Peixe sumutra... machucado ou doente?

Montei um aquario de 30 litros a menos de 2 semanas. No qual possui 2 femeas de sumatra + 2 kinglio cometa + 2 tetra véu.

Uma das femeas de sumatra briga com todos os peixes, mas o caso mais grave é com o da mesma especie... a vitima foi tão encomodada que começou a se isolar, foi então que notei que ela perdeu a nadadeira de baixo, parece que foi roida...ela não nada, não come.

Então quero saber que foi o peixe que comeu a nadadeira, ou se ela esta com alguma doença causada por fungos ou bactérias?

Se for a 1° hipotese, o que eu faço? tiro os dois do aquario ou tiro só o mais agressivo?

Update:

eu comprei o aquario e os peixes numa loja especializada, eles que me indicaram coloca-los juntos.

Comments

  • os barbos sumatra sao mesmo mai violentos, e na verdade, eu nao sei qual das opções é.

    olha só, tira so cometas, e deixa apenas os tetras e sumatras.

    kinguios ocmeta sao inompativeia com os demais peixes do seu aquario, e além disso, eles so podem viver em aguas frias, e com um grande volume, por exemplo, no minimo 50 litros para cada. pois esses kinguiso podem atingir os seus 30 cm facilmente, e além disso, produzem muita amonia, qoue os mata, entao tire-os.

    sobre a sumatra: pode ser as duas hipoteses. eu tinha dois acaras bendeiras, e aconteceu a mesma coisa, um batia muito no outro, e a cauda do outro ja estava um toquinho coitado, então eu devolvi o agressor pra loja, e agora, o meu acará que estava apanhando regenerou a cauda e está muito grande e saudável.

    bem, mas existe um jeito de vc saber mais ou menos. se apenas a nadadeira de baixo esta roida, e as outra estão intactas, pode ser ( eu disse que pode ser, e nao que é) pode ser uma infecção bacteriana que causa necrose nas nadadeiras, outro sintoma, é que a area que está sendo corroida, geralmente fica meio esbranquiçada, e a corrosão é regular, ou seja, ela é roida igualmente nas bordas.

    ja quando sao bicadas de outros peixe,s as nadadeiras presentam lesoes, porem irregulares, e nao estão esbraquiçadas na ponta.

    e geralmente nao é apenas em uma, é principalmente na caudal na anal e na dorsal.

    mas antes de qualquer coisa, separe a agressora, mande-a devolta para a loja, e veja se a agredida nao apresenta melhoras, se vc ver que eela está piorando, é doença, se vc vir que eela está melhorando, era apenas a outra que estava a agredindo. mas tire a agressora emeso, pois se continuar aassim os seus peixes vivrão estressados, e por causa disso ficarão doentes e morrerão!

    espero ter ajudado, até mais!

  • Olá.

    retire imediatamente os sumatras,os kinguios sao de temperaturas de 19 a 22 graus,em que temperatura vc colocou.logo logo os kinguios ou sumatras vao morrer.

    ela deve estar com uma doeça ou foi comida pelos kingios,vc tera que separar os kinguios dos sumatras,sao de temperatura bem diferentes.para seu sumatra agressivo eu sugiro que vc o separe do restante dos peixes,caso so piore a cauda do sumatra saiba que é uma doença,e recomendo Labcon Bacter da Alcon.procure um veterinario.

  • Oi xu eu tb tenho um aquario confesso não conheçer a espécie mas acho que ow eles podem ter brigado ow algo assim pois doenças em peixes que eu saiba não cai nadadeira. Meu peixe teve uma doença ele fikou gordasso e depois tipo que expludiu ow algo assim !

  • Não tem nada de doença o problema é que você não sabe de peixe e colocou uma raça que é agressiva a fêmea de sumutra vai matar todos os seus peixes.

Sign In or Register to comment.