Engenharia Civil e Engenharia Elétrica (aspectos positivos e negativos de cada curso).?
Pretendo cursar um desses cursos na UNB, mas gostaria de saber mais sobre, como: curso, mercado de trabalho (quanto a amplitude e "garantia" de emprego ou falta dele) ,salários e perspectivas.
Obrigado.
Comments
Luiz,
me parece que está mais preocupado com salário do que a área em que atuará.
Acho que não é o melhor caminho para escolher um curso na área de engenharia.
Veja bem, civil e elétrica só convergem na construção civil. São áreas bem diferentes e os cursos também são bem distintos. Normalmente quem se adapta a um desses cursos não se adapta ao outro.
Eu prefiro eletrotécnica e eletrônica mas sou suspeito para dar esta opinião.
Quanto ao mercado e salários pense que daqui a 5 anos qualquer informação pode se alterar.
Quem faz o salário é o profissional. Um profissional de qualidade e produtivo dificilmente ficará sem emprego.
Só uma pequena informação: conheço uma família (nenhum formado) que abriu uma pequena loja de mat. de construção e trabalhando todos juntos e do modo certo já estão com a 2ª loja e andam de carro importado.
É isso.
O mais importante é fazer o que gosta.
Civil = irá trabalhar com construções e/ou construtoras. Pode, com o tempo, construir seus próprios imóveis e vendê-los. Conheço eng.ºs que foram à África (grandes construtoras) e ganham muito bem.
Elétrica = irá trabalhar com baixa, média e alta tensão. Concessionárias de energia, indústrias em geral, fabricantes de equipamentos, etc.
Na construção civil é um pé no ... porque existem 20 obras e contratam 1 eng.º para administrar as 20.
Eletrônica = a meu ver é o melhor dos 3 e o leque bem maior. Área de equipamentos, automação predial e industrial, telefonia, hardware e software, pesquisa e desenvolvimento (P&D), etc.
Não esqueça, logicamente, do inglês e pós e mba e cursos de especializações, etc.
Boa sorte.
Não sei, depende do seu perfil, mas gosto de você e te desejo muita sorte na escolha. Faça meditação, silencie sua voz interior e a resposta virá. Bjo.
Engenharia Civil é um curso interessante, mas se é um curso interessante porque eu não faria?
Eu acho Engenharia Civil um curso chato e por isso eu não faria.
Veja: Seu trabalho é construir, você constrói o que vende! (se não vende, você leva prejuízo e nome sujo no mercado).Os projetos muitas vezes já vem prontos você então na verdade só assina o projeto.Será o signatário.Outro dado relevante é que se você por ventura calcular algo errado na obra e o prédio desabar o responsável é você e não a construtora e terá de indenizar muita gente.
Logo o mercado vai estar saturado de Engenheiros, porém isso vai acontecer com todas profissões.
Engenharia Elétrica eu talvez fizesse porque acredito ser um curso futurista, principalmente Engenharia eletrônica no MIT, o salário inicial é baixo mais a perspectivas no mercado.
Engenheiro Civil chances de ascensão baixas. Porquê? Um engenheiro constrói prédios, pontes viadutos.(Obras em geral) essa será sua profissão, nunca vai mudar, ou você constrói prédios ou casas, ou pontes...enfim. Mais tem um salário razoável.
Engenharia Elétrica ou Eletrônica - Na UNB existe um projeto chamado projeto eléctron pesquise sobre o assunto.
As duas são boas, eu ficaria com elétrica.
A civil ta no auge. Com os eventos esportivos e tal, além do bum
do setor imobiliário, e da defasagem de profissionais da área. É o que eu escolheria.
Boa sorte!!