Você já reparou nos graus de argüição aqui presentes?
Nível insuficiente;
Perguntas sobre a doutrina interpretada ao pé da letra e ufanismo infantil, tipo:
"Por que D'us usou a serpente?"
"Voce está feliz porque vai pro céu?"
Nível básico:
Perguntas que tentam refutar fatos como a "Evolução", a "Metempsicose", "A impessoalidade de D'us!
"Por que não crê que D'us te ama?
"Que lógica há na reencarnação?"
Nível médio:
Perguntas com menos orelhas do tipo:
"Se D'us não foi criado, como surgiu?"
"Que lógica há em ser salvo só pela fé?"
Nível alto:
Entendem as metáforas religiosas;
"Ardjuna não mataria seus parentes, mas sim seus complexos egóicos?"
"O homem criou vários deuses como Brahma, Parabrahma e Ishvara, como você os entende?"
Nível filosófico:
Elucubrações por pessoas que já ultrapassaram as estórias da carochinha:
"Qual a equivalência do Buda sob a figueira e Jesus no deserto?"
Nível transcendente:
Abstrações:
"Se somos a única razão de tudo existir, não seríamos D'us?"
Update:O pior é aguentar determinado tipo de hipocrisia por parte de presunçosos que nunca leram e conheceram nada além das informações vindas de uma única e falível fonte, tentando te "ENSINAR" o que você já esqueceu!
Update 3:Sciavida!
Você é nível superior e sua humildade mais ainda!
Update 5:Interessante observar que os mais sábios se consideram mais simples e os mais ignorantes se arrogam tais e quais os Fariseus!
Paciência!
Comments
Prezado Kefren
Minha participação mais efetiva no YR-RE durou pouco mais de 4 ou 5 meses e os problemas de sempre continuam. O caso que você citou é típico. Existe um desnível de conhecimento que sempre foi evidente e que sempre gerou um clima ruim. Eu sou espírita, com ensino universitário e engenheiro. Olhando pelo meu ponto de vista, tenho uma certa obrigação e facilidade de racionalizar certos conceitos. Sem dificuldade alguma consigo entender que a serpente é apenas um simbolismo, que não vou para Céu nenhum e tampouco para o inferno, que há uma lógica divina, justa e simples na reencarnação, não sei com Deus surgiu, ao mesmo tempo que compreendo que o Universo só pode ter sido criado por Deus, pois todas as teorias a este respeito partem de algo pré-existente e compreendo que a fé sem trabalho nada produz.
Reconheço que embora conheça razoavelmente a Doutrina Espírita ainda tenho muito o que aprender, meus conhecimentos filosóficos são restritos e amarrados à Física e que a minha cultura geral é apenas razoável.
Dito isto, apesar do YR-RE ser um espaço complicado, não posso negar que aprendi sobre muitas coisas que não conhecia, pois entendo que o conhecimento é algo muito precioso para ser ignorado, ou pelo menos discutido.
É claro que deveria haver uma boa dose de humildade por parte de cada um para aprender e para ensinar também, ressalvado que certos conceitos não podem ser ensinados em pouco tempo.
Infelizmente não há! O que é uma pena realmente!
Bela pergunta!
Fiquem com Deus!
Cada um da o que tem.Mas aprendi muito aqui. ,até com ateus .Acho valido essa maneira de aprender e interagir.Ta que como na escola uns não aprendem nada, mas que 10% aprendam algo ja esta de bom tamanho.O que aprendi aqui tornou-me uma pessoa melhor.Se aconteceu comigo pode ter acontecido com muitas mais.Gosto mais de brincar mas estudar é minha meta.Vou voltar pra minha area , isso aqui é muito sério.De sério basta a vida.
Confesso que fiquei um pouco constrangida em responder, pensando qual será o nÃvel que melhor me enquadro!!??
Seja qual for, nunca é tarde para evoluirmos culturalmente!!!
Um Abraço!!!!!!!!!!
Naquela mesma hora se alegrou Jesus no EspÃrito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste à s criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Lucas 10:21
Kefren!
O planeta terra abriga de tudo. Somos viajantes cósmicos dentro da eternidade e cada um vai aprender (evoluir) por si mesmo. A terra é um grande " college". Uns estão no jardim de infância, outros já aprenderam a ler, escrever e contar e tem os que estão defendendo teses de doutorado. E quanto mais sábio, mais humilde. E são estes que estendem as mãos para os do degrau debaixo.
E quantos não devem rir de mim? E aceito! Pq qdo olho para cima vj q tenho centenas e centenas de degraus a minha frente para poder atingir o topo da pirâmide. Ou seja: O conhecer a mim mesma... Minha alma e os pqs?
De fato, não é fácil!!!
Classificam em sete degraus - eu os classifico em sete patamares
E temos q vencer estes patamares - e que de um ao outro existam centenas de degraus menores - q sao nossos passos - um a um...
O tempo que se levará passando de um degrau ao outro, só depende do esforço individual. Ateh se atingir o patamar seguinte.
No primeiro degrau, encontramos o nosso deserto, onde o único caminho a seguir é o da morte, ou intronização no corpo fÃsico, a energia sexual.
No segundo degrau nos encontramos com o Diabo, o diabo das ações que tivemos, o mal que ajudamos a propagar, os buracos que deixamos fazer em nossa Rede PsÃquica, desviando da energia pura, ou primaria.
No terceiro degrau, o Anjo da Temperança nos espera, para nos envolver com as "armadilhas" das emoções, nos fazendo sentir tão intensamente que não temos vontade de perceber que aquilo é ilusão.
No quarto degrau, o Condutor dos Mortos nos espera, pois se chegamos até aqui, significa que temos a chance de sair da Personalidade (quaternário inferior) e tentar chegar até o Ego (ternário superior), onde estao as manifestacoes espirituais superiores e o tão sonhado equilÃbrio do conhecimento.
No quinto degrau podemos manifestar a idéia, o verbo, e nos encontramos com nossa própria consciência, nossa eterna vigilante. Nosso juiz e que tudo sabe de nos! Não adianta nos escondermos ela está e estará sempre presente.
No sexto degrau, estamos sozinhos, apenas com a reflexão de tudo que somos, fomos e fizemos. A idéia formulada ganha espaço e só temos que vencer o medo e perceber que nunca estamos sós.
Enfim, no sétimo degrau, recebemos a Divindade, não a que está no céu, distante de tudo e de todos, mas aquela chama que conseguimos acender e ascender em nossa caminhada, o nosso Deus Interno, que se liga a Consciência da Eternidade (e todos estamos dentro dela - ontem, agora e sempre) e ao Grande Arquiteto do Universo.
Portanto, amigo Kefren! Indignar-se eh preciso. Paciencia, tambem, e eh uma virtude!
Estou no nÃvel mais baixo,já depois do fundo do poço!
Sou a pessoa mais despresÃvel do mundo.....
oh!"!!! que lástima!
ohhh!!!! vida cruel,vivendo na mediocridade......como sou hipócrita em falar coisas que todo mundo sabe!
meu leite espiritual está acabando!
abri os olhos.....
mas ainda posso afirmar mesmo assim...eu ainda não sou deus!
sou uma pobre criaturinha de jacó,indefeza,debilitada!
o pó em pleno deserto!
O que será de mim?
Se em meio a este deserto,não vejo nada a não ser pó assim como eu!
............
............
...........
sem comentários! só!
Os argumentos são fracos principalmente vindos de defensores da bÃblia, mas o nÃvel é o mesmo que encontramos nas ruas, nas escolas, no trabalho, tem de tudo para todos os gostos. Eu sem pretensão sou de um nÃvel médio de conhecimentos mas de um nÃvel superior em discernimento. Estou aqui para aprender e ensinar e me divertir um pouco também.
Bem colocadas as definições de nÃvel, mas ainda tem mais o da ignorância e teimosia, da burrice e do egoÃsmo.
falei
"A sociedade compõe-se de um pequeno número de sábios e de uma massa enorme de insensatos. Para completar poderÃamos dizer: Os malvados instruÃdos são os perversos mais completos e mais temÃveis". Eliphas Levi
No fundo é tudo especulação mesmo...homens nascem e morrem e as perguntas continuam as mesmas...independente do nÃvel intectual da raça humana...
MEU QUERIDO, A PORTA DA RUA Ã A SERVENTIA DA CASA. SE VOCÃ ACHA QUE O NÃVEL NÃO ESTÃ A CONTENTO, VAZA.