Os 10 mandamentos.... e o catecismo (2)?

Será que esqueceram do 2º mandamento porque vai de encontro com a fábrica de estátuas??

Acho que a igreja usando sua PEDAGOGIA abreviada, para que nós (pobres mortais) possamos "decorar" melhor os 10 mandamentos, resumiu da melhor maneira... retirando (aleijando) o segundo mandamento:

4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Comments

  • A Bíblia ou o Catecismo, quem é a Autoridade Final?

    Antes de começar a examinar as doutrinas Católicas Romanas específicas, devemos determinar quem é a autoridade final.

    Aqui encontramos nossa primeira grande discrepância. A Bíblia declara que ela é a única e final autoridade, enquanto o Catolicismo ensina que existem três autoridades finais. O Catecismo da Igreja Católica, de 1994, declara:

    "Fica, portanto, claro que segundo o sapientíssimo plano divino, a Sagrada Tradição, a Sagrada Escritura e o Magistério da Igreja estão de tal modo entrelaçados e unidos, que um não tem consistência sem os outros, e que juntos, cada qual a seu modo, sob a ação do mesmo Espírito Santo, contribuem eficazmente para a salvação das almas." P. 38, #95 Catecismo da Igreja Católica (1994)

    De acordo com esta passagem, as Escrituras, a Tradição da Igreja (ensinos entregues através dos tempos), e o Magistério (a tarefa de dar uma autêntica interpretação da Palavra de Deus) são de igual importância. Ver também P. 35, #82 De acordo com a doutrina Católica, a Tradição da Igreja e o Magistério são tanto a Palavra de Deus como as Escrituras escritas.

    "A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto é redigida sob a moção do Espírito Santo. Quanto à Sagrada Tradição, ela "transmite integralmente aos sucessores dos apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos apóstolos, para que, sob a luz do Espírito de verdade, eles por sua pregação fielmente a conservem, exponham e difundam." P. 35, #81 Catecismo da Igreja Católica (1994)

    A questão óbvia é o que acontece quando estas três "autoridades finais" discordam entre si. O Catecismo dá a resposta:

    "O ofício de interpretar autenticamente a palavra de Deus escrita ou transmitida foi confiado unicamente ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade se exerce em nome de Jesus Cristo, isto é, aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma." P. 36, #85 Catecismo da Igreja Católica (1994)

    É importante notar que quando o Catecismo explica que a tarefa de interpretar a Palavra de Deus foi confiada à "Igreja", está se referindo exclusivamente à Igreja Católica Romana. Esse é o caso através de todo o Catecismo. "A Igreja" refere-se sempre à Católica Romana.

  • O problema que há entre nós católicos e vós protestantes é a forma de se separar os mandamentos.Todos nós abreviamos os mandamentos,para decorarmos,certo?Mas quando acaba o 1 e começa o segundo?

    Bom,essa parte das imagens faz parte do 1 mandamento,amar a Deus sobre todas as coisas.

    É assim:

    1- ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:

    Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

    Não terás outros deuses diante de mim.

    Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

    E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

    2-Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

    3-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

    Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

    Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

    4-Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

    5-Não matarás.

    6- Não adulterarás.

    7-Não furtarás.

    8- Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

    9-não cobiçarás a mulher do teu próximo

    10-Não cobiçarás a casa do teu próximo,nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo."

  • Disseste bem! Porém nada entendestes!

    No mandamento referido existe alguma restrição quanto a adorar a imagem e semelhança do próprio Deus? Alguma restrição quanto a se encurvar diante de sua imagem e semelhança?

    O próprio Cristo não se ajoelhou diante de Pedro quando lavou-lhe os pés?

    E disse: O que faço não compreendes agora, mas compreendê-lo-ás em breve.

    Pedro sendo pecador foi servido pelo próprio Cristo de joelhos?

    "Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

    Cristo então se ajoelhou e serviu um pecador ou não?

    Um exemplo! Qual exemplo?

    Pedro o pecador se tornaria a imagem e semelhança do próprio Cristo (Vicarius Filii Dei) assumindo o pastoreio das ovelhas de Cristo até a sua volta! (apascenta minhas ovelhas)

    Logo, Cristo se ajoelhou e serviu sua própria imagem e semelhança presente no Vicarius Filii Dei!

    Assim é como o católico reverenciam seus santos!

    Contemplamos a obra do Cristo vivo presente na vida daquele santo e não o homem pecador!

    "E estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo."

    Adoramos a imagem e semelhança de Cristo presente em nosso semelhante!

    Amamos o pecador mais abominamos o pecado!

    Graça e Paz!

  • no Antigo Testamento Deus fala para Moisés construir a Arca da Aliança e nela fazer anjos(ora os anjos nao estao no céu?Entao Deus fez moisés pecar?)Agora vou te explicar):no Antigo Testamento os povos faziam imagens para eles adorar como se fossem deuses e eram imagens pagãs como o do deus baal.Deus entao proibiu eles d fazerem estas imagens.A imagem dos anjos feitos por moises nao sao pagãs e por isto nao foi pecado.As imagens do Antigo Testamento sao pagãs.Já as do santos nao,pq elas sao do cristianismo e isto nao é pecado.os santos nao sao adorados e sim respeitados. DEUS NAO FEZ MOISES PECAR.

  • A religião é um meio de dominação da minoria sobre a maioria. Desde quando surgiu a religião o que foi que melhorou na vida das pessoas? O pouco que teve de melhoras foi obra do próprio homem.

  • APROXIMA-SE O FIM...

  • Não queira ser um legalista maior que Cristo.

    Cristo resumiu os 10 mandamentos em Dois : Ama a Deus acima de tudo e de todos (incluindo dinheiro) e ao próximo como a si mesmo - Ele errou ?

    A igreja usou esta forma resumida de forma PEDAGÓGICA para decorar melhor, já que como está na bíblia é muito difícil decorar tudo. Vc consegue ?...

    Os Dez Mandamentos da Lei de Deus são:

    1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.

    2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.

    3º Santificarás as festas.

    4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.

    5º Não matarás.

    6º Não cometerás atos impuros.

    7º Não roubarás.

    8º Não dirás falso testemunho nem mentirás.

    9º Não consentirás pensamentos nem desejos impuros.

    10º Não cobiçarás os bens alheios.

    Simples assim.

    “Pregando a Verdade e confirmando os irmãos na verdadeira fé, com a graça de Deus construo Catedrais nas almas para que nelas possam habitar o Espírito Santo de Deus” ( Pierry de Craon).

    Visite e deixe seu comentário em meu blog:

    http://berakash.blogspot.com/search/labe%E2%80%A6

Sign In or Register to comment.