Na espiritualidade, há coisa que conquistamos por mérito, fé e misericórdia?
Méritos são coisas que alcançamos por esforço próprio;
Fé é aquilo que acreditamos convictamente, mesmo ser ter em mãos (pelo menos materialmente);
Misericórdia, é quando alcançamos coisas sem merecer ou ter "fé" suficiente.
Na opinião de vocês, estas 3 coisas coexistem na espiritualidade?
Update:Pelo menos, no Cristianismo estas coisas aparecem meio difusas e interligadas...
Update 3:Como discernir o que precisamos conquistar através do merecimento, da fé, ou da misericórdia?
Update 5:ɥıρρǝʋ ʌoıɔǝ(A possessa), estou muito agradecida *-*
No meu perfil eu comecei a escrever um pouco sobre isto.
A reforma é do lado de dentro.
Comments
Acredito no mérito, sem descartar a fé e a misericórdia.
Mas creio que com fé sem mérito nada acontece e a misericórdia de Deus é a Justiça feita com Amor, então a misericórdia acontece também por méritos (alcançados pela humildade, resignação, e ajuda ao próximo)
Acima de Tudo está Deus, Sua Sabedoria e Seu Amor e Sua Justiça, o que quer dizer que é por mérito acima de tudo(seja nesta ou na outra vida ou vidas)
Mas sendo Deus onisciente ELE pode até antecipar os méritos que ainda iremos alcançar!
Ãgatha;
Méritos muitas vezes são concebidos por pessoas que não os merecem, mas os recebem por serem "amigos do faraó" ..
Fé ,,é crer que o dito "impossÃvel" não faz parte de nossas vidas ..
..misericórdia ,,é o que Deus tem por toda raça humana ,,pois apesar de ser a mais selvagem e destruidora da natureza ,,Ele a escolheu para que depois de "lapidados" possamos merecer a vida eterna ..
Abraços ..
Eu acredito que as podem sim coexistir.
Eu acredito que um jogador de futebol coerente deveria orar antes de entrar em campo:
"Senhor me ajude a dar o melhor de mim"
Na vida profissional é assim,nem sempre estamos preparados,nem sempre estamos em um bom dia,nem sempre os companheiros colaboram.
Não adianta orar para passar em uma prova ou concurso se você não estudou o suficiente.
Devemos pedir para que ele nos dê tranquilidade na prova,ou que a mesma não seja tão difÃcil,mas ele nunca vai incutir em nossa mente um conhecimento que não buscamos adquirir.
Como alguém disse uma vez:
"O único lugar que o sucesso vem antes do trabalho(ou esforço) é no dicionário"
E as vezes até o sucesso é alheio a nossa vontade.
Merito
Tudo o que conquistamos é pela fé e muito pelo mérito.
Temos que ir à luta.
Beijos
são as coisas com certeza
as tres coexistem... apesar de seu conceito de fé está um pouco errada...
Mais importante é a Graça e por que você nem falou dela?
Diante do Meu Senhor Jesus eu não tenho mérito algum e nem quero ter, mas a Graça do Senhor me basta assim como escreveu o Apóstolo Paulo.
MÃRITO!!!