Que professemos o que cremos e realizemos o que professamos?
Isto quer dizer, em outras palavras, que sejamos coerentes na vida com o que anunciamos com a boca e cremos com o coração.
E S.Francisco nos dirá , "evangelizar sempre e, se necessário, use palavras"
Quem crê, sabe que ser coerente com os ditames da fé não é fácil. O maior perigo é o da dicotomia, a de crer e professar a fé sem vivenciá-la com toda a vida.
Santo Agostinho afirma que os mártires não são feitos por palavras, mas por causas. "Martyres non facit poema, sed causa."
Muitos vivem uma fé festiva, quando, na pratica ela pode ser dolorosa e crucificante. Dói verdeiramente a prática da caridade que não procura reconhecimento humano.
"Que professemos o que cremos e realizemos o que professamos".
Para que reflitamos: o que cremos é professado por palavras ou com realizações, na prática da caridade , virtude maior de um cristão?
Podemos ser cristãos se não realizamos a utopia do Cristo a construção do reino de Deus em meio aos homens, a des-crucificação dos nossos irmãos que sofrem, no pecado e na opressão?
Paz e Bem, boa tarde a todos.
Update:Batman, essas palavras são para você também, ou você se coloca fora delas?
Comments
Frei bento
Qual seria o principal empecilho que nos impediria de professarmos a nossa fé católica? Conhece algum?
Seria a vergonha? Se for é bom lembrar que quem tem vergonha de professar a fé em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, será o nosso Deus uno e trino que terá vergonha dele.
Que mal tem em proclamar em público que eu creio em Deus? para crer em Deus não precisaria nem ser católico, basta observar em volta e ver o grande milagre da vida.
Este discurso, para mim combina muito com as palavras de Jesus no grande sermão da montanha:
"3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim." (Mt 5,3-11)
† Em nome do Pai. do Filho, e do Espírito Santo
Amém.
Ave Maria, cheia de graça
O Senhor é convosco
Bendita sois vós
entre as mulheres
Bendito o fruto do teu ventre,
Jesus.
Santa Maria, mãe de Deus
Rogai por nós pecadores
Agora e na hora de nossa morte
Amém
† Em nome do Pai. do Filho, e do Espírito Santo
Amém.
Concordo: fé, testemunho, coerência.
Boa tarde Frei,
"evangelizar sempre e, se necessário, use palavras"
Devemos fazer, e não ficar apenas falando, falando, ........ vendo os defeitos alheios, não vendo os nossos, ........ Um cristão de verdade não fica apenas em palavras, a real caridade, o real amor de Deus, o que foi? Foi o seu filho enviado para fazer obras, e não apenas ficar falando, julgando etc...., mas sim mostrando como se deve usar a palavra(coisa que muitos religiosos NÃO SABEM) e o mais importante, SE DAR POR COMPLETO a Deus, mostrando que devemos servir e não ser servidos, levar em antes de nós a caridade e só depois nos mesmos, pois Deus se manifesta nos corações bons e humildes.
Existem muitos falsos profetas por ai, usando a BÃblia para condenar outros, pois estes são os que menos conhecem(mesmo sabendo ela decorada, mas não a conhecem), e muito menos a praticam, onde está escrito que o julgamento será feito após ser revelado o que há em cada coração:
“(I CorÃntios 4,5)
Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá à s claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece. “
e muitos que dirão e dizem Senhor, dizem apenas da boca para fora, sem realmente conhecer:
Mateus 7:19-24
“19.Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
20.Pelos seus frutos os conhecereis.
21.Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus.
22.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não pregamos nós em vosso nome, e não foi em vosso nome que expulsamos os demônios e fizemos muitos milagres?
23.E, no entanto, eu lhes direi: Nunca vos conheci. Retirai-vos de mim, operários maus!
24.Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.”
e dessa forma quebrando vários mandamentos, como de não tomar seu santo nome em vão, não levantar falso testemunho, etc....
Mas eu procuro sempre usar as palavras de forma construtiva, com atitudes também, não apenas na vida religiosa, mas também na vida em geral, pois se quisermos ter uma vida útil, digna, devemos agir ne, e não apenas ficar parados ver o tempo passar. Digo agir não so em atitudes, mas no coração também, entregando TUDO para Deus.
Precisamos Professar o que cremos com palavras e com realizações.
Pois como bem disse o Senhor Jesus, a boca só fala do que está cheio o coração. Se a boca nao Professa a Fé é sinal de que o coração tbem nao .
Se um cristao nao professa a sua Fé, ele estará automaticamente fora da Comunhao com a Igreja .Isso mostra a importancia de que em alguns caso ( como disse bem S.Francisco), as palavras sao necessárias.
Sao Paulo disse : "Ainda que distribuisse todos os meus bens aos famintos, ainda que eu entregasse meu corpo às chamas, se nao tivesse a Caridade, isso nada me adiantaria".
A Caridade é muito mais do que realizar "boas ações".
Muitas pessoas sao capazes de realizar boas ações,mas quantas sao capazes da Caridade ?
Se nao Professo minha Fé em Cristo, qual o valor da minha "boa ação" ????
Paz e Bem !
Boa tarde Frei!
Vamos lembrar da recomendação de Jesus: "Aquele que pretende salvar a sua vida, há de perdê-la; e quem perder a sua vida, por amor de mim e do Evangelho, há de salvá-la" (Mt 16,25; Lc 9,24). "Se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga" (Mc 8,34).
Oração:
Senhor!
Somos instrumentos teus na obra da salvação.
A graça, a vida, e nós próprios,
Somos teus.
Por isso, Senhor,
Quero que a minha vida seja um “sim”
Para colaborar na obra da redenção.
“Ai de mim se não evangelizar”.
Faz-nos sofrer e chorar,
Com ânsias de gerar Cristo nos outros.
Abre-nos o coração.
Despoja-nos de tanta coisa inútil!
Abre-nos o coração.
E faz-nos irmãos
De todos os homens.
Amém!
Grande abraço!
Tenha uma boa tarde!
Fiz muito já essa oração Frei.
Ãs vezes parece que ser um cristão
Não é fácil em meio à escuridão
Ainda mais se eu pensar que não é minha luz
Mas a união com Deus que o brilho produz
As parece difÃcil entender
Que o cristão é exemplo mesmo sem o querer
E por isso mesmo, eu preciso orar
Pra que Deus me ilumine , e assim eu possa brilhar!
Senhor eu quero brilhar por Ti
Quando o mundo se apagar
Eu quero que através da minha vida
Alguém possa Te enxergar
Faze com que mesmo sem palavras
Eu fale do teu amor
Eu quero brilhar por Ti
Brilhar onde quer que for
Ãs vezes eu temo que vou fracassar
Pois eu sei que eu errei e continuo a errar
Mas a minha luz parece extinguir...
Meu Deus me dá força pra prosseguir
Não importa o quanto eu tente me esforçar
Eu só posso vencer se Ele me ajudar
E quando percebo, meu esforço é em vão
E o que devo fazer é segurar sua mão
E quando minha luz parece vacilar
à só me unir àquela luz
Que a todas faz brilhar
Boa noite amigo,
Gostaria que você soubesse que você já conquistou o meu respeito!
Se eu pudesse ter um herói, esse seria São Francisco! Mas olha amigo, que sujeito corajoso! Eu tenho pago muito caro por fugir da tal dicotomia, por não perder a vigilância e na fraqueza orar muito! Muitas vezes dá vontade de desistir ou pelo menos fugir do resto do mundo para não ter que ouvir e ver tantos absurdos e ainda ter que manter a calma e a paciência para tentar descrucificar alguns irmãos que teimam em chafurdar na lama da hipocrisia! Enquanto houver um único ser humano sofrendo continuaremos afastados da felicidade! à preciso ter coragem!
Mas, lembrando o Cristo, "...a palavra edifica, mas o exemplo arrasta" e esse tem sido meu lema como educadora! "Um ato de amor encobre uma multidão de pecados" se já não fosse suficientemente inteligÃveis as palavras do São Francisco! Já não sei mais nem separar estas coisas, para mim são ato contÃnuo! Isso não quer dizer que seja perfeita, mas sou sim honesta com Deus, com meus princÃpios e, portanto comigo!Mas pouca gente aguenta isso, pouca gente acredita que se possa ser assim numa sociedade imediatista, pragmática e consumista. Por que não consumir, ao invés de subsussumir o outro?
Paz e luz!
Fé sem obras é vazia certo?
De que adianta ter aquele discurso bonito de Amor, redenção e perdão sem viver de acordo?
De que adianta esperar o Reino de Deus sem caminhar para o Reino de Deus? De que adianta esperar a terra prometida e ficar empacado que nem mula no meio do deserto?
Cristianismo não é um discurso, não é feito de conceitos é um jeito de se viver!
Eu mesmo muitas e muitas vezes me pego espalhando o belo discurso do Evangélho sem de fato vive-lo. Mas não há dicotomia entre essas duas coisas. Elas são uma só!
Pergunta legal...
Paz de Cristo
"evangelizar sempre e, se necessário, use palavras"
Isso é maravilhoso, literalmente S. Francisco foi um homem a frente do seu tempo e extremamente usado por Dús. Ele entendeu o que é graça e negou-se a si mesmo por amor ao próximo, por amor a palavra, dizia Ap. Paulo as marcas de Cristo estão em meu corpo !! Quantos heróis verdadeiros morreram pela Fé? Quantos se acham heróis e não são nada? Quantos pensam que levam uma vida em santidade? Ame ao próximo como a si mesmo esse é o maior mandamento, volte para graça, estenda a mão para seu irmão de testemunho de vida com atos, que faz muito mais efeito do que apenas palavras jogadas ao vento para satisfazer o ego dos demais!!!.
Concordo com o morcegão. Se assuma! ou vc é uma coisa ou outra, tenho certeza q vc joga no time do cardeal de Viena, e gosta de quadros artisticos como o que foi exposto na Catedral da referida cidade, vale ressaltar q tal cardeal é amigo do Bento16. Talvés tenham gosto parecido.
Espera ai, vc tbm é BENTO estou me convencendo de que vcs realmente tem algo em comum.