A expressão "logo menos" é correta?
Ouço muitos paulistas falando "logo menos", mas acredito que não seja certo. Gostaria de saber, sem achismos, se é correto ou não, pois onde moro só ouço "logo mais".
Por exemplo: "Logo menos estarei em casa"; "Logo menos irei à escola"
Obrigada.
Comments
Sou paulista, nunca ouvi esta expressão. O logo mais conheco desde crianca.
Em qualquer língua as expressões estão, constantemente, sendo criadas e depois
de algum tempo são incorporadas ao vocabulário. As gírias, por exemplo, quando são
criadas, o pessoal bem mais escolarizado detesta, mas após o uso constante das
mesmas, passam a ser ¨legalizadas¨(e é uma das poucas coisas que o povão consegue
fazer, sem precisar de votar em ninguém). Existem expressões que mudam com o tempo.
João se acidentou e ¨corre risco de vida¨. Faz alguns anos que a expressão está passando
para: ¨corre risco de morte¨.
Logo mais significa, em breve, mais tarde (não estabelecendo tempo, mas dando
a idéia que não demorará muito).
Talvez, em Logo menos, a idéia que se queira passar é, rapidamente, daqui a bem pouco tempo.
Vamos ver, daqui a anos, se ela sobreviverá (pois termo incorporado, ainda, não é).
Cara vocês são muito "burros" (quero dizer que são prolixos falam de mais para responder uma simples coisas. So li besteira ... São locuções adverbiais e "logo menos" deve passar bem longe dos vestibulares ou qualquer prova (redação por exemplo) até pq é uma gíria informal.
Quando digo: Ae mano logo mais estou aí! (Quero dizer: Ae mano daqui a pouco estou aí!)
Quando digo: Ae mano logo menos estou aí! (Quero dizer a mesma coisa so que vc pode interpretar como: Ae mano logo menos demorarei a estar aí! Estou dizendo que nao demorei tanto ao ponto de nao usar o logo mais que da idéia de que vai usar mais tempo [adição] para estar la sabe [um tempo x por exemplo] enquanto o logo menos indica a mesma coisa so q a justificar que nao vai demorar tanto quanto em logo mais [um tempo menos que x])
Resumindo use ambas, mas se quiser ser mais "legalzinho" use "logo mais" que pega bem melhor ...
Acredito que a expressão indica acrescentar (somar) tempo para que algo aconteça, então deveria ser o correto "logo mais (mais um pouco de tempo)"...Quando vejo as pessoas dizendo ou escrevendo "logo menos" penso logo que é uma gracinha do tipo "mais, não, porque não vai demorar demais, vai ser logo, rápido" mas acredito que não devesse ser aceito de forma culta nem tampouco acrescida à dicionários. Bom, é minha opinião. Não gosto dessa expressão, não. Abraços.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=201...