Irreligiosos, vocês concordam que a religião apesar de tudo, contribuiu para a cultura?

"Para os montes levanto os olhos: de onde me virá socorro

O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra.

Ele não permitirá que teus pés resvalem; não dormirá aquele que te guarda.

Não, não há de dormir, nem adormecer o guarda de Israel.

O Senhor é teu guarda, o Senhor é teu abrigo, sempre ao teu lado.

De dia, o sol não te fará mal; nem a lua durante a noite.

O Senhor te resguardará de todo o mal; ele velará sobre tua alma.

O Senhor guardará os teus passos, agora e para todo o sempre"

Salmo 120 ou 121 dependendo da Bíblia

"Era como se tivesse sido solto os elementos. O sol girava em círculos. Queimando pela incandescência da arma, o mundo cambaleava de febre. Elefantes, atormentados pelo calor, corriam loucos, para cá e para lá, procurando proteção contra o terrível ataque. A água fervia, os animais morriam. O inimigo era ceifado, e a fúria do fogo fazia com que as árvores, como nos incendios de florestas, caíssem em fileira. Os elefantes rugiam pavorosamente e caíam mortos ao solo, por toda uma vasta área. Os cavalos e os carros de combate se queimavam e tudo parecia como depois de um incêndio. Milhares de carros foram destruídos. Depois, um silêncio profundo desceu sobre o mar. Os ventos começaram a soprar, e a terra clareou. Ofereceu-se à vista quadro horripilante. Os cadáveres dos tombados haviam sido mutilados pelos horrorosos calor, não mais parecendo gente. Nunca dantes havíamos visto arma tão pavorosa e nunca dantes havíamos ouvido falar de tal arma."

Trecho da Mahabharata hindu, sem dúvida uma das maiores obras literárias da história humana.

Eu iria por trechos do Alcorão, mas a pergunta ia ficar muito grande.

Você também não concordam que esses tipos de poesia épica são muito melhores quando envolvendo mitologia?

Valew

Update:

Melhor do Mundo: Não, não freqüento mais escola.

Estudo economia na USP.

Obrigado pelo interesse.

Update 3:

Sergio: Infelizmente a censura do Yahoo redundantemente censurou seu comando.

Mas ele está em meu coração, ok!?

Uma boa **** para você também.

Comments

• Pedrinho, está muito tarde. Já é mais de meia-noite (mais de uma da manhã para quem está no centro-sul), então amanhã eu respondo.

______

Como dito, voltei.

Sim, as religiões trouxeram e continuam trazendo grandes contribuições sociais para a humanidade. Aliás, existe uma relação quase simbiótica entre a religião e a cultura. Aquela está inserida nesta, e esta recebe contribuições daquela.

As crenças religiosas nos legaram com fábulas e relatos prosaicos magníficos. Talvez o problema seja o fato de alguns vislumbrarem a coisa por outra ótica e acabarem cometendo o anacronismo de tentar interpretá-las literalmente em pleno século XXI, mas não entrarei em muitos detalhes sobre isso pois estarei fugindo do tema.

Isso sem falar na influência religiosa sobre a literatura (exemplo: Barroco), pintura (exemplo: as Madonas) e música (exemplo: Requiem de Mozart).

• Pedrinho.

.

.

.

.

.

.

.

abraços.

• Cara, Sim e Não.

Sim, pq a religião motiva o comportamento das pessoas e tal

Não, pq se não fosse a religião. Éramos pra ser muito mais evoluídos tecnologicamente.

MAIOR EXEMPLO: Idade Média

• Certamente, posso não concordar com a doutrina deles mas devo reconhecer que sua cultura é admirável. Critico muito a bíblia aqui, mas somente dogmas e contradições, seus versos sem dúvidas são os melhores que já li.

• nos não temos religião, temos um relacionamento intimo e sincero com o pai !!!!

• Seremos verdadeiras e completas testemunhas de Jesus ressuscitado quando deixarmos transparecer em nós a maravilha do seu amor; quando nas nossas palavras e, ainda mais, nos nossos gestos, em plena coerência com o Evangelho, se poderá reconhecer a voz e a mão do próprio Jesus“.

• sim. mais isso não quer dizer que ela é boa.

vamos ver alguns exemplos papa matando judeus no nazismo.

morte no oriente medio em nome de deus.

inquisição matando bruxas e hereges.

SIM CONTRIBUIU MUITO

• Meu bem ... você frequenta a escola diariamente?

Sign In or Register to comment.