Catecismo da Igreja Católica ? Me ajudem?
Boa tarde!
Tenho 13 anos, em 1 mês farei minha 1 comunhão. Queria ler o livro Catecismo da Igreja Católica, mas aí estava pesquisando sobre o livro e achei um tal de Youcat - Catecismo da Igreja Católica para jovens ? Que tem menas páginas!! Queria saber qual é melhor pra eu comprar e se eu conseguirei entender.
Catecismo da Igreja Católica = http://www.submarino.com.br/produto/5780129/livro-...
Youcat - Catecismo da igreja católica para jovens = http://www.paulus.com.br/youcat-catecismo-jovem-da...
Obrigado!! Se quiserem me recomendar outro livro, aceito..
Update:Kelvin, não adoramos imagens, e sim lembramos dos santos que nelas estão. Não adoramos ou idolatramos santos, e sim veneramos, respeitamos e temos admiração, usamos eles como exemplos para ser pessoas melhores.. É a mesma coisa de você ter a foto de alguém da sua família que já se foi, que você tem um enorme respeito por ela.
Update 3:Kelvin, não estou de brincadeira em primeiro lugar.
Não me ajoelho por elas, me ajoelho pelo senhor, com a INTERCESSÃO dos santos. Tudo que peço a algum santo é em nome do pai. Lembrando que eu seria idolatra se eu adorasse mais por exemplo a Santíssima mãe de Deus do que o próprio Deus, mas eu ponho Deus em 1 lugar, então não é idolatria. Essas bençãos em questão são realizadas pelo pai, mais uma vez com a intercessão dos santos.
E se referindo ao não fazer imagens de escultura, esta totalmente fora do contexto, você pegou uma parte da bíblia e a isolou das demais. Isto foi escrito num tempo antigo, se referindo a adoração de Deuses da época, se não me engano do Egito. Mas se formos levarmos ao pé da letra, então por que você tem a imagem deste carro em sua foto? Por que você tem fotos de seus entes queridos? Por que tem quadros em casa?
Comments
Youcat é bom pode comprar, foi apoiado pelo próprio Papa Bento XVI e é mais dirigido para os jovens mesmo.
Na fonte está o catecismo pra ler online.
Compre o catecismo em qualquer livraria católica. Custa em torno de 40 reais. Acrescento outro livro que você talvez precise: O código de Direito Canônico
Muito boa resposta para a acusação de "adorar imagens". Prepare-se, jovem católico, você sofrerá acusações infundadas dos infiéis durante muito tempo, e é bom saber refutá-las... Parabéns pela primeira comunhão!
E para os que nos acusam de idolatria, saibam que idolatria é o ato de colocar algo ou alguém antes de Deus em sua vida. Em termos incultos, se você gostar mais da Virgem Maria do que de Deus, estará sendo idólatra, e isso é pecado. Mas se você adorar Deus em primeiro lugar, e depois a Virgem Maria, demais santos e anjos, isso não é idolatria e não há pecado.
Sobre não fazer imagem daquilo que está no céu, esse versÃculo está no antigo testamento, antes do nascimento de Jesus. Neste tempo, não se sabia como era a forma fÃsica de Deus, mas haviam diversas religiões pagãs que possuÃam representações fÃsicas de seus deuses. Deste modo, os seguidores do nosso Deus Javé não poderiam adorar aquelas imagens, porque não eram a de seu deus, que não tinha forma.
Mas a partir do nascimento de Jesus, Deus teve forma, a forma de Jesus, sendo, então, permitido fazer imagens de Jesus (que é Deus) e cultuar Jesus observando sua representação, da mesma forma que você pode sentir saudades de seus avós ao ver fotos deles. Você sabe que eles não são aquelas fotos, porque você não é um demente.
Esse Youcat é melhor para sua idade , pois ele deixa tudo explicadinho e ainda na linguagem jovem ''pra vc entender'' =D
Paz. Leia a bÃblia pois é a regra de fé para os cristãos. Amém?
innocence of muslims
http://www.youtube.com/watch?v=1RagKWM8ldk
Sugestões para leitura:
A BIBLIA NÃO TINHA RAZÃO
ISRAEL FINKELSTEIN, NEIL ASHER SILBERMAN
The Bible Unearthead
A Origem do Cristianismo
Jacó Abramovitch Lentsman
Editora Fulgor
Porque Não Sou Cristão
Bertrand Russel
DEUS UM DELÃRIO
Richard Dawkins
Eu não tenho religião, mas conheço bastante da igreja católica e posso te dizer o que eu digo para as pessoas evangélicas:Não caia na lábia desses charlatões que dizem mentiras que não tem na bÃblia como por exemplo a adoração de imagens.Leia o salmo 115 que você vai ver o que diz a bÃblia sobre as imagens e não e so ai que diz coisas sobre elas, tem outras partes tbm so que não me recordo.Não aceite as coisas como elas sao, se questione dessas "verdades que sao ditas por ai.