Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado "ângulo de cambagem" (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
Uma roda esquerda com cambagem negativaO ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.
Muitos veículos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do câmber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).
Caso as medidas do câmber estejam fora dos padrões de fábrica e não permitam ajuste específico, o mecânico usará ferramentas hidráulicas para desentortar a peça, o que não é recomendável, mas é a prática nas oficinas e não afeta significativamente a mecânica do carro.
Podemos notar que essas revisões muitas vezes são extremamente simples e gasta-se pouco tempo para realizá-las
Uma roda esquerda com cambagem negativaO ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veÃculo.
Muitos veÃculos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do câmber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).
Comments
Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado "ângulo de cambagem" (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
Uma roda esquerda com cambagem negativaO ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veículo.
Muitos veículos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do câmber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).
Caso as medidas do câmber estejam fora dos padrões de fábrica e não permitam ajuste específico, o mecânico usará ferramentas hidráulicas para desentortar a peça, o que não é recomendável, mas é a prática nas oficinas e não afeta significativamente a mecânica do carro.
Podemos notar que essas revisões muitas vezes são extremamente simples e gasta-se pouco tempo para realizá-las
Camber (cambagem)
O camber, mais popularmente conhecido como cambagem, é o posicionamento vertical das rodas. Essa medida é determinada pela inclinação da parte superior da roda, podendo ser positiva, negativa ou ainda nula. A cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no ombro do pneu. No caso de positivo, o desgaste será no ombro externo; se for negativo, o desgaste será no ombro interno do pneu. Na cambagem neutra ou nula os pneus ficam perpendiculares ao solo. Nos carros de competição é comum utilizar cambagem negativa, pois isso deixa o veÃculo mais “fincado” ao chão, ampliando o nÃvel de aderência. Nos carros de passeio, a tendência é o emprego de cambagem nula ou negativa, buscando o melhor compromisso entre durabilidade do pneus com boa estabilidade em curvas.
cambagem é a inclinação da roda para melhor estabilidade do veÃculo.
Cambagem é a inclinação da roda de um veÃculo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado "ângulo de cambagem" (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as caracterÃsticas de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veÃculo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veÃculo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
Uma roda esquerda com cambagem negativaO ângulo do câmber faz parte das leituras de Geometria da Suspensão, necessárias para o correto alinhamento da suspensão de um veÃculo.
Muitos veÃculos não possuem regulagem de cambagem, neste caso o alinhador apenas lê as medidas do câmber, para melhor definir o alinhamento (convergência / divergência das rodas).
Caso as medidas do câmber estejam fora dos padrões de fábrica e não permitam ajuste especÃfico, o mecânico usará ferramentas hidráulicas para desentortar a peça, o que não é recomendável, mas é a prática nas oficinas e não afeta significativamente a mecânica do carro.
Podemos notar que essas revisões muitas vezes são extremamente simples e gasta-se pouco tempo para realizá-las.
é isso ai!!!!
bjuxx
Cambagem é a inclinação da roda de um veÃculo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado "ângulo de cambagem" (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as caracterÃsticas de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veÃculo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veÃculo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
PM
dãããr! e p regular as rodas. tipo assim vc rebaxa o carro dai as rodas ficam tortas vc tem q fazer cambagem p por no lugar. tindeu??!!!