Qual seria o propósito e a composição da alma?
Muitas (e quando digo muitas, eu quero dizer MUITAS) religiões acreditam que o ser vivo possui alguma espécie de alma (eu sou ateu e não briguem, como sempre digo nas minhas perguntas), mas o que me confunde é:
1º Do que a alma seria feita? (Pois para ela ficar dentro de você o tempo inteiro e você não perceber, ela tem de ser feita de alguma energia provavelmente, mas... Bem, seilá se religiões obedecem as leis da física...)
2º Qual é o seu propósito? (Alguns dizem que é manter a pessoa viva, mas claramente não é, pois o que nos mantém vivos é o funcionamento do organismo.)
Bem, acho que isso já responde a minha dúvida. See ya! (Irei deixar anotações em relação a algumas respostas, então se você quiser, pode ficar checando periódicamente aqui e editar sua resposta para adicionar informação, pois eu gosto de debater).
Update:Trechos da bíblia não são argumentos, pois nada prova que a bíblia é verídica. E tais trechos ainda assim não respondem as minhas dúvidas.
Comments
A Alma é a própria pessoa. Não há uma alma dentro da pessoa.
Você já parou pra pensar que energia é essa que te mantém vivo? Pois é ! É uma coisa pra se pensar. Essa energia é o Espírito, que quando está no corpo de carne, ou seja, encarnado recebe o nome de alma. O Espírito sobrevive a morte do corpo físico (corpo de carne) e passa a viver no Plano Espiritual. A composição da alma ou Espírito encarnado varia de um planeta para outro. Já que estamos falando de Espírito temos que falar também em perispírito que é o corpo espiritual do Espírito quando está liberto do corpo físico. No caso do nosso planeta o perispírito é composto de substancias aqui da Terra. O propósito da alma ou Espírito encarnado é evoluir espiritualmente até atingir a perfeição espiritual, ou seja, a perfeição dos Espíritos Puros como Anjos e Arcanjos. É um assunto muito complexo que demandaria muito tempo de estudo, mas acho que vai dar pra você ter uma pequenina idéia do que seja alma.
Ouça a rádio Rio de Janeiro AM 1400 – Tel:3386-1400 – site WWW.radioriodejaneiro.am.br.
Que a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo seja sempre contigo e todos os seus.
http://www.youtube.com/watch?&gl=US&hl=pt-BR&clien...
Amigo
Acredito em Deus sim como força criadora de tudo que existe Dê a Deus o nome que quiser mas sem duvida esta força existe
Quanto a alma , não sei exatamente o que vc chama de alma, somos energia e temos muitos c orpos luz o corpo fisico é o palpavel aqui nesta faixa vibratoria mas apos o nosso desencarne usaremos outro corpo Luz talves a isso vc esteja chamando alma e veja se somos energia sem duvida não deixaremos de existir pq o organismo parou e sim existiremos em outra esfera com outro corpo e com nossos conhecimentos, emoções etc. e em condição de continuarmos a nossa evolução em outro plano de acordo com as nossas necessidades evolutivas hj precisamos da energia alimentar,respiratoria e energia ancestral (DNA) para nos mantermos neste orbe e veja que na MTC trabalhamos com 14 canais de energia que se equilibrados mantem a nossa vida com saude e disposição e são ajustados atraves de acupuntura, cristais, Yoga e meditação ,massagens, contato com a natureza , alimentação natural vegetal, respeito aos nossos limites enfim estudemos e cuidemos deste corpo como um templo sagrado afinal esta é a nossa missão neste moment o e faz parte da nossa evolução.
Muita luz
Nosso alma tem em sua composição um perispiríto q nada mais é q: "principio intermediário, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao espírito e liga a alma ao corpo. Tais, num fruto, o germe, o periesperma e a casca."( O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).
"O perispírito é o laço que à matéria prende o espírito, que o tira do meio ambiente, do fluido universal. Participa ao mesmo tempo da eletricidade, do fluido magnético e, até certo ponto, da matéria inerte. Poder-se-ia dizer que é a quintessência da matéria. E' o principio da vida orgânica, porém não o da vida intelectual, que reside no espírito. É, além disso, o agente das sensações exteriores. No corpo, os órgãos, servindo-lhes de condutos, localizam essas sensações." ( O Livro dos Espíritos, Allan Kardec).Kardec nos ensina também que uma das funções do perispírito é transmitir ao Espíritos as sensações provenientes da matéria (dor, frio, calor, visão, etc ) e fazer com que chegue até a matéria os seus comandos. Por exemplo: Provém do Espírito a vontade de abrir um livro para ler, todavia, é o perispírito o responsável por transmitir esta vontade ao cérebro carnal e fazer com que o mesmo inicie uma série de processos fisiológicos que culminarão no ato físico."Pode-se dizer, que ele é o esboço, o modelo, a forma em que se desenvolve o corpo físico. É na sua intimidade energética que se agregam as células, que se modelam os órgãos, proporcionando-lhes o funcionamento. Nele se expressam as manifestações da vida, durante o corpo físico e depois, por facultar intercâmbio de natureza espiritual. É o condutor da energia que estabelece a duração da vida física, bem como é responsável pela memória das existências passadas, que arquiva nas telas sutis do inconsciente atual, facultando lampejos ou recordações esporádicas das existências já vividas."
Eu sei de quem eu vim e como fui formado, por Quem fui formado, pois acredito em Deus! Minha visão sobre este assunto é:
(Gn 2.7) a idéia de “alma vivente” significa que o homem é uma alma vivente e não corpo vivente , quem vive é a alma > a essência a vida do homem esta na alma e não no corpo , porque a alma vive o corpo não , nos somos alma vivente a alma vive o corpo não , a alma vive dentro do corpo , quando a alma sai do corpo o corpo morre (I Reis 17:22) - E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu... , porem a alma sem o corpo continua vivendo (Apocalipse 6:9-10 - ..., vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos... E clamavam com grande voz, dizendo:. > a alma vive consciente por que ele não pode morre a alma não sofre morte física (Mateus 10:28)- E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma....
E para registrar mais uma vez:O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente.(genesis 2:7).
Espero ter te ajudado!
A alma existe para que possamos habitar com Deus um dia, agora do que ela é feita isso creio eu ninguém neste mundo sabe, isso é de Deus e somente dele e para ele, abraços, tenha fé e seja feliz, somos diferentes dos animais irracionais também.