Esta frase de Leonardo Boff é lapidar para entender os fenômenos espíritas.Concordam?

Muitos amigos dizem não ver sentido nos fenômenos espíritas ou na filosofia.Contudo reconhemos que há uma complexidade no modo de absorver conhecimento.

A frase abaixo de Leonardo Boff, sintetiza bem e corrobora meu modo de pensar a respeito da complexidade de absorve idéias novas.

"Compreender não consiste em elencar dados. Mas em ver o nexo

entre eles e em detectar a estrutura invisível que os suporta. Esta não aparece. Recolhe-se num nível mais profundo. Revela-se através dos fatos. Descer até aí através dos dados e subir novamente para compreender os dados: eis o processo de todo o verdadeiro conhecimento"

Vejam também:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aq...

Update:

+++++++++++++

Neanderthal.

Os fatos espíritas, abstraindo os casos anímicos, já foram confirmados por pesquisadores independentes,pertencentes à comunidade científica,entre os quais, laureados como Charles Richet,William Crookes,Alfred R. Wallace entre outros.

Evidente que a constatação de uma inteligência fora da matéria atrás daqueles fenômenos causou uma perplexidade no meio científico, levando a comunidade a adotar uma postura de negação sistemática ante o inexplicável.

Update 3:

++++++++++++++

Fernando S.

Acredito que você é sincero em tuas convicções, assim como sou sincero nas minhas.

Mas entre mim e ti há os fatos.

É evidente que para fatos de observação, como é comum em qualquer ciência, sua teoria dependerá, ou sofrerá a influência de nossas concepções filosóficas e conceitos firmemente arraigados.

Fora o nível de profundidade nas experiências que cada um tem acerca dos mesmos.

Comments

  • A frase é realmente boa. Quanto aos fenômenos espíritas, pessoalmente considero que não se trata de ver sentido no fenômenos espíritas mas saber se eles ocorrem ou não. Ou se a explicação espírita para determinados fenômenos é a mais adequada. Como cético, eu considero que não há evidência que corroborem o espiritismo. E se algum dia algum fenômeno for comprovado (o que eu não creio), certamente haverá explicações mais em acordo com o que conhecemos da física do nosso universo.

  • Esse deve ter sido o motivo da expulsão dele da ICAR. rsrsrsr

    O Boff foi um dos expoentes máximo da Teologia da Libertação que afrontou o Vaticano durante o períoda da Guerra Fria e essa frase dele é lapidar, sim. para se entender os fenômenos mediúnicos. João, os fenômenos são da humanidade não do espiritismo. O espiritismo mostra o fenômeno, nunca os cria.

  • A cada dia que passa, está ficando mais difícil pra mim, responder perguntas dos amigos espíritas! Elas estão muito acima dos meus conhecimentos! Falo de cultura em todos os sentidos!

  • Olhe, a respeito da veracidade dos fenômenos espíritas e, em especial dos fenômenos mediúnicos, eu sugiro a todos - espíritas e não espíritas - que procurem ler os excelentes livros espíritas "Mecanismos da Mediunidade" psicografado por Chico Xavier (e "ditado" pelo espírito do Dr. André Luís) e "O Livro dos Médiuns" escrito por Allan Kardec... São excelentes livros espíritas que explicam minuciosamente como ocorrem os fenômenos mediúnicos... Para se entender o livro espírita "Mecanismos da Mediunidade" deve-se ter algum conhecimento de física (eletricidade, eletromagnetismo, hidrodinâmica, eletrodinâmica, ótica, ondas, acústica)... Através do estudo sério e profundo destes livros é possível se adquirir uma boa noção dos fenômenos mediúnicos e portanto dos fenômenos espíritas... Sem estudo, com ter algum entendimento sobre algum assunto?? Para se entender e acreditar na Doutrina Espírita é necessário que estudemos os maravilhosos e altamente instrutivos ensinamentos da Doutrina Espírita que são também altamente educativos... Sem estudar, ninguém tem como entender de espiritismo, de física, de biologia, de matemática, de química ou de qualquer outro assunto... Do estudo sério e profundo nasce a luz pra tudo...

    Leia livros espíritas..... Estude..... ANALISE.... REFLITA....

    Boa sorte!!!

  • sei la mais parece legal a frase

    como eu nao entendo muito de espiritismo nao tem como eu te responder ao certo

  • O que o Leonardo Boff disse está certíssimo. Você tem que interpretar os dados e tirar algum sentido deles. Isso é lição básica, antiga e fundamental pra qualquer coisa. Mas isso é ciência, não é espiritismo. Só porque ele usou a palavra 'invisível", você fica todo animadinho pra aplicar ao espiritismo? Vá em frente. Quem sabe, se você for criterioso como o Boff provavelmente acha que deveria ser, você não percebe a mentira que é o espiritismo?

    ---------------------------------

    Sim, entre mim e ti há os fatos. E, se o pessoal que viu as primeiras manifestações de mesas girantes e batidas na madeira tivesse feito o que Leonardo Boff falou, em vez de correr pra atribuir tudo a espíritos, talvez nem tivesse surgido toda uma doutrina fantasiosa a partir desses fenômenos perfeitamente naturais do ponto de vista materialista. Os fatos não permitiram nem mesmo a conclusão de espíritos existem.

  • A complexidade de absorver idéias é parecida com a da montagem de um quebra cabeças.

    As peças têm que se ligar inteira e perfeitamente para comporem a imagem. Então a complexidade está relacionada à nossa capacidade de ver a imagem. E "ver a imagem" significa não só identificar se uma peça se encaixa e como se encaixa, mas tambem de antever o quadro.

    Por isso as idéias não podem ser totalmente descartadas se não se pode antever o produto final.

    Especialmente porque ninguém ainda apresentou o quadro inteiro.

  • Sim concordo!

Sign In or Register to comment.