Na espiritualidade, há coisa que conquistamos por mérito, fé e misericórdia?

Méritos são coisas que alcançamos por esforço próprio;

Fé é aquilo que acreditamos convictamente, mesmo ser ter em mãos (pelo menos materialmente);

Misericórdia, é quando alcançamos coisas sem merecer ou ter "fé" suficiente.

Na opinião de vocês, estas 3 coisas coexistem na espiritualidade?

Update:

Pelo menos, no Cristianismo estas coisas aparecem meio difusas e interligadas...

Update 3:

Como discernir o que precisamos conquistar através do merecimento, da fé, ou da misericórdia?

Update 5:

ɥıρρǝʋ ʌoıɔǝ(A possessa), estou muito agradecida *-*

No meu perfil eu comecei a escrever um pouco sobre isto.

A reforma é do lado de dentro.

Comments

• Acredito no mérito, sem descartar a fé e a misericórdia.

Mas creio que com fé sem mérito nada acontece e a misericórdia de Deus é a Justiça feita com Amor, então a misericórdia acontece também por méritos (alcançados pela humildade, resignação, e ajuda ao próximo)

Acima de Tudo está Deus, Sua Sabedoria e Seu Amor e Sua Justiça, o que quer dizer que é por mérito acima de tudo(seja nesta ou na outra vida ou vidas)

Mas sendo Deus onisciente ELE pode até antecipar os méritos que ainda iremos alcançar!

• Ágatha;

Méritos muitas vezes são concebidos por pessoas que não os merecem, mas os recebem por serem "amigos do faraó" ..

Fé ,,é crer que o dito "impossível" não faz parte de nossas vidas ..

..misericórdia ,,é o que Deus tem por toda raça humana ,,pois apesar de ser a mais selvagem e destruidora da natureza ,,Ele a escolheu para que depois de "lapidados" possamos merecer a vida eterna ..

Abraços ..

• Eu acredito que as podem sim coexistir.

Eu acredito que um jogador de futebol coerente deveria orar antes de entrar em campo:

"Senhor me ajude a dar o melhor de mim"

Na vida profissional é assim,nem sempre estamos preparados,nem sempre estamos em um bom dia,nem sempre os companheiros colaboram.

Não adianta orar para passar em uma prova ou concurso se você não estudou o suficiente.

Devemos pedir para que ele nos dê tranquilidade na prova,ou que a mesma não seja tão difícil,mas ele nunca vai incutir em nossa mente um conhecimento que não buscamos adquirir.

Como alguém disse uma vez:

"O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho(ou esforço) é no dicionário"

E as vezes até o sucesso é alheio a nossa vontade.

• Tudo o que conquistamos é pela fé e muito pelo mérito.

Temos que ir à luta.

Beijos

• são as coisas com certeza

• as tres coexistem... apesar de seu conceito de fé está um pouco errada...

• Mais importante é a Graça e por que você nem falou dela?

Diante do Meu Senhor Jesus eu não tenho mérito algum e nem quero ter, mas a Graça do Senhor me basta assim como escreveu o Apóstolo Paulo.

Sign In or Register to comment.