandonou a presunção de "Verdade" desde Gaston Bachelard e Thomas Kuhn, como é que você vem com essa "classificação" tão "capenga" assim sobre "as categorias" em que se dividem as pessoas?

    Irrespondível, não? Sua mente é que ficou "vazia" por ter tantos "conteúdos" confusos atrapalhando seu "raciocínio" tão límpido!

    Como salientou o "Phelipe_Baixista", é uma "filosofia pessoal".

    E como tal, eu o respeito. Pensar por nós mesmos é meritório nestes tempos tão "racionalmente irracional".

    Mas "aprofunde-se" melhor em suas meditações sobre este assunto, para fundamentar melhor suas conclusões, ok?

    Para isso, tome uma posição "agnóstica" diante da realidade, para não ser atrapalhado por "obstáculos epistemológicos" (Bachelard), porque está "preso" em "paradigmas" conceituais do consenso científico (Thomas Kuhn). Se não perceber o "Quadro Epistêmico" em que está (Jean Piaget), dificilmente encontrará uma solução "falseável" (Karl Popper) em sua "teoria das 3 classes de pensadores", pois um "programa de pesquisa científica" que valide suas hipóteses deverá, antes, ter criado um "núcleo principal rígido" (Imri Lakatos), com os princípios da sua "teoria" e um "cinturão de hipóteses protetoras" que possam sofrer adaptações no decorrer do desenvolvimento das suas constatações (mas cuidado: esse conjunto de preposições devem ser coerentes entre si e devem poder prever fatos novos, além de apresentar desenvolvimentos significativos no programa de sua pesquisa de suas teorias!).

    E assim por diante...

    Não é simples ser "agnóstico": dá muito o que pensar. Mais fácil é ser "ateu" ou "crente", pois "economiza pensamento e raciocínio", já que tem "verdades prontinhas para serem usadas", embora "não formuladas" por nossa própria mente!

    P.S.: a resposta de "De Cesar" dá uma classificação mais abrangente que a sua. Leia e aprenda: as classificações são suscetíveis de aperfeiçoamentos, como esta do "De César". Por causa da resposta dele assinalarei como "interessante" esta sua questão, além de colocá-la entre as minhas "favoritas", ok?

Sign In or Register to comment.