Seria possível decidirmos o destino do nosso dinheiro?

Seria possível criar um projeto de lei popular em que na declaração de Imposto de Renda o contribuinte decidir o destino do dinheiro pago?

Por exemplo: Haver um item no formulário de declaração de IR, em que decidimos que 50%(*) daquele dinheiro vá para educação, segurança ou saúde?

(*) porcentagem pode ser outra.

Seria possível?

Update:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

omeirelles, mas será que o povo ainda não percebeu? Acho que os políticos que tem certa dificuldade de entender o papel deles.

Update 3:

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Meu querido, o que vc colocou como obstaculos podem ser resolvidos simplesmente determinando um limite para cada item, assim não um não ficaria mais que o outro.

Votar conscientemente? de que adianta se há conchavos por todos os lados e se vota conforme é mandado.

Temos 2 opções, tirar o dinheiro da mão dos políticos ou assassinar todos eles, e logisticamente é impraticável, porque também envolve a morte dos suplentes.

Update 5:

Carlinhos, o que vc acha inviabilidade pode ser facilmente contornada, não estamos falando de formulários manuais e sim digitais, Qualquer TI pode fazer um programa para computar os dados digitados.

Esperar que a nova geração mude? Carlinhos, vc tem visto as cabeças de bagres que tem por aí? Eles nem tem noção em que planeta vivem.

Mas obrigada por responder, gosto de saber o "por que não?" Ajuda a resolver os problemas.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Gostaria que mais pessoas participassem para saber mais opiniões

Comments

• Querida,

Bastante complicado essa situação e eu particularmente acho inviável partindo do seguinte ponto de vista:

O contribuinte não tem uma visão global da real situação do país, portanto ele usaria como referencia os problemas da localidade onde vive. Então imagine neste momento que todos os paulistas e paulistanos iriam assinalar no informe que seus impostos deveriam ser direcionados para a segurança pública, pois certamente iriam considerar a onda de violência como prioritária, deixando para segundo plano a educação, saúde..etc

O cidadão dentro de sua visão limitada iria considerar como prioridades suas mazelas locais e toda a arrecadação seria usada para um único fim.

Vejo na sua idéia uma forma romântica de combater a corrupção, mas infelizmente dentro de nossa realidade é impossível colocá-la em prática. Acho que investir mais na educação seria de fato a solução para o problema a médio prazo.

Penso assim.

=

Em minha opinião o que poderia ser feito para tentar melhorar a divisão e direcionamento dos recursos seria criar um plebiscito onde o povo pudesse redefinir a porcentagem a ser destinada a cada setor, mas para isso o povo teria que votar consciente, seria utopia?

=

Do jeito que anda a nossa politica eu já estou a favor da segunda opção. rs

• É possível, Cacau !

Mas,...... só depois que os brasileiros entendam que tem o direito de reclamar enérgicamente áqueles políticos em quem votaram.... fazendo que esses políticos entendam que estão sendo pagos com o que cada um paga em impostos

Que são pagos para cumprir com aquilo que prometeram em suas campanhas !

P.S.

Cacau !

Políticos como os que nos "torturam" agora, só prestam atenção aos eleitores quando sentem que estão prestes a perder seus votos.

Isso de que eles se preocupem em raciocinar para encontrar quais são suas obrigações, nem sequer passa por suas mentes !

Insisto em que os eleitores também DEVEM ser responsabilizados se não exercem seus direitos de cidadanía, exigindo enérgicamente que lhes sejam prestadas contas de maneira clara e suscinta, sobre o que está sendo feito com seu dinheiro.

Mas, antes que isso aconteça, se faz necessárioo uma campanha séria de conscientização, sem qua a mesma seja vinculada a nenhum partido político ou na qual seja tomado como exemplo,... algo de algum Partido Político.

Por isso me refiro a; UMA CAMPANHA SÉRIA !

Enquanto isso... o povo do Nordeste continúa esperando TODA a ajuda prometida em troca de votos,... e não cumprida !

• Não é uma ideia ruim, mas eu considero um tanto inviável. Ora, no caso da declaração do IR, se recebem milhões de formulários digitais. Você acha que alguém teria a paciência de analisar se a pessoa declarante assinalou para onde ela quer que seja repassado esse dinheiro, um por um???

Eu acho que falta fiscalização por nossa parte para saber quantos por cento dos nossos tributos estão sendo repassados para cada setor, e se essa fatia está sendo devidamente repassada para fins benevolentes à toda uma sociedade. Vivemos num país onde o povo se acomodou demais, e se o pessoal se interessasse mais por Política do que por Futebol, Novelas e Reality Shows, com certeza a coisa seria muito melhor e teríamos maior controle da situação. É lamentável, mas nos resta sermos mais otimistas e aguardar que as futuras gerações (no qual eu estou representado) possam mudar essa situação deplorável.

É isso. Um abraço.

-----------------------------------

É, faz sentido. Resta saber se a turma que desgoverna o Brasil aceitaria uma coisa dessas. Se isso não serviria na prática, poderia servir, pelo menos, como um bom indicativo.

Agora quanto às futuras gerações, reconheço infelizmente de que a maioria dos nossos jovens está toda alienada na imbecilização. Aqui na minha casa por exemplo os meus irmãos detestam falar sobre Política, falam que sempre vão votar nulo e que não estão nem aí. Francamente acho que devo ter sido trocado na maternidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas como disse, não custa sermos mais otimistas. Quem sabe um baque bem grande acorde essa turma...

• Cacau, não entendo muito das leis que regem a cobrança do IR, mas na minha humilde opinião bastaria que o povo pensasse sobre o assunto e reinvidicasse o que você propõe. O governo não ia dar a menor bola, né? Mas tem um jeito deles ficarem preocupados e resolveram pensar melhor nessas reivindicações. Bastaria que ninguém mais pagasse o IR. Em vez de pagar, depositasse em juízo até que o governo resolvesse dialogar e aceitar reuniões de representantes populares. Acredito que se forem feitos depósitos em juízo, não poderá o governo mandar prender ninguém, pois o depósito prova que não está havendo sonegação. Mas enfim, não sou jurista e nem economista, é a penas uma sugestão. Abraços.

• Cacau..........

Legalmente eu não saberia te falar sobre essa possibilidade um tanto

utópica(tenho que frisar) rss;

Se o povo tivesse o poder de decidir quanto vai para lá, ou para cá, viveríamos

um caos letárgico em todas as vertentes que cabe ao estado nos prover.

Eu imagino que os politicamente corretos reivindicariam percentuais altíssimos

para aquelas coisas que você conhece bem(aliás).

Provavelmente teríamos bons hospitais e boas escolas; Mas devo especular que

tanto um como a outra estariam vazias,pois não teríamos estradas,energia elétrica

para manter esses ítens mais votados no quesito "presentão da arrecadação".

O mais proveitoso sobre esse assunto seria:

Vir "estampado" o percentual de imposto,ou taxa etc..cobrado em cada ítem que

compõe a vida dos cidadãos,no produto consumido pelo contribuinte, ou no bem

comprado, ou no serviço prestado pelo estado;

Outra coisa que ao meu ver seria a mais importante, seria o "glorioso(a)"rss

cidadão receber compulsoriamente umas duas vezes por dia(atualizado) via

SMS no celular, a quantas anda a sonegação fiscal(o antipatizado por

muitos, Sonegômetro).

Hááá........ Cacau, Cacau...........

Quanta paciência nós temos que ter com você rss;

Imagine só, deixar o brasileiro decidir para onde vai o imposto,

muitos "tenho certeza que acho" que destinariam a suas igrejas evangélicas.

Imaginemos nós também deixarmos o brasileiro decidir quanto quer

pagar de impostos, ou se quer pagar ? Der !

Inté !

• oiii

tudo bem

adiciona nesse msn e tire as suas duvidas

[email protected]

bjs

Sign In or Register to comment.