o qe eh gerundio dos verbos?

pelo amor de deus me digam tudo q saibam!!estou desesperada ahsuhaushauh

Comments

• Oi, vou postar aqui para voce entender!

Gerúndio

O gerúndio é uma das formas nominais do verbo. Por que "formas nominais"? Porque, nessas formas, o verbo pode em certas situações atuar como nome (substantivo, adjetivo ou advérbio).

O gerúndio, aquela forma que termina em "-ndo" (falando, bebendo, partindo, correndo etc), pode ser usado com valor de adjetivo.

Por exemplo:

água fervendo

(água que ferve)

O gerúndio é usado basicamente para transmitir a idéia de processo, de algo em curso, de algo que dura. O brasileiro exagera no uso do gerúndio, talvez por influência da língua inglesa. Aliás, está na moda uma construção nada elegante: "O senhor poderia estar enviando um fax para nós amanhã". Por que não dizer "O senhor pode enviar um fax para nós amanhã" ? Há exagero nessa combinação do gerúndio a dois verbos; trata-se de um cacoete esquisito. Em Portugal não se ouve esse tipo de construção. O mesmo o gerúndio não é tão corrente como aqui. Lá, em vez de "Estou correndo", diz-se "Estou a correr".

Vamos a uma canção de Gonzaguinha, "Explode coração", em que ele usa o gerúndio de forma extremamente contundente e interessante:

... Eu quero mais é me abrir

e que essa vida entre assim

como se fosse o sol

desvirginando a madrugada

quero sentir a dor dessa manhã

nascendo, rompendo, rasgando

tomando meu corpo e então

eu chorando, sofrendo

gostando, adorando, gritando

feito louca alucinada e criança

eu quero meu amor se derramando

não dá mais pra segurar

explode coração!.

Você viu na letra da canção os versos "Como se fosse o sol / Desvirginando a madrugada". Em Portugal seria "Como se fosse o sol / A desvirginar a madrugada". O gerúndio sugere processo de execução: o sol durante o processo de desvirginar. Isso acontece também com os outros verbos no gerúndio usados por Gonzaguinha: "nascendo", "rompendo", "rasgando", "tomando","chorando", "sofrendo", "gostando", "adorando", "gritando", "derramando".

Beijos e bom estudo

• indica que a açao estah acontecendo..

por exemplo

fazendo

comendo

voando

o q caracteriza isso eh o final em "ndo"

esses verbos no infinitivo seriam

fazer

comer

voar

deu pra entender?

• Desesperada por quê? Gerúndio é a coisa mais simples...É uma das formas nominais do verbo, as outras são: o Particípio Passado e o Infinitivo.

Bem, sua característica principal é a terminação em ando, endo e indo. Ele não conjuga verbo, ou seja, não tem pessoas verbais, sua forma é universal. Bem, além de sua característica principal que é a terminação em ando, endo e indo, conforme já dito, pode, ainda, desempenhar a função sintática de adjunto adverbial de modo.

Ex: Estou vivendo bem;

Ele estava lendo

Percebeu? O gerúndio nos exemplos acima está completando o sentido do verbo, portanto, é um adjunto adverbial

• É o uso do verbo auxiliar, em lugar do futuro do verbo principal.

Ex: Vou estar agendando sua entrevista, em vez de agendarei sua entrevista. No portugues claro, uma demostração clara de ignorância.

• O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação que está em andamento, algo que não está completo. Essa forma verbal sempre é formada pela partícula –ndo unida ao verbo. Exemplos: Eu vou estar confirmando os dados. Você está sendo redirecionado.

O gerúndio pode ser utilizado com outros verbos ou sozinho, quando adquire a função de advérbio:

Ex: Fazendo assim, vai ser fácil. (Gerúndio com função de advérbio).

A grande questão ligada ao uso do gerúndio é que esta forma verbal é amplamente usada de forma incorreta, principalmente em serviços de telemarketing e atendimento ao consumidor. Todos nós já nos deparamos com situações nas quais um atendente de uma empresa usa o gerúndio de forma abusiva: “O senhor pode estar respondendo a um questionário?”; “Nossa empresa vai estar lhe informando”, etc.

Esse vício de linguagem tem suas origens na língua inglesa. Seria uma tradução literal do emprego do verbo “going to”. Ex: “I am going to do something” (Estou indo fazer algo). No entanto, é preciso ressaltar que em alguns casos o uso do gerúndio é correto. A questão é que existe uma falsa impressão de que o gerúndio traz vantagens estilísticas sobre outros processos, o que não é verdade.

O gerúndio é corretamente usado quando transmite a idéia de movimento, progressão, duração, continuidade. Alguns casos em que o gerúndio é empregado corretamente:

- “Em virtude do atraso, estaremos recebendo o pagamento em conta corrente nos dias 08 e 09 de setembro”

- “O que você vai fazer durante o fim de semana? Vai estar viajando?”

- “Ele está fazendo a prova agora.”

Sign In or Register to comment.