Deus é um velho brincando de marionetes?? ou um velho sádico??

Gente.. pensem nisso....

Deus criou Adão e Eva certo?

Deus sabe de tudo certo? Futuro...etc

Adão e Eva "pecaram" e perderam o direito da vida eterna e do paraíso....

Se Deus sabe tudo... Ele sabia que Adão e Eva iam pecar... e mesmo assim criou os 2 e os castigou...

Então deus é um sádico???

Só pra os crentes vai uma coisa.. Não venham dizer que estou sendo usado pelo diabo pra falar isso... e muito menos usar a bíblia pra justificar.. Pois isso que estou dizendo é a bíblia.. é um fato!

Por favor respondam pessoas cultas e capazes de dar uma resposta decente... Nada de fanatismo!

Update:

fiz uma PERGUNTA e não uma AFIRMAÇÃO!!!

Update 3:

Lu_RS - concordo que o mundo deve parar de jogar a culpa em deus e diabo e tomar pra si a propria culpa, mais se deus não sabia que eles iam pecar, então deus nao sabe de tudo..entendeu a da coisa?

Update 5:

“Noca”, gostei de sua resposta.. tudo que se trata de assunto é uma sofisma.. afinal ninguem sabe o que é fato e o que é mentira..

uma característica da palavra sofisma é querer induzir outra pessoa a acreditar no que foi dito. Quanto a isso não acontece aqui, respeito a opinião de cada um, e o que expressei foi uma opinião.. que em momento algum disse ser a minha... abraços e obrigado pela sua resposta!!

Update 7:

Lord_of_dreams

voce entendeu a coisa.. parabens! o primeiro!

fediuk3

sua resposta foi boa tambem... justifico a decisão de deus com amor... valeu a resposta!

Comments

• Guilherme,

A resposta comum para isso é "livre-arbítrio", mas só porque quem responde isso não para para pensar no seguinte aspecto: onisciência e onipotência excluem, automaticamente, o livre-arbítrio de qualquer ser que não seja o onisciente e onipotente.

Se deus é sabe tudo e pode tudo, automaticamente ele não pode ter limítes de conhecimento e poder. Se o ser humano tivesse livre-arbítrio, isso implicaria em limites aos "poderes de deus", já que existiriam coisas que ele não saberia (quais seriam nossas decisões) e coisas que ele não poderia fazer (mudar nossas decisões, nos obrigar a fazer algo). Ou seja, ou deus é onisciente e onipotente ou existe livre-arbítrio. Não é possível que ambos existam ao mesmo tempo.

Logo, se deus existe e é onipotente e onisciente, tudo o que fazemos nós o fazemos porque ele assim quer. E se ele colocou a árvore do conhecimento no Éden, e Adão e Eva "pecaram", foi porque ele quis assim. E se ele castigou os dois por fazerem algo que ele determinou que fizessem, ele é, com toda a certeza, injusto e sádico.

Abs.

• quer uma resposta inteligente ? Isso que você está falando se chama SOFISMA!

• nenhum dos dois... e sei q vc naum tá mentindo... mas isso é pra vc mostrar a desobediência dos homens e q Deus jah sabia q isso ia acontecer, é pq q eu digo q ele existe e naum como esse primeiro aí disse... sou evangélico e sei disso, ok?

T+2

• Ok amigo, pergunta interessante esta sua.

aliás esta pergunta paira na cabeça de muitas pessoas e algumas outras, mas respondendo a tua pergunta, só existe uma resposta clássica para ela.

LIVRE ARBÍTRIO.

• Bom... minha opinião é a seguinte:

Deus é um ser supremo, maior. Tudo bem...criou o homem e a mulher, mas somos todos espirito certo?

Então o que acontece é o seguinte:

Deus nos deu o livre arbitrio para escolhermos como viver aqui na terra, e cabe somenteà nós mesmos determinar se seremos bons ou maus, se cumpriremos à nossa meta, aquela mesma que nos comprometemos a cumprir.

Então Deus é simplismente misericordioso com todos porque nos dá a livre escolha.

Creio também que Deus não castiga não, somos nós mesmos que chegada uma hora temos que avaliar a nós mesmos.

Bom... é uma explicação complicada que não dá para ficar escrevendo, espero que voce consiga entender pelo menos mais ou menos o que penso à respeito.

Outro detalhe:

Acredito na reencarnação, que pra mim é a oportunidade de nos tornarmos cada vez melhores com o passar das vidas!!!! bjs

• Você está certo em quase todas as suas afirmativas, exceto:

"...e os castigou..."; Adão era senhor do paraíso, e esse senhorio só se manteria se ele fosse obediente a Deus(essa era a cláusula única do contrato), não foi, por isso foi lançado fora do paraíso e colheu os frutos que plantou. Todavia Deus poderia tê-lo destruído e feito Adão 2.0; não o fez porque usou de misericórdia. Será que Adão 2.0 teria sido perfeito? Tenho certeza que não! O homem pode escolher entre fazer o certo e o errado. Adão escolheu desobedecer a Deus. Se você for casado, pode escolher entre ser fiel ou não, não é mesmo! Se for infiel em algum momento será descoberto e pagará preço!

Mesmo sabendo que Adão o trairia, Deus o criou, isso se chama amor; mesmo traído Deus o manteve vivo, isso se chama misericórdia. Deus nunca incentivou ninguém a pecar, pelo contrário, sempre deixou claro que teríamos de colher os frutos da nossas decisões. Como podemos acusar Deus de alguma coisa se nós não cumprimos nossa parte do contrato?, além do mais, Deus não é um sádico.

• Deus não é nada disso que você esta pensando...

Deus deu ao homem a consciência, ou seja, a capacidade de deliberar (exige a capacidade de escolha baseada na razão).

No caso de Adão/Eva temos um episodio de que exigiu decisão o homem estava em seu primeiro momento de deliberação.

Na bíblia chamamos de livre arbítrio. Claro que Deus tem o poder de ver o futuro, porém cabe a nós saber para qual caminho devemos ir.

Agora seria pertinente você dizer o futuro não é um só?

Sim, mas nós temos a escolha de mudarmos. Senão seria exatamente isso que você esta pensando, ainda pior, no sentido da culpa e remorso.

Sem usar a bíblia podemos pensar no seguinte exemplo:

Dois irmão do mesmo sexo gêmeos, ambos tem a mesma condições, vive com os pais, freqüentam a mesma escola e etc... Porém um tira melhores notas, consegue o melhor emprego, casa-se e tem uma família. Por outro lado o outro, mata aula, vai mal nas provas, não quer saber de trabalhar e nunca pensa em casar e ainda fuma e bebe umas cachaças.

Qual será que terá um melhor futuro?

Ambos tinham a mesma oportunidade só que um escolheu o melhor caminho!

No mundo há vários cominhos, nós que escolhemos em qual queremos percorrer, Deus não se mete na nossa escolha, pode até lhe fornecer umas dicas, mas a decisão quem toma somos nós.

Abraços

• Cuidado como vc fala de Deus

• Bom...eu cheguie já ter quase esse teu ponto de vista mais com o passar do tempo, e amadurecimento... aprendir ter respeito por Deus....

• Ele não sabia q Adão e Eva íam pecar.Ele deu a eles o livre arbítrio, assim como deu a todos nós.

Deus não manipula nosso caráter.

Ou você acha que você é o que é porque Deus te fez assim?

Não, Deus nos deu livre arbítrio para sermos o que quisermos.

E se escolhermos os caminhos errados, vamos enfrentar as consequências dos nossos próprios atos. E isso não é castigo de Deus.

Coitado de Deus, tudo o q acontece e deixa de aconter é manipulação dele?E se fizermos algo de ruim é porque foi o Diabo que agiu?

É melhor que de assumamos nossas atitudes e nosso caráter.E paremos de por a culpa em Deus ou no Diabo.

E eu creio em Deus sim, até acredito que alguns fatos tem a influência dele, assim como do Diabo, mas não se pode atribuir tudo.

É ignorância pensar que somos manipulados por ambos.

Ah, frequento uma igreja evangélica.

Percebo que há no Yahoo um "enfrentamento" dos ateus aos evangélicos, por conta do preconceito.

Isso tudo pelo fato de algumas igrejas evangélicas, seguirem a risca o velho testamento. O que eu acho um absurdo.

Mas fazer o que?

Vivemos em um país livre, em que cada um pode seguir o que quiser, se estivéssimos no oriente médio, neguinho não ía ficar criticando assim, ía matar quem não pensasse como o governo determina.

Então, vão se coçar, achar algo melhor pra fazer, do que gastar seus tempos com perguntas inúteis.

Já passei por esta fase.

Sign In or Register to comment.