Que fator deve se levar em consideração na escolha da profissão?

Olá! Eu gostaria da opinião de vcs...

Daqui a um tempo eu tenho que prestar vestibular, só que eu e assim como milhares de jovens, estou na dúvida quanto a escolha da profissão.

Eu tava pensando em me formar em Engenharia Mecânica, porque eu AMO carro, só que eu tenho uma dúvida. As pessoas falam que a gente tem que escolher a profissão, a qual se adequada com a gente. Por exemplo: eu gosto de carro, e se eu fosse Engenheiro Mecânico, iria ficar super feliz com essa profissão, só que tem um porém. Qual fator que eu devo levar em consideração: A profissão que eu mais me adequado pelo meu gosto, ou uma profissão que tem mais empego? Porque o que adianta eu me formar em E. Mecânico e depois não achar um emprego nessa área?

Comments

  • Como você já tem em mente fazer o curso de engenharia mecânica, você pode fazer uma pesquisa - pela internet mesmo, ou até por meio de contatos telefônicos para o setor de RH de empresas de fabricação de automóveis - para saber como está o mercado de trabalho nessa área.

    Bem, pelo pouco que acompanho por meio da imprensa nacional, o setor automobilístico tem batido recores de produção nos últimos anos, isso pode ser um sinal de que existem vagas no mercado para engenheiros mecânicos.

    Mas ao escolher uma profissão, qualquer uma, antes de tudo é necessário ter em mente que tipo de vida deseja levar, então é preciso eleger o que é mais importante: satisfação pessoal ou bem-estar financeiro.

    Se sua escolha é a segunda opção, busque em revistas voltadas para o mercado de trabalho, ou até mesmo para os vestibulandos para saber quais são as profissões que possuem carência de profisisonais ou cujo mercado está em crescimento nos últimos anos. Arrisco dizer que os cursos ligados à área de informática e a construção civil estão em alta porque são dois setores da economia que vem se destacando.

    Você pode optar por profissões mais tradicionais, como por exemplo medicina, mesmo havendo milhares de médicos formados todos os anos, essa epidemia de dengue mostrou que a quantidade ainda está aquém da necessária, e se a área de atuação escolhida tiver excesso de profissionais, você pode partir para o interiorzão, que com certeza achará uma colocação profissional.

    Mas se pra você a satisfação pessoal está acima de tudo, embarque de cabeça no curso de engenharia mecânica. Se você se realmente se identifica com a área, certamente conseguirá ser um bom profissional. Mesmo que o mercado de trabalho não esteja lá essas coisas, sempre haverá espaço para um bom profissional. Para ter certeza que esse é o curso que mais combina com você, recorra a testes vocacionais.

    Vou citar o meu exemplo, sempre gostei muito de escrever (acho que dá pra perceber, né? rsrsrsrs)e nunca me imaginei dentro de um escritório fazendo trabalho burocrático ou repetindo as mesmas tarefas todos os dias, sem nenhum desafio mental. Por afinidade, e com ajuda de testes vocacionais, decidi ingressar na faculdade de jornalismo e me formei há cinco anos. Aqui no meu Estado, o mercado está saturado, apesar do surgimento de várias agências de notícias on line, mas mesmo assim, dos 35 colegas que se formaram comigo, menos da metade exerce a profissão.

    Em compensação, não sei se foi pura sorte, ou a paixão mesmo que tenho pela profissão, nesses cinco anos passei por três empresas de jornalismo e fui demitida apenas uma vez, devido a um chefe carrasco e a contenção de despesas e fiquei menos de dois meses sem emprego e fui para uma empresa melhor que a anterior. Eu sou apaixonada pela minha profissão, que infelizmente não me rende um salário que me dê a vida confortável que sempre pretendi, mas como estou na área que gosto e me esforço para fazer sempre o melhor, sei que um dia chego lá.

    Então, caro Jonathan, se a sua praia é mesmo engenharia mecânica, mergulhe de cabeça, mesmo que depois você viva cheio de dívidas, o próprio trabalho irá fazer esquecer os problemas financeiros, rsrsrsrsr.

    Espero ter ajudado.

  • Opá !! vc deve escolher o que te traz mais alegria e prazer, pois se vc gosta tanto de carro e quer se qualificar na area vc ja tem pontos positivos uma vez que fazendo o que vc gosta vc se torna muito mais disposto a buscar conhecimento na area... e se vc for bom o melhor independente do que for, seja engenheiro mecanico, lixeiro, professor, engenheiro civil enfim seja la o que for sendo o melhor nunca vai te falta emprego !!!! ...

  • Para evitar ou pelo menos reduzir muito essas duvidas e a angústia que vem com elas, é preciso entender como se faz a escolha de uma profissão ,quais são os instrumentos de que se dispõe , como avaliar bem o que dizem seus interesses, aptidões, competências e potencialidade.A sua história de vida , já que a escolha é construída, não acontece de um momento para outro,mas solidifica-se com o tempo.

    Faça algo, mesmo que tenha mais tarde direcionar para outro campo, seja útil, de consignar.

  • se voce estudar eng.mec.,sera um eng.mec.

    isto lhe trara bons salarios.

    no caso de não arrumar trabalho

    abra uma oficina e seja um mecanico.

    carros que é sua paixão

    não faltaria pro conserto.

    até breve

  • pois é ... como vc já ouviu o ditado de que nada é do jeito que nós queremos né , não adiantaria vc se formar em uma profissão que não pudesse exercer depois então que tal vc estudar para algo que tenha mais espaço de trabalho e que vc pudesse superar ... ou seja , não uma que vc gostasse e sim uma que te traria trabalho e que vc não odiasse

  • Deve ser péssimo passar o resto da vida fazendo algo que não goste, mesmo ganhando dinheiro. O stress vem junto e traz doenças também.

  • Olha tem somente dois fatores que interessam, vocação e aptidão, faz um teste vocacional, ali o profissional vai te dizer se tu tems ou nao aptidões para tal ou qual carreira, se não tiveres vocação para uma determinada carreira nem adianta tentar.

    Salário e ganhos são uma consequência de outros fatores mais principalmente de ter vocação para determinada atividade, conheço arquiteto, que não exerce e é feliz fazendo outra coisa completamente diferente, tem tambem advogado, que não consegue uma causa por que foi a estudar uma carreira que não tem aptidão, foi por que achaba que advogado ganha muito dinheiro e assim por diante

  • A vocação para um determinado tipo de profissão ou o salário.

  • No meu caso eu escolhi a minha profissão (jornalismo) levando em conta apenas dois fatores:

    1. Qual eu mais gostava

    2. Testes Vocacionais

    No meu caso funcionou, não sei se servirá para você.

    Primeiro você lista dez cursos/profissões que gostaria de exercer.

    Depois faz um teste vocacional e compara os resultados.

    Para se fazer um teste vocacional, normalmente deve-se procurar um psicólogo ou pedagogo, e eles cobram o serviço. Porém é um investimento muito bom.

    Se quiser uma outra alternativa, você pode acessar o link que segue abaixo onde você pode encontrar um ótimo teste vocacional que tem cerca de 75% de acerto, porém não é uma verdade universal.

    Antes de fazer o teste, faça a lista, colocando os primeiros como os que mais gostaria e os últimos que menos gosria e depois faça o teste vocacional com o máximo de atenlção às perguntas que parecem ser meio bobas.

  • salario sem dúvida...

Sign In or Register to comment.