Usar todo o HD sem partição?

estou com um problema...formatei a primeira vez meu hd .uso o winxp...quando eu formatei o hd pediu para que eu criasse uma partiçao primeiro porque se nao eu nao conseguiria formatar...ficou com 2 unidades C e D...a segunda vez que formatei por uma bobeira descobri que com o cd do winxp fazia todos os comandos exirgidos para formatar..formatei com o cd do winxp,so que agora ficou com 2 unidades C:com 7,8mb

e D:38,6 GB...esses dias formatei a unidade c e o meu pc nao entrava mais no windows,nao reconheceu a unidade D,se formatado a C...eu consegui o bootxp sao 6 disketes...so que da erro na unidade C e pede para ser reiniciado o pc...eu gostaria de saber como eu faço para retornar a ter somente uma unidade que era a C...pois nem coseguir criar uma partiçao que ficasse com metade do hd eu consigo mais ,ta um verdadeiro pepino esse meu pc.

Comments

• Oi Lucas,

O que eu sempre faço quando quero usar o HD todo é o seguinte:

dou boot pelo cd do xp direto e removo todas as partições através do cd mesmo, em seguida peço que ele instale o windows no espaço não particionado, então ele me pergunta qual será o formato FAT32 ou NTFS, escolho um dos dois e em seguida o windows formata e instala o windows tranquilamente.

Buuuuuuuuuuuuuuuuuut, se não der certo no momento que você for criar a partição utilize o máximo possível de memória, as vezes sobra alguns kB, mas é melhor deixar assim, aí você vai ter o HD, praticamente, todo em uma partição só!

Tbm tenho um pc que adora dar bug!

Boa sorte!

• Amigo,

particionar um HD realmente requer planejamento e certeza no que está sendo feito, pois refazer partições sem perda de dados costuma ser bem trabalhoso.

Há uma dicotomia no particionamento: nenhum sistema operacional, infelizmente, sabe gerenciar sua fragmentação com perfeição, e, por isso, se dermos "menos espaço" para ele, ele terá menos espaço para "se bagunçar", e, quanto menos bagunça ele fizer, maior será o desempenho do seu sistema.

Hoje, entretanto, os SOs estão mais comportados, e o tema desfragmentação perdeu muito de sua importância.

Ainda assim, sempre é bom particionar o HD em mais de uma partição. Costumo criar uma partição de 40GB para o SO (Windows), e outra partição com o espaço restante para meus documentos (músicas, vídeos, fotos, documentos, etc).

Se você está instalando o Windows XP e não quer se preocupar com nada disso, basta seguir as opções padrão. Assim, a instalação do XP fará uma partição com todo o espaço do HD. A meu ver, não é de todo ruim, mas esta solução não é a ideal.

Se quiser saber mais sobre partição e defragmentação, sugiro que veja a seguinte fonte:

http://www.storagereview.com/guide/structPartition...

• Cara... formata tudo denovo....

e quando for criar as partições.. intala o winxp no c: (deixando 10G pra essa partição) blz..

o resto dos programas vc instala sempre no c:

uga uga!!1

• qndo vc for criar a partição crie só uma e depois deixe um espaço de pelo menos 52kb livre sem usar!

espero ter ajudado e feliz natal!

Sign In or Register to comment.