O fanatismo não beira à insanidade mental?

Ex-marido mata ex mulher em nome de Deus

RIO - Elizabeth Duhau Rego, de 37 anos, foi morta a facadas pelo ex-marido no sábado, em Miguel Pereira, mas seu corpo só foi encontrado nesta terça-feira, depois que o assassino, João Inácio dos Santos, de 41 anos, foi até a delegacia confessar o crime. Santos disse em depoimento que matou em nome de Jeová, alegando ser um dos 144 mil escolhidos para entrar no reino dos céus. Ele disse ainda que sua ex-mulher seria a sua primeira vítima, de uma lista de muitos assassinatos que ainda cometeria. Santos decidiu se entregar depois de assistir a uma reportagem no fim de semana, sobre presidiários que faziam o curso de direito dentro da cadeia. Ele foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, pois premeditou o crime e queimou as roupas depois de matar Elizabeth.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/11/04/ex-mari...

Brasília: Evangélico mata patrões "em nome de Deus"

O agricultor Raimundo Nonato Carneiro, 31 anos, descreveu a cena em prantos. Às 16h de ontem, ele viu o ex-colega de trabalho, Altaíde da Silva Macedo, 24 anos, matar os patrões a pauladas, pedradas e golpes de machadinha. Os produtores rurais Tatsumiro Iki, 64 anos, e a mulher, Iria Ono Iki, 61, foram assassinados na chácara onde viviam e trabalhavam há cerca de 40 anos, no Núcleo Rural Vargem Bonita, Park Way. Altaíde, que passou a freqüentar uma igreja evangélica há três meses, disse que cometeu o crime “em nome de Deus”. O rapaz tinha sido demitido na quinta-feira porque incomodava os patrões, ao afirmar diversas vezes, que eles estavam “possuídos pelo demônio”. “Eu não me arrependo de nada. Fiz o que meu Deus mandou”, afirmou Altaíde, que confessou o crime.

Altaíde começou a trabalhar na chácara há oito meses. Os problemas com o casal começaram depois que ele passou a freqüentar um núcleo de oração da Igreja Universal, que funciona na Vargem Bonita. De acordo com Nonato, o rapaz, freqüentemente, pedia para exorcizar os patrões.

Mas meu Deus mandou eu tirar os demônios deles de qualquer jeito”, disse o rapaz. “Eu peguei uma pedra e comecei a bater nela. O seu Iki veio por trás e me bateu com um cabo de vassoura. Bati nele também com a pedra. Depois peguei um pau e a machadinha. Não me arrependo.”

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/08/3...

SC: jovem teria torturado mãe "em nome de Deus"

A polícia de Blumenau, a 200 km de Florianópolis (SC), informou que um jovem confessou ter espancado e torturado a mãe até a morte e afirmou ter agido em "nome de Deus". Alexandro Seixas, 20 anos, foi preso em flagrante por policiais na segunda-feira, dentro uma igreja evangélica.

Os policiais encontraram o corpo da mulher e vários objetos, como pá de pedreiro, martelo, cordas e faca. Na delegacia, o jovem teria afirmado ao delegado responsável pelo caso, Henrique Stodieck Neto, ter "tirado o demônio do corpo da mãe" e agido para "atender um pedido de Deus".

"O filho fez de tudo para torturar a vítima durante toda a madrugada, antes de matá-la na manhã de ontem. Foi algo inimaginável", disse. "Ela foi amarrada, teve os mamilos cortados e sofreu vários tipos de crueldade".

Seixas poderá ser indiciado por homicídio doloso, com agravantes de ser cometido com meio cruel, sem possibilidade de defesa da vítima e por motivo fútil.

Fora as demais atrocidades ocorridas em diversas religiões, a maneira como a mulher é violentada em várias outras religiões, como querer forçar uma criança estuprada a ter filhos não desejados, pergunto:

O fanatismo não beira à insanidade mental?

Obrigada.

Ana

Update:

lula,

fiz uma pergunta e não uma acusação. Reveja, você, seus conceitos.

Obrigada.

Update 3:

Dani e Kilatam...

Concordo com vocês. Crimes acontecem, também, pelo fanatismo. Qualquer tipo de extremismo, na minha opinião, está as portas da insanidade. Bem como, algumas pessoas insanas, loucas e com psicopatias se utilizam da religião e, pela ausência de culpa dentro delas, se justificam através audições de pedidos divinos ou mesmo da visão do capeta. Isso, muito se parece com alucinações. Estas alucinações podem piorar com o fanatismo, por exemplo, religioso.

Abraços

Comments

  • Amiga Ana........

    Por ser ateu, muitas vezes, minha opinião não é tida com respeito nesse fórum, pq parte-se do princípio, que quem não crê, não pode opinar sobre deus e religião, e qualquer opinião feita, é validada como critica destrutiva.

    Eu, vou um pouco mais longe que vc, em afirmar que "O fanatismo É insanidade mental".

    Conheço pessoas, que frequentam religiões, fazem amigos, encontram conforto e esperança, se sentem bem no grupo, se alegram e levam uma vida otimista e feliz. Estas pessoas, possuem um filtro. são capazes de usar o que lhe é benéfico e descartar o que não aprovam ou não enxergam como certo.

    O fanático, não é assim. Ele aceita, não discute, obedece e encontra na suposta fé, motivos para objetivar seus atos, quaisquer que sejam.

    Sem excessão, todos os fanáticos que conheci na vida, tinha moral ou equilíbrio psicológico questionável.

    De certa forma, a religião, passa a ser um "freio" auto imposto, uma espécie de cabestro, para reprimirem seus instintos mais obscuros.

    Acontece que estes instintos existem, e tentar equilibra-los com dogmas, geralmente não dá coisa boa.

  • Ana, esses casos que vc nos mostrou não estão beirando a insanidade mental... Estão completamente loucos!

    Tudo q é demais faz mal!!!!

    =]

  • Ñ seria ao contrário? A insanidade levando ao sintoma?

  • Existe realmente algo de insano na religião sem Deus. O fanatismo é fruto de uma mente doente , que só enxerga o que quer e o faz em nome de Deus.

    Deus e a biblia não produzem mentes assim, pelo contrario produzem no cristão a mente de cristo que , seria amorosa com tendencia pacifica e que se autodomina.

    O contato com Deus leva o homem a amar e respeitar seu semelhante , jamais produz intolerancia , violencia ou perseguição .

    A religião sem Deus , apaixonada sim , leva a loucura do fanatismo que faz coisas em nome de Deus mesmo que seja matar o proprio Deus.

    Um abraço

  • Concordo com você, e para aqueles que acham o contrário, recomendo ler "Temor e Tremor" de Kierkegaard, onde este filosofo analisa a atuação de Abraão frente as promessas de deus, sei que ninguém que se diz cristão teria coragem de fazer o que o pseudo Abraão fez, nem a pau, Juvenal.

  • Olá!

    Ana, muito em breve teremos crentes que, além de fanáticos serão extremistas. E não me admira se um dia eles sequestrarem um avião e atirarem ele sobre uma igreja católica, um centro de umbanda, uma casa noturna...

    Inté...

  • "Uma pessoa tendo um delírio, é um louco. Várias pessoas delirando são uma religião."

    Essa frase é de uma pessoa que conheci no ENCORAJE.

    Respondendo as outras duas perguntas:

    1) No espiritismo sempre perguntamos o por que das coisas. Nossa fé é raciocinada, não aceitamos qualquer coisa. Tudo é examinado.

    2) Deus não manda ninguém fazer o mal. Quem faz o mal são seres humanos problemáticos. O deus das religiões é um deus antropomórfico, com características e sentimentos humanos. O Deus do Espiritismo não é assim.

  • Nossa fiquei chocada ao ler isso, como assim matar em nome de Deus? 144mil escolhidos? Meus Deus até onde esse mundo vai parar. Ainda bem que vc não generalizou como muitos, eles falam os crentes. Esses aí sim são fanáticos e absurdamente ignorantes, onde já se viu Deus que é a vida e compaixão e nos mandou amar o próximo como a nós mesmos mandar matar alguém, se fosse assim |Deus mandaria alguns suicidadrem tbm. Deus é amor e misericórdia e justiça. Deus te abençoe. Sou evangélica e não sou fanática. Fanatismo e obedecer a voz de Deus não tem nada a ver uma coisa com a outra.

  • Nem precisamos it tão longe, neste site estão manifestações claras de fanatismo.

    O que as pessoas escrevem aqui, é o que elas REALMENTE pensam, e se não tomam atitudes extremas como as descritas acima, é porque tem medo mas não falta VONTADE.

    A "demonização" do cristianismo como é feita na maior parte das "igrejolas" é preocupante. Os seguidores destas "igrejolas" são pessoas incapazes que perceberam a manipulação a que são submetidas.

    Agora que esta "demonização" chegou a mídia de grande alcance, cada vez teremos notícias tristes e preocupantes quanto estas.

    Mas temos a obrigação de alertar pelo menos os frequentadores desta seção para que eles sempre analisem e questionem seus "líderes" religiosos, para evitar que também sejam vítimas de uma fé deturpada provocada por pessoas que só querem DINHEIRO E PODER.

    Abraço.

    II Pedro: 3: 15-17

    Reconhecei que a longa paciência de nosso Senhor vos é salutar, como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado.

    É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras.

    Vós, pois, caríssimos, advertidos de antemão, tomai cuidado para que não caiais da vossa firmeza, levados pelo erro destes homens ímpios.

  • Infelizmente há sitas que fazem lavagem cerebral nas pessoas para tomar-lhes dinheiro e deixá-las loucas, como nesses casos. Igrejas como essas e seus "pastores" responderão a Deus tb...

    A doutrina da minha igreja não manda matar ninguém e muito menos prega a intolerância!

    Faço tudo em nome de Deus, minha vida entrego a Ele a cada momento, tudo que faço é para a honra e glória do Seu nome. Claro que não mataria ninguém, pois é um dos mandamentos "Não matar", e o maior é "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"!

Sign In or Register to comment.