Vc. sente muito orgulho em ser brasileiro ? Se positivo o que te orgulha mais deste belo país?
Gosto muito de meu país pois é belo em todos os sentidos bela gente trabalhadora, belas praias e mata abundante (por enquanto) água potal abundante, progresso a vista, estao naos roubando a tempo e ainda continuamos com muita riquezas minerais
Minha única bandeira é a liberdade. Defendo o direito de todos poderem dizer e fazer o que quiserem (desde que não prejudiquem outros, claro) e isso inclui o direito de chamar seu festival de Brasília Music Festival ou de usar delivery ao invés de entrega.
Os americanos têm uma pá de qualidades, mas são sim o povo mais patriota e ufanista (não xenófobo) do mundo. A questão é: isso é bom? A Ana parecer achar que sim. Já eu acho que todo aquele culto à bandeira, todo aquele modo de falar da pátria como se ela fosse uma religião, muito ridículo e perturbador.
Quando eu digo que o patriotismo é embotante, imbecilizante e patético, é justamente nos americanos que estou pensando. Eles são o exemplo vivo dos perigos do patriotismo, para que todo o mundo olhe e diga: não sei por onde vou, sei que por aí não vou.
É assim que queremos ser? Esse é o padrão que meus leitores patriotas acham que devemos seguir? É assim que uma nação democrática deve se comportar? Quer dizer que vocês odeiam e temem os americanos imperialistas, mas acham que o certo é ser como eles?
Desculpem, mas sou o oposto: cresci e fui educado entre os americanos, e tenho muita admiração por eles. Entretanto, defendo um outro caminho.
Sim, sendo babacamente patriotas, eles se tornaram potência. E isso é bom? Qual o benefício de ser potência? Para o americano médio, nenhum, a não ser fazer dele alvo preferencial de bombas em todo o mundo. O cidadão americano, ao longo do século vinte, foi arrastado para mais guerras do que qualquer outro no mundo. Dominam a Terra, mas para o americano que perdeu o pai no Vietnã, um avô na Coréia e um bisavô na Primeira Guerra Mundial, isso não é lá muito consolo.
É muito bom morar em um país rico, justo, democrático, mas em uma potência? Muito melhor ser sueco, canadense, australiano, suiço. Pelo menos esses, como qualquer país, só são arrastados para as guerras que lhe dizem respeito diretamente. E tem um governo que funciona, escolas, hospitais, etc.
Meu grito, então, é para que nos afastemos o máximo possível do exemplo negativo que os Estados Unidos representam. Já vimos o que um patriotismo doentio fez por eles. Queremos o mesmo para o Brasil? É por esse caminho que queremos seguir?
De modo que, Ana, ainda não entendi: qual foi a incoerência que você viu?
Orgulho de Ser Destro
Na Prisão Patriotismo, falei um pouco dessa manifestação mais babaca do patriotismo que é o orgulho pelos feitos dos outros. Por exemplo: “ganhamos” a Copa, “somos” penta, etc. E eu pergunto: nós quem, cara-pálida? Você estava em campo? Fez algum gol? Estava no banco, pelo menos?
Durante a discussão de língua e tradução, muita gente veio bradar seu orgulho em ser brasileiro.
Mas eu não tenho orgulho de ser destro. Não tenho orgulho de ter 1,79m de altura. Não tenho orgulho de ter olhos e cabelos castanhos. Não tenho orgulho, muito pelo contrário, dos meus quase 100 kg.
Por que cargas d'água teria orgulho de ser brasileiro?
Ser brasileiro, assim como ser destro, não é nenhum mérito meu, não é nada que eu fiz, foi uma circunstância fortuita e totalmente fora do meu controle.
Faz tanto sentido ter orgulho de ser destro quanto de ser brasileiro.
Comments
Orgulho-me e muito, meu amigo, de ser brasileira!!!
Nossa gente, nossas matas, nossas riqueza, imensas, mineiras, vegetais e animais...
Nosso folclore, nossas comidas típicas...até do pão de queijo ...tão nosso...
Nâo sou, de maneira alguma, xenófoba...mas sou patriota sim...
Bjinhus....
Tenho orgulho sim.Sou uma cidadã que faço valer meus direitos porque cumpro com meus deveres.
Temos uma imensa expansão territorial, um país tropical cheio de riquezas naturais como nunca se viu em outro país.
Apesar dos entraves sociais somos um país alegre e sem guerras , terremotos .
Temos o melhor verão do mundo e um povo hospitaleiro.
Adoro ser brasileira.Orgulho-me de nossa garra.Temos é aque aprender votar e tirar a vergonha nacional.Abrfaços
Olá
Não li tudo mas tenho orgulho de ser brasileiro pela beleza dos estados que contém dentro do Brasil!
Amigo, que manifesto legal cara! Eu amo esse nosso Brasil por suas belezas naturais, mas o que eu gosto mais é de nossa gente maravilhosa,
que com todo o perrengue que passam estão sempre alegres e sorridentes e confiantes no futuro.
Um grande abraço!!!
Controvertido:
Sou internacionalista,
quero um mundo sem desigualdades e sem fronteiras,
mas com respeito à cultura e escolha de grupos,
então gosto de nosso jeito,
do samba,
da alegria,
da garra infinita do brasileiro,
temos defeitos,
limitações,
temos de evoluir,
aprender,
mas incompreensivelmente me orgulho de ser brasileira.
O BRASIL é um país maravilhoso tem lugares lindos, q ainda tenho vontade de colhecer belas praias e tudo mais conheça mais seu pais e veja e e lindo .... olha eu tenho muita vontade de morar no CANADA, mais sim eu TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRA
Brukutu eu não li o texto,mas digo que,mesmo com toda sujeira jogada de baixo dos panos pelos nossos governantes,eu tenho orgulho de ser brasileira,eu amo o Brasil,pois aqui existem lugares maravilhosos e é o país que recebeu meus avós quando vieram da Espanha e recebe muitos estrangeiros de todos os lugares desse mundo e deu e dá oportunidades para todos !!!!!
Amo meus país,apesar de tudo!
Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijos!
Apesar de tudo o que ocorre na nossa política, absolutamente incorreta.....
Mesmo com as diferenças....
Na esperança que tenho que tudo caminhe para uma renovação...
Acreditando sempre....
Eu me orgulho de ser brasileira.
No que eu posso, luto, defendo e tenho fé!
'Defendo a liberdade e a justiça,
o corpo que limita os meus passos.
A verdade, que tem medo de aparecer
e condenar alguém por seu pecado.
Defendo a sabedoria, que é podada,
a raiz fraca da solidariedade,
a chama forte da amizade,
o direito de amar, sem preconceitos,
de fazer pontes, abrir estradas,
de alimentar a quem tem fome,
de saciar os meus desejos,
de viver sendo feliz, por crer
que sou semente da fantasia,
que sinto brotar do meu coração,
quando escuto, em minha alma,
o eco de meus sentimentos,
gritando, ao vento, eu te amo,
BRASIL MEU!
LUZ!
a/a
Estou igualita a ti! De ser brasileiro o que mais tenho, é vergonha!