Tenho direito a pensão mesmo meu pai nunca ter trabalhado de carteira assinada ?

Olá meu nome e lucas tenhos 14 anos e meu pai faleceu a muitos anos,n sei quando nem doq minha familia nunca quiz me falar mas enfim.Minha mae fala q n recebo pensao pois ele nunca trabalhou de carteira assinada n conheço muito bem de leis mas gostaria q algum de vcs me respondece,mesmo ele nunca trabalhando de carteira assinada eu tenho direito a pensao ou n ?

Comments

• Oi Lucas!

Tudo bem?

Aos 14 anos vc é considerado incapaz para tomar decisões, somente sua mãe pode fazer por você. Uma coisa é certa se vc não recebe é porque certamente ele não contribuía para o INSS, A carteira assinada não é tudo, a pessoa pode não ter carteira assinada mas trabalha como autônomo e paga a previdência, mas sua mãe deve saber disso, se ela disse que ele não tinha direitos certamente ela tem certeza. do contrário estaria recebendo.

Não é bom ficar se preocupando com isso, sua mãe está criando vc sem essa pensão e depois vc pensa no seguinte: Seus familiares não gostam de falar sobre seu pai e nem sequer lhe disseram de que ele morreu. Reflita: será que ele morreu mesmo? Quando ela faz algum cadastro, vc já reparou como coloca em seu estado civil, será que é viúva? se for viúva, terá que possuir uma certidão de óbito de seu pai. se vc quer saber de que ele morreu, se é que morreu está escrito na certidão de óbito. Seu pai pode ter ido embora quando vc era ainda pequeno, bem como vc pode ter sido fruto de um relacionamento amoroso de sua mãe com alguém que sumiu.

Receba meu abraço fraterno!

o melhor que faz é esquecer isso, não procure chifres em cabeça de cavalos.

• Olá Lucas, a questão não é ele não ter trabalhado de Carteira assinada, ele poderia ter trabalhado como autônomo. Mas, o problema pode ser , por ele não ter contribuído para a previdência social, seja com Carteira Assinada e/ou Autônomo.

Assim sendo: Se ele não contribuiu de uma forma ou de outra, VOCE NÃO TEM DIREITO

• Tambem nao sei te falar na certeza nao, mas COMO ele faleceu pode (ou poderia) te ajudar em resolver essa questão.

Falo poderia porque em alguns casos há um tempo pra entrar com ação requerendo os direitos.

Primeiro passo, do que morreu, onde morreu (certidao de obito) ... e tambem se quando morreu estava prestando algum serviço.

E óbvio UM BOM ADVOGADO costuma ter sucesso nesses casos.

abraços

• Se ele pagava o INSS como autônomo você tem direito a receber.

Como está recebendo é porquê ele era contribuinte. ´

Carteira assinada é para quem trabalha para alguém ou para uma empresa.

Autônomos não tem carteira assinada.

• Claro q não!

A pensão é do seguro quando ele trabalha, se ele não trabalha com carteira assinada da onde q ele vai te dar a pensão?

• SIM você tem, 1 salário mínimo, independente se ele não trabalha, ou se trabalha sem a carreira assinada

Sign In or Register to comment.