“Acabei” com a vida do meu irmão e me sinto extremamente mal por isso?
Tenho 16 e meu irmão tem 18. Lembro que quando nós éramos bem mais jovens, na época eu tinha 7 anos e ele 9, eu me zanguei com ele por uma bobagem e aqui em casa tem varias escadas, algumas muito, muito altas. Assim que ele parou por alguns segundos diante de uma das escadas mais altas eu o empurrei. E essa bobagem que fiz faz com que ele ficasse preso em uma cadeira de rodas. Sim, ele ficou cadeirante (por sorte não morreu) por causa dessa maluquice sem motivo que eu fiz. Pensei que ele nunca iria me perdoar mas ele é uma pessoa muito boa e desde que soube que ia ficar sem andar nunca jogou a culpa, que ele sabe que é minha, sobre mim. Todos me julgam e ele que era a pessoa para mais me ter ódio age super bem comigo. Mas ver ele desde criança preso numa cadeira de rodas por minha causa é muito difícil. Não posso vê-lo que já me vem uma vontade de chorar. Meu pai até hoje tem uma raiva enorme de mim, tanto que mal fala comigo e minha mãe tenta ignorar o fato, mas quando discutimos ela esfrega a culpa na minha cara. Só sei que com isso meus pais acabaram se separando, meu irmão foi morar com meu pai e eu e minha outra irmã (uma que tem 21 anos) viemos morar com nossa mãe. Hoje meu irmão vem visitar minha mãe e eu sempre fico nervosa com isso porque sempre me dá uma crise de choro e de nervos e minha mãe fica agindo como se me odiasse quando ele está aqui. Porque diabos eu tive que empurrar ele dessa escada? Desde então eu nem sei mais o que é vida. Poxa, não consigo nem dormir pensando nisso.
Comments
Sei que é uma situação complicada. Mais complicada ainda se você não arrancar isso do seu coração!
Pois se o seu próprio irmão já te perdoou é porque ele é mais sensato do que os seus pais!
O que você tem que levar bastante em conta, é a idade que você tinha quando tudo aconteceu "7 anos" todo mundo sabe (inclusive seus pais) que a idade de uma pessoa para alcançar a verdadeira percepção da razão e do mundo à sua volta, é a partir dos 12 anos de idade. Se toda vez que seus pais tentarem, de alguma forma, trazer isso à tona, e você lembrar a eles essa simples questão. Aos poucos eles vão perceber que estão te condenado de uma coisa que você não tinha razão suficiente para ser condenada pelos atos. Confesse ao seu irmão tudo que você está passando e peça para te ajudar com relação aos seus pais. Pois se ele te perdoou, Deus nem te condenou por isso. Seus pais, mais do que nunca! Deveriam compreender e se unirem contra esse tipo de atitude. Pois vão acabar martirizando à você e o seu irmão!! Ou você acha que ele não percebe o seu sofrimento também? O que todos! Inclusive seus pais! Deveriam fazer, era se unirem, e não se separarem. Pois se tomaram essa atitude por causa disso é por que são muito imaturos. E pela forma com que você retratou essa história, percebo que está bastante madura para deixar isso dominar sua vida.
Espero ter ajudado!
Se precisar de um amigo, me add no Facebook através do endereço: [email protected]
Estarei sempre disposto a ajudar. Abraços!!
Confesso que veio uma lágrima quando terminei de ler, história bem pesada. Mas você tinha 7 anos quando aconteceu. Quando eu me lembro de fatos de quando era criança (tenho 18 anos) eu percebo que se tivesse que fazer novamente eu faria tudo diferente, mas depois de refletir diversas vezes eu percebi que tudo o que eu fiz de errado serviu para formar o meu caráter, e que hoje eu sou alguém que foi construÃdo ao longo desses anos pelas mais diversas situações.
Eu acho que você deveria tentar pensar assim também. Quando você tinha 7 anos era outra pessoa, completamente diferente, sem noção das coisas. Seus pais, que tanto te culpam, deveriam também se culpar, porque deviam saber que crianças não sabem das coisas, ensinar, vigiar, etc. E deveriam saber também que você não queria que isso acontecesse, mas a vida é assim, coisas acontecem tão rápido que fogem do controle.
Nada do que eu diga vai te ajudar, há certas coisas na vida que você precisa superar sozinha, essa é uma delas. Quando eu tinha 16 anos eu comecei a mudar a minha vida, foi algo que aconteceu do dia pra noite, eu comecei a trocar meus hábitos, mudar meus pensamentos, enfim, deixei de aceitar tudo o que meus pais me impunham e passei a decidir o que eu queria da minha vida, qual filosofia eu seguiria, com o que eu me importaria, o que seria certo ou errado para mim, enfim, eu me tornei quem sou. Talvez seja disso que você esteja precisando. Reflita sobre a vida, não só o seu problema, reflita sobre o que as pessoas valorizam, do que elas têm medo, para quê elas vivem, aà você vai descobrir que muita coisa considerada 'normal' está errada e que você pode mudar a sua própria realidade simplesmente encarando as coisas de uma outra maneira.
Acho que falei demais e como já é tarde e a reflexão é muito delicada a resposta pode ter ficado meio confusa. Mas não desanime com o que as pessoas acham de você, porque eu já tentei agradar aos outros, principalmente meus pais, e foi aà que eu percebi que se eu continuasse com isso nunca seria feliz, e mudei. Boa sorte com seus pensamentos.
E veja a letra dessa música, ela fala sobre não deixar os outros invadirem sua mente:
http://www.youtube.com/watch?v=We4hoe0eM6k
Até mais, espero ter ajudado.
Acho que você,seu irmão e seus pais devem chegar junto e colocar tudo a limpo pra se esquecer as mágoas mesmo que ele não tenha guardado rancor,seria bom dizer pra sua mãe e seu pai que devem superar o fato e lembrar que você era pequena e ingenua e fez algo que foi sem maldade aparentemente. Espero que tudo isso se resolva ou vai carregar esse fardo pro resto dos deus dias!
tente conversar com sua mãe sobre o ocorrido, não adianta esconder as emoções porque é o único modo de você expressar arrependimento. este veneno que você tem em sua mente, não vai sair enquanto você não esquecer o passado...
caraca que historia em, sei que não foi uma pergunta vc só tava tentando desabafar, acho que vc não acabou com a vida dele alias ele age super bem como vc falou, mas o problema são seus pais que brigam com vc e joga isso na sua cara como se a culpa foi toda sua,vc era criança não sabia de nada eu mesmo ja fiz algo parecido, vc tenho 15( bela idade para ajuda), vai por min supera isso fala mais com o teu irmão se ele ta feliz vc não acabou com a vida dele, ignora um pouco seus pais, bem eu faço isso ou então fico muito mal.
va a um psicologo vc e seus pais.
http://ask.fm/miquinho17