Amigos...Farei uma prova muito importante para a minha vida. Podem me ajudar?
é o seguinte amigos, vou prestar vestibular e por ser em Portugal, funciona um pouco diferente.
Eles te dão alguns textos para que possas analisar e depois, um deles será escolhido.
Fiquei em dúvida sobre algumas frases e gostaria da opinião de vocês.
Então lá vai:
O autor (Português) diz assim:
Por isso, perante um estrangeiro, tendemos a elogiar Portugal, por aquilo que ele tem
de melhor independentemente das nossas virtudes ou da nossa intervenção. As praias, o clima,
a luz, as serras são o maior triunfo português. Depois, timidamente, começaremos a falar de
castelos ou gastronomia, com medo que nos comparem com alguém, com o vizinho do lado,
por exemplo, bem mais faustoso. Em última análise, citamos a nossa “simpatia”. A nossa
simplicidade, cordialidade, afabilidade.
Características que praticamos mais notoriamente com os estrangeiros do que uns com
os outros, diga-se de passagem. Até porque é a vossa opinião que define a nossa autoestima.
E a pergunta é: Atente na última frase do texto: «Até porque é a vossa opinião que define a nossa
autoestima».
1. A quem se dirige o autor?
2. Explique o significado da frase.
É claro que tenho a minha opinião, mas gostaria muito que pensassem e filosofassem comigo. heheheh.
A prova é para Faculdade de Educação Física....Agradeço desde já a todossss...:)
Update:Joao Carlos obrigada pela resposta.
Realmente o autor se refere aos extrangeiros porém, o "vossa", não é mais usado apenas para pessoas especiais e importantes, essa expressão já não é mais usada por aqui.
Aqui o "vossa" é o mesmo que dizer de vocês (no Brasil).
De todas a formas, com essa frase, entendemos perfeitamente, que o autor deixa claro, em nome de todos os Portugueses, a importânca que tem a opinião dos estrangeiros, tanto que, ele diz que ate a autoestima dos Portugueses fica elevada por conta da opinião dos mesmo sobre Portugal. e acabo assim por explicar mais ou menos a segunda alinea..heheheheheheheh.
No meu ponto de vista é lógico...
Comments
O autor se refere aos estrangeiros com o tratamento de "vós". Esse tratamento somente é dado a pessoas muito importantes, classicamente aos reis. O sentido da frase é que toda a gentileza dos portugueses estão voltadas para os visitantes estrangeiros, já que a fama do país é ganha através dessas pessoas.