Como você interpreta a frase "Amai o próximo como a si mesmo" ?
Jamais conseguiremos sentir pelo próximo o que não sentimos por nós.
Se você se recrimina demais, irá recriminar os outros demais.
Se você se cobra demais, irá cobrar demais.
Se você tem compaixão por si mesmo, consegue se compreender e perdoar, consegue então mais facilmente ter compaixão e perdoar seu próximo.
Os assassinos são tão cruéis e perigosos exatamente por não terem nada a perder. Não tem amor a vida. Então conseguem matar.
Resumindo: Essa frase na realidade não seria um mandamento, e sim uma verdade absoluta: Nós já amamos o próximo como amamos nós.
Agora, quanto a fazer caridades, ajudar o próximo, isso não são sensações, sentimentos. A grande maioria dos casos são levados, não pelo amor, compaixão, mas pela obrigação moral e o medo.
Ou seja: Já não estariam todos cumprindo essa suposta Lei?
Update:XYZ, é isso que estão ensinando nas igrejas? Que Amor não é sentimento, é atitude? Segunda pessoa que diz isso...
Agir de forma contrária a nossa vontade, quer queiram ou não, é hipocrisia.
Update 3:Sol da Justiça,
Sentir algo não quer dizer receber algo.
Segue abaixo significado da palavra HIPOCRISIA:
"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e SENTIMENTOS que a pessoa na verdade não possui."
Update 5:UPS,
Desculpe, mas eu acho que você não está bem...rs
Comments
Prezado amigo Gangrel, eu acredito que a interpretação dessa frase é algo totalmente oposto ao que pregam a maioria dos cristãos (leia-se, não todos). Quem ama ao próximo, antes de qualquer coisa, o respeita, o compreende e o aceita. Isso não acontece no meio religioso que prega a diferença e a divisão a todo tempo. E esse amor, não basta ser um amor de caridade, que no Natal, em época de tragédias como a de Santa Catarina, se manifestam, isso para mim é mais uma "faxina de consciência". Amor é praticado o tempo todo e em todos os lugares.
Abraços, paz e saúde!
Eu concordo PLENAMENTE.
Acho que não pdoemos dar aos outros aquilo que não temos nem para nós mesmos!
E não leio essa frase como uma obrigação falsa e impossÃvel, de amar de verdade até mesmo nossos "inimigos"... acho que respeito já estaria de bom tamanho.
Detesto hipocrisia.
Beijos
Quem disse que a vida é fácil......
Capitão Nascimento...
e mais fácil um camelo passar em um buraco de uma agulha!!
Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso!
Salam
Não entendo amar ao próximo e sim respeitar e ser respeitada pelo próximo. Amor é 1 sentimento egoÃsta.âé puro egoÃsmo.
Se o próximo não me respeitar eu pago na mesma moeda, isto é, dou a outra face.
A verdade absoluta é D'eus e este conceito não pode ser analisado, julgado. O conceito D'eus só pode ser aceito ou rejeitado.
Ah h por conta da hipocrisia deixastes cair o véu que cobria a tua face. E eu dei a outra face à você. k²
Sem comentários adicionais.
Ma' Salam
Pra mim, o absoluto se manifesta no relativo sempre... As verdades absolutas já estão prontas no Universo, apenas conhecemos parte delas e aos poucos dependendo de nossa evolução atual.
Ainda não me sinto no direito de dizer que amo todos que estão ao meu redor, consigo amar, penso, que sem apego, os que são mais próximos a mim e ter compaixão pelas outras pessoas que não conheço. Procuro não guardar mágoas de quem me prejudica, procuro entender o que a fez agir assim, mas não consigo ama-la, por mais que queira ainda... Perdoar, na maior parte das vezes acho que consigo. Mas, acredito que em nossa essência permanece o absoluto e que vamos descobrindo essas qualidades inerentes a nossa vontade, aos poucos... Um dia, tenho certeza de que chegaremos a amar verdadeiramente, incondicionalmente, qualquer pessoa..
Eu interpreto a frase q se vc se ama vc deve amar a outra pessoa como vc se ama pois Deus criou o ser humano e tds os outros animais igual inicialmente porem por conta dos animais serem seres irracionais, o ser humano tirou proveito deles e entao os animais sao considerados inferiores como em certos lugares q ha discriminaçao e isso contraria td o q Deus queria do ser humano
a pessoa não tem nada a perder se fazer o mau as vezes, por isso a fé, a pessoa tem que crer que o outro merece o bem, a lei de Deus é espiritual e o espirito nem sempre segue a razão (pode perguntar a Freud) ICorÃntios 2 : 14 Ora, o homem natural não aceita as coisas do EspÃrito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
espirito é a nossa vida e é, vida (respiração) alma é conciencia pensamentos. ninguem entende a existencia da nossa mente, ego. o cerebro é capaz de fazer calculos frios como um computador o espirito da o entendimento. Acredito que espiritual seja sinestesia, capacidade de perceber as coisas atraves de simbolos que não tem relação direta com o significado, por exemplo ver cores em sabor. Havia um homem que fasia calculos sinestesicamente e por isso os cientistas o estudaram, colocaram um longo numero Pi na frente dele e colocaram erros sem ele saber, ele ficou intranquilo e na paisagem que viu apareceram montanhas que simbolizam os erros que ele não notava concientemente. existem coisas que a palavra escrita não podem reproduzir então Deus optou pelo simbolismo
ICorÃntios 1 : 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem
da alma vem a razão e a fé e do espirito a vontade, como não há motivo racional para o mal então o mal vem do espirito, se não bastava ensinar a fazer o bem!
O mandamento de amar foi expresso pelo Senhor como tendo duas partes:
1ª - Ama a teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
2ª - Ama a teu próximo como a ti mesmo
Esta primeira parte que você desconsiderou no teu raciocÃnio é justamente a que faz toda a diferença!
esse amor, que Jesus se refere, é um sentimento de ajuda, e carinho pelos outros. por exemplo... com essa tragédia em Santa Catarina, o Brasil, está se mobilizando e ajudando as vÃtimas. isso é um grandioso exemplo de amor. é muito difÃcil amar o nosso inimigo, mas tem de ser praticado. fique com Deus. e espero ter esclarecido algo pra você.