Por que pessoas menos espiritualizadas e atéias aceitam melhor a morte?
Contrário da percepção comum, um estudo com pacientes terminais de câncer apontou que quanto mais espiritualizada a pessoa, mais ela se agarra a vida. Elas pedem todos os tratamentos possíveis para estender suas vidas, e quase nunca assinam uma autorização para os médicos desligarem os aparelhos quando se encontrarem em coma. A morte destas pessoas é muito mais difícil, muito mais sofrida do que as mortes de pessoas menos espiritualizadas, que simplesmente aceitam que vão morrer e que tudo se acaba ali.
Por quê esta incongruência? Aqueles que acreditam que há uma outra vida maravilhosa lhes aguardando depois da morte parece que não a querem, e aqueles que acreditam que a morte acaba tudo, e que esta é a única vida que tem, parecem perceber quando a luta é em vão e não procuram esticar tanto assim o sofrimento desta vida.
Update:Um estudo de um instituto de tratamento do câncer nos Estados Unidos sugere que pessoas com fortes crenças religiosas lutam com mais intensidade contra a morte. Pesquisadores do Instituto do Câncer Dana-Faber, de Boston, Massachusetts, acompanharam 345 pacientes com câncer em fase terminal até a hora de sua morte.
Eles afirmam que aqueles que rezavam regularmente pareciam querer que os médicos prolongassem suas vidas o máximo possível. De acordo com a pesquisa, pacientes com fortes traços religiosos tendiam a receber tratamentos intensivos para prolongar a vida três vezes mais do que aqueles que não eram tão religiosos.
A pesquisa também sugere que este tipo de cuidado intensivo, incluindo técnicas de ressuscitação, pode fazer com que a morte seja mais difícil.
Update 3:-oOo-
Or
O medo da morte é normal, mas quando ela se torna um fato para o futuro próximo, a pessoa passa então pelos cinco estágios do luto:
1. Negação (Isso não está acontecendo)
2. Raiva (Por que eu? isso não é justo…)
3. Barganha (Me deixe viver pelo menos até ver meus filhos se graduarem)
4. Depressão (Por que me importar com qualquer coisa, eu não vou mesmo estar por aqui…)
5. Aceitação (Vai tudo ficar bem…)
Em que estágio fica a pessoa que tenta de todos os jeitos conseguir esticar a vida mais um pouco? Quem não assina um termo proibindo o médico de usar técnicas de ressuscitamento? Os religiosos estacionam no estágio 3, ficam pedindo a Deus e aos médicos por mais um ano, um mês, uma semana, um dia...
Sobre os fanáticos que se explodem, eles são a exceção, não a regra. Não dá para contestar um estudo baseado em exceções. Tem que contestar provando que a regra é outra. É assim que se faz ciência: exceções são tratadas como acidentes, não como regra.
Update 5:O trabalho também não reduz as pessoas em números, mas traduz em números o comportamento delas. E o comportamento observado foi que quem mais rezava era quem mais se apegava à vida, e tinha uma morte mais difícil. Simples assim. Pessoas não tão religiosas conseguiam avançar mais facilmente nos cinco estágios do luto, até a aceitação de que iam morrer, a ponto de assinarem uma ordem impedindo o médico de usar técnicas de ressuscitação. Elas reconciliaram-se com sua própria mortalidade. E isto os mais religiosos não conseguem, apesar de tantos ensinos sobre a outra vida e tal e coisa.
Não estou negando a complexidade do ser humano. Estes são apenas fatos. E fatos a gente não nega.
Update 7:-oOo-
Or, isto é mistificação, dizer que o comportamento humano é tão complexo que não pode ser modelado ou medido. E é uma mentira.
O comportamento humano tem sido modelado matematicamente e faz muito tempo. Quem trabalha com mercadologia sabe disso. Por quê você acha que seguro de automóveis é mais barato para mulheres? E mais caro para jovens do sexo masculino? A estatística não mente, quem mais se envolve em acidentes e quem tem acidentes mais caros são os rapazes.
Da mesma forma, a experiência apontou que o uso de técnicas para prolongar a vida é muito mais frequente entre aqueles que aparentam uma religiosidade maior, se considerarmos os pacientes terminais, apenas. É um fato, isto.
Não estamos discutindo quem tem mais medo da morte. Apenas que quando tem uma doença terminal (e só neste caso que o estudo é válido), ateus e pessoas menos espiritualizadas aceitam melhor o inevitável.
Comments
Isso não tem muito a ver com a crença em si, mas com a capacidade de análise e de conclusão, que mediamente nos ateístas é bem mais alta do que nos teístas.
Logo o ateísta médio vai conseguir analisar bem as implicações que a morte terá na sua condição momentânea - que é uma condição de enfermidade - e este virá por bem que a morte constituirá o fim dessa enfermidade, e logo, uma liberação.
O teísta médio terá mais dificuldades com isso. Não só pela incapacidade (ou simples falta de costume) de ponderar sobre as possíveis saídas "metafísicas" para o problema, mas também porque todo teísta tem sempre a dúvida (medo?) de, no fundo, não ter satisfeito às exigências da(s) divindade(s) criadora(s) e logo ter que ser confrontado com as devidas punições.
Beijos
A aceitação da morte não é algo que alguém veja com bons olhos,embora seja uma ciclo natural dos seres viventes.Todas as religiões apresentam uma teoria sobre o que acontece depois da morte,mas ninguém pode afirmar com certeza,talvez por esse motivo sentem-se inseguros e temem a própria morte.Mas em se tratando da morte de um ente querido,a aceitação é mais fácil,como podemos observar em vários casos e com a clássica frase:Deus quis assim!Eu como ateu não temo propriamente a morte,só não quero morrer de forma estúpida.Pra ser sincero vivo bem melhor não crendo em vida pós morte,isso faz com que eu viva tudo de forma intensa,não me apegando a coisas materiais.
Realmente este "medo" da morte em muitos teísta é incompreensível....
Acredito que seja o medo de suas incertezas espirituais... o medo do que lhes aguarda neste pós-morte...
Quem sabe neste momento, muitos não se deparem com o que há de mais deplorável dentro deles mesmos, a verdade nua e crua do que foram e do que são...
E essa percepção se intensifica e o medo da condenação eterna se sobrepõe a alegria do paraíso eterno...
Quanto ao ateu ele têm a consciência de que é o fim... e o que surge é tristeza pelo fim da vida, e os medos normais de um ser vivo perante o ato de morrer....agora quanto ao depois, isso não existe.
Sinceramente...depende muito também das experiências de vida de cada um...
César algumas pesquisas apresentam falhas, você sabe disto.
Uma coisa é a teoria de estudos baseados em alguns dados coletados.
Outra coisa é a prática.
Se esta pesquisa fosse tão real, não haveria explicação o fato de fanáticos religiosos praticarem suicídio! Concorda?
O medo da morte é muito particular. Vai depender muito mais do que a pessoa entende que venha a ganhar em sua própria morte.
O ser humano é um bicho movido a buscar prazeres e evitar dor.
Quando o prazer é maior que a dor, ele aceita a dor atrás de um prazer maior.
A questão de fé ou descrença não é suficiente, é apenas expeculativo.
Abraços
=========
Cesar por favor menino!
Para ser coerente, eu não preciso acreditar cegamente em qualquer pesquisa que aparece!
Não importa o número de dados que se utilizaram. Existe a clara evidência de que o medo da Morte é independente da crença ou descrença de vida após a morte!!!
Um mulçumano se suicida em um atentado terrorista pois além da família receber U$ 25.000 dolares em média, o nome do pobre diabo fica registrado em uma rua, uma praça, em algum livro que eles editam, etc.
O desejo de uma honra é um prazer muito grande para pessoas simples.
Não falei dada demais, para você ficar assim tão sentido!
Segundo:
Por que um Ateu estaria preocupado com esta besteira de que na hora da morte um Ateu apela para forças superiores?
Desencana!
Abraços
=======
Cesar por favor!
Eu não estou sendo contundente. Você que esta achando isto!
Como também não estou a afirmar que todos tem medo da morte ou todos podem superá-la.
O que eu não aceito é uma pesquisa determinar de forma precisa a complexidade humana!
Não dá, é impossível.
Tudo isto é teoria, pois o ser humano é um bicho super complexo.
Numeros não podem dar uma palavra final diante disto.
Em que situações estes dados foram coletados?
Os dados foram coletados em doentes terminais.
No caso a Fé imbui na pessoa uma esperança de milagre.
Agora fora desta situação esta pesquisa não teria espaço.
E esta cheio de fanático religioso que encara a morte com uma coragem que assombraria qualquer um.
Isto sim são fatos incontestaveis.
Eu não estou defendendo nenhuma causa Religiosa ou Atéia.
O que eu digo é que nada pode responder ao ser humano quando ele esta diante de sua essência animalesca.
Pesquisa alguma pode demonstrar isto, pois elas transitam no campo da lógica.
Sentimentos são totalmente desvinculados da lógica.
Não tem como escapar a este detalhe.
Abraços
Ainda não morri e por isso não posso te responder.
Mas, não sejamos hipócritas. Todos temos medo dela.
De onde tiraste esta pesquisa? Gostaria de ver esses resultados e qual credibilidade tem, pois contraria tudo o que sei até aqui. Inclusive pelos ateu que conheço, são muito revoltados com a questão morte, justamente por "acabar tudo". Busca melhores informações e posta novamente, vou acompanhar. Por ora, tenho que discordar desses teu dados (que não são dados).
Desculpa, mas é o que posso expressar diante do que li.
Não concordo com essa pesquisa... Acredito eu que muito pelo contrário, quanto mais "Espiritualizada" a pessoa, menos apegada a matéria ela é, pelo fato de acreditar e ter uma idéia de como são as coisas do lado de lá, após a morte!
sim.
Pois na hora da morte tudo se revela em uma auto analise: os mais espiritualizados sempre se acha em divida pois todas as doutrinas são severas e sempre querem uma chance para se redimir para passar para outro plano(paraíso prometido) sem ônus como se isso fosse possível
na verdade religiões oprimem seus seguidores pelo medo
que na verdade tudo oque nós nos permitimos é permitido..
Essa é uma pergunta interessante, mas a resposta é mais interessante ainda: Quando uma pessoa procura uma religião, é porque ela tem medo da morte, medo do que possa acontecer no outro lado, ou então procura andar certinho na religião na esperança de que forças superiores ajudem ou protejam a vida dela, o que no fundo é um tremendo apego à vida e é um materialismo disfarçado.se voce analizar a fundo uma religião, vai ver que toda ideologia dela baseia-se em duas coisas: a morte, o bem estar físico.Parece contraditorio, mas mas não é.