A expressão "logo menos" é correta?

Ouço muitos paulistas falando "logo menos", mas acredito que não seja certo. Gostaria de saber, sem achismos, se é correto ou não, pois onde moro só ouço "logo mais".

Por exemplo: "Logo menos estarei em casa"; "Logo menos irei à escola"

Obrigada.

Comments

  • Sou paulista, nunca ouvi esta expressão. O logo mais conheco desde crianca.

    Em qualquer língua as expressões estão, constantemente, sendo criadas e depois

    de algum tempo são incorporadas ao vocabulário. As gírias, por exemplo, quando são

    criadas, o pessoal bem mais escolarizado detesta, mas após o uso constante das

    mesmas, passam a ser ¨legalizadas¨(e é uma das poucas coisas que o povão consegue

    fazer, sem precisar de votar em ninguém). Existem expressões que mudam com o tempo.

    João se acidentou e ¨corre risco de vida¨. Faz alguns anos que a expressão está passando

    para: ¨corre risco de morte¨.

    Logo mais significa, em breve, mais tarde (não estabelecendo tempo, mas dando

    a idéia que não demorará muito).

    Talvez, em Logo menos, a idéia que se queira passar é, rapidamente, daqui a bem pouco tempo.

    Vamos ver, daqui a anos, se ela sobreviverá (pois termo incorporado, ainda, não é).

  • Cara vocês são muito "burros" (quero dizer que são prolixos falam de mais para responder uma simples coisas. So li besteira ... São locuções adverbiais e "logo menos" deve passar bem longe dos vestibulares ou qualquer prova (redação por exemplo) até pq é uma gíria informal.

    Quando digo: Ae mano logo mais estou aí! (Quero dizer: Ae mano daqui a pouco estou aí!)

    Quando digo: Ae mano logo menos estou aí! (Quero dizer a mesma coisa so que vc pode interpretar como: Ae mano logo menos demorarei a estar aí! Estou dizendo que nao demorei tanto ao ponto de nao usar o logo mais que da idéia de que vai usar mais tempo [adição] para estar la sabe [um tempo x por exemplo] enquanto o logo menos indica a mesma coisa so q a justificar que nao vai demorar tanto quanto em logo mais [um tempo menos que x])

    Resumindo use ambas, mas se quiser ser mais "legalzinho" use "logo mais" que pega bem melhor ...

  • Acredito que a expressão indica acrescentar (somar) tempo para que algo aconteça, então deveria ser o correto "logo mais (mais um pouco de tempo)"...Quando vejo as pessoas dizendo ou escrevendo "logo menos" penso logo que é uma gracinha do tipo "mais, não, porque não vai demorar demais, vai ser logo, rápido" mas acredito que não devesse ser aceito de forma culta nem tampouco acrescida à dicionários. Bom, é minha opinião. Não gosto dessa expressão, não. Abraços.

Sign In or Register to comment.