Como colocar uma pia onde não tem tubulação?

Olá pessoal, espero que alguém possa me ajudar. Moro no último apartamento de um prédio e no terraço foi feita uma sala. Atualmente é utilizada como salão de festa. Gostaria de arrumar uma pia, porém, não tem a tubulação para levar a água da pia até o esgoto. trazer a água da caixa d'água até a torneira sem problemas, meu problema está dai para frente. Como será trabalhado com comida, é necessário que haja uma forma de destinar a água suja da forma correta. Alguém pode me ajudar?

Muito obrigado

Update:

Muito legal sua sugestão Peninha e muito obrigado pela sua boa vontade. Na realidade o meu prédio tem uma laje encima e tem uma caixa de água que alimenta todo o prédio que fica ligada a essa sala que mencionei, tanto que uma das paredes é a própria parede da caixa da água. Minha ideia para pegar a água era simplesmente colocar uma mangueira diretamente na caixa de água e colocar uma bomba para recalcar a água até a pia. Em relação a sua sugestão, se não estou enganado logo abaixo de onde quero arrumar a pia tem o banheiro da empregada. Acredito que eu poderia furar a laje e ligar o cano da caixa de gordura diretamente no cano que sai do vaso sanitário, não?

Muito obrigado mais uma vez.

Comments

• Primeiro deixa eu explicar como é feito o encanamento de esgoto de uma casa e num apto. Depois te dou a dica de como resolver o teu problema especifico.

Numa casa a agua usada numa pia sai pelo cano 40mm ou 50mm e vai ate uma caixa de gordura. Sai desta caixa de gordura e vai até o cano 100mm de esgoto geral. Logo o cano de esgoto de uma pia se junta com o cano de esgoto do vaso sanitário.

Num prédio é também similar a isto. Só que o cano de esgoto da pia 40mm ou 50mm, sai da pia, desce pela parede pegando todos os aptos e quando chega no chão e que vai ter uma caixa de gordura (as vezes varias caixas, dependendo do numero de prumadas de esgoto). Sai um cano desta caixa de gordura e vai se juntar ao esgoto do wc.

A caixa de gordura, como o próprio nome diz, retém toda a gordura que jogamos na pia. Se não houver uma caixa de gordura, a gordura vai se acumular nos canos com menos caimento e vai sedimentando ate entupir totalmente o encanamento. A caixa de gordura deve ser limpa, uma vez por ano, dependendo do uso.

Por que estou explicando tudo isto? Por que onde tem agua tem esgoto também.

Provavelmente você vai pegar agua de algum banheiro ou lavabo ou ducha não é? Então lá tem cano de esgoto. UM ralo, ou vaso sanitário, ou lavatório etc. Procure a planta hidráulica de seu prédio.

A sim... Os canos de ralos externos (que pegam agua da chuva em sacadas ou em áreas abertas) não servem para jogar agua da pia, pois são aguas pluviais, que não vão para o esgoto.

Dai você pode usar esta saída de esgoto para colocar a saída de sua pia. Porem, e ai É MUITO IMPORTANTE, não se esqueça de colocar uma caixa de gordura antes de jogar a agua da pia no esgoto do wc. Como? Compre uma caixa de gordura de plástico (a tigre tem uma ótima que já vem com uma peneira dentro), e coloque embaixo da pia.

Embaixo da pia faça um rodapé alto (o nome correto é sóculo) e neste rodapé embuta a caixa de gordura. Deixe espaço em cima para fazer a limpeza anual. A caixa de gordura é sinfonada e não volta cheiro. E a gordura fica toda retida na caixa.

Aconselho que o cano de agua siga o mesmo caminho do cano de esgoto. O cano de esgoto a gente embute no chão e não pode subir. Só descer. Se for apto de cobertura, e tiver numa parte sem telhado, cuide para não furar a manta asfaltica, pois ai você vai acabar criando vazamentos e goteiras no pavimento inferior.

Se for apto de cobertura, em cima da laje normalmente tem um contrapiso de 8 ou 10 cm de altura, feito para cobrir os canos de ralos externos etc. Este contrapiso é fácil de cortar e embutir um cano de 40mm, sem problemas.

O mínimo de queda do cano de esgoto seria 1cm a cada metro. Mas não esquenta muito com isto. Só não suba o morro. Se colocar a caixa de gordura logo embaixo da pia não haverá muita chance de entupimentos. Só para prevenir, uma vez por ano limpe a caixa de gordura e coloque um pouco de soda na pia para dissolver qualquer resíduo que acumular no cano com pouco caimento.

Melhor que isto, somente se eu conhecesse a planta hidráulica de seu prédio...

Pegue um bom encanador (não um bom enganador) que ele vai encontrar uma forma legal de resolver o seu problema. Mas veja bem para que não te de muita dor de cabeça mais tarde.

Mas espero ter ajudado...

Ok?...

.

• se voce ja sabe a resposta porq esta perguntando

• Usando uma bomba que recolhe as aguas residuais da pia e bombeia até o ramal de esgoto distante, sem escavar. o ideal é utilizar a bomba domestica da marca Sanitrit. Você instala a bomba diretamente no chão, sem escavar e a bomba evacua por meio de tubos pequenos de 32 mm até o ramal de esgoto distante...Facil de instalar em apenas um dia, sem fazer grandes obras.

Sign In or Register to comment.