Você já sofreu alguma exclusão social? que me diria disto?

Olá amigos...

Estava olhando um site agora, e vi algumas fotos e frases impactantes....

Como pode, tanta gente ainda ser descriminada, ser excluidas, e menosprezadas?

Vejam um texto, retirado de um livro chamado:

"Eu ainda sou um leãozinho, que não sabe rugir."

"(...) Eu sou um garoto sem casa, moro no nada, eu nada tenho e ao mesmo tempo sou dono de tudo.... eu não vivo aqui e nem ali, hoje estou cá, e amanhã acolá. sobrevivo do que grandes leões comeram e se fartaram... mas nem sempre as sobras chegam (...) eu ainda sou um pequeno leãozinho, e não aprendi a rugir."

Esse garoto é um garoto de rua, não tem nada, mas ao mesmo tempo tudo é dele, pois ele mora em vários viadutos, calçadas, sobrevive de migalhas, de todos nós, os GRANDES LEÕES....

Quando a exclusão social vai acabar?

O que podemos fazer para INCLUIR os excluidos?

Abraços do Baixista

Update:

Não é preciso ir na África para ver pessoas morrendo de fome....

No centro de São Paulo, diante de mercearias, padarias, e restaurantes, há milhares de CRIANÇAS e IDOSOS morrendo de fome.

Não falo de adultos pois eles podem trabalhar...

Mas e os indefesos? Crianças e idosos?

Criança precisa ser feliz!

Idosos precisam de estabilidade!

Comments

• Oiie..

Olha Phelipe... não sou pessimista.. mas a tendencia é piorar!.. vc sabe disso neh!?! infelizmente....

Estive lendo um livro de Antonio Candido, onde ele diz que no Brasil, quanto mais cresce a riqueza, mais aumenta a péssima distribuição dos bens, portanto podemos dizer que os mesmos meios que permitem o progresso , podem provocar a degradação da maioria.

Hoje temos plena possibilidade de diminuir a ''exclusão social'', e os meios para esta transformação melhor existem. Inversamente, um traço sinistro do nosso tempo é saber que é possivel a solução de tantos problemas, e no entanto nós NÃO NOS EMPENHAMOS nesta solução....

Infelizmente é assim que o homem vai caminhando....

ABRAÇOS

• Eu ja sofri... quando levanto questões sociais, abusos do próprio governo quanto a impostos, quando questiono a

inoperancia do povo...

Vou estabelecer um paralelo:

-Dizem... Não se deve dar esmolas!

-Dizem... Todo imposto é para o bem do povo!

-Dizem... A riqueza de uma Nação deve reverter ao povo!

-Dizem... A vóz do povo é a vóz de Deus

O Governo não é para o povo se acreditarmos nos ditos acima!

O povo não sabe se controlar e tem filhos em demasia.

Crianças abandonadas, vendidas...

O Governo recebe alguns impostos em nome destes carentes e promete ajudá-los (mas não ajuda).

Cada criança abandonada representa dinheiro nos cofres

públicos governamentais apenas isso.

Eu não posso fazer nada nem ninguém, porque pago ao

governo tomar providências, quando as pessoas se mobilizarem e questionarem os impostos... e não pagarem

mais... aí sim, o dinheiro revertera ao povo e num efeito dominó chegará a estes excluidos.

Mas ninguém quer tomar ou assumir atitudes... só querem

se martirizar em sentimentos de culpa e filosofar para dizer

eu sou contra isso!!! nós somos culpados...

Vamos atacar a RAIZ DE TODOS OS MALES!!!

e não as consequências deles...

• Olá Phelipe...

Bom, essa é uma triste realidade...

Mas o que estamos presenciando agora é resultado de um longo processo...antes, quando a sociedade ainda era a sociedade primitiva, as pessoas eram consideradas "iguais"...iguais no sentido de ter os mesmos direitos...não existia isso de um ser rico e o outro pobre...mas com o passar do tempo a sociedade foi se transformando...e com o surgimento do capitalismo o mundo mudou da "água" pro "vinho", digamos assim...

A origem das desigualdades sociais está relacionada com o momento em que os meios de produção começaram a ser apropriados, isto é, a propriedade privada.Pois, foi assim que a sociedade se viu dividida em duas classes: a burguesia, que são os donos das fábricas e etc, e os trabalhadores, que tem que vender sua força de trabalho para sobreviver...

Por isso que hoje existe tanta pobreza no mundo...uns tem tudo e outros não tem nada...e isso está visível pra quem quizer ver, basta sair na rua...enquanto uns moram em prédios confortáveis, outros dormem no banco da praça...

Um problema causa outro...por exemplo, se existem tantas crianças nas ruas é porque muita das vezes elas precisam trabalhar para ajudar nas despejas de casa, ja que os pais ou recebem um salário baixo ou pq estão desempregados...com isso as crianças estão começando a trabalhar mais cedo...e deixar a escola mais cedo também...ah, esqueci...que escola ? afinal, no Brasil não tem escola pra todos né...e sem escolaridade as pessoas não conseguem emprego...

O fato é que essa desigualdade se transformou numa "bola de neve"...

E quando a exclusão social vai acabar?

Somente quando a sociedade conseguir superar as diferenças, conseguir oferecer os mesmos direitos a todos...e é oferecer mesmo, pq na constituição ta escrito: "é de direito de todos o acesso a moradia, saúde, educação e etc"..mas todos sabem que isso está só no papel, pq a realidade é outra bem diferente.

E o que podemos fazer para incluir os excluidos?

O primeiro passo é cada um fazer valer os seus direitos...é vc cobrar aquilo o que de fato é o dever dos governantes...

Mas até conseguirmos alcançar uma sociedade mais igualitária ainda temos uma longa caminhada, não vai ser tarefa fácil, mas também não é impossível...

( ixi...escrevi demais..hiihihi)

Abraços!

• Exigir e agir. A educação é tudo.

"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação." [ Leonel Brizola ]

• Muito triste, porem a realidade!!Temos eh que torcer para isso mudar!!

• Para as crianças a educação ainda é a melhor opção!

Escolas em horários integrais que forneçam alimentação e cursos profissionalizantes!

Quantos aos idosos:Asilos com profissionais qualificados e especializados!

O Brasil PODE! muitooooooooooo!!!!!!!!! Não faz porque não QUER!!!

Beijos

• Amigo, a primeira exclusão social que vivi foi na minha própria casa, pela minha mãe!

Ela é daquele tipo de mulher que homem tem direito a tudo e a mulher que se cale!

Ela tinha uma regrazinha fácil;

- Se meu irmão estava vendo televisão e eu queria ver; era porque eu era implicante!

- Se eu estava vendo televisão e ele queria ver; eu era egoísta!

Ela e meus irmãos cantavam;

"Nega do cabelo duro, qual é o pente que te penteia"

Não que ela fosse má; ela não via maldade!

É claro que saí da minha casa o mais rápido possível, e tinha a inocente ILUSÃO que um dia tudo mudaria.

Certo dia ela teve a gentileza comentar o fato de eu ser gorda (ela, com 1,60 cm. e 90 quilos)

Eu só respondi que eu tinha engordado, mas gorda era ela!

Hoje vivo na Europa, mas sinto como sou preconceituosa!

Aprendi em casa!

Sou do tipo que diz;

- Não vou com a cara dele/a!!!!

Um motivo razoável nunca tenho!

Uma coisa eu sei; Tem tem preconceito é porque;

- Foi vítima de preconceitos.

- É um perdedor complexado!

É a mulata que ri da negra.

O brasileiro que fala mau do argentino.

O judeu que critica o árabe!

• Percebo que muitas pessoas importantes, evitam a nossa aproximação

Podemos ter projetos inéditos e interessantes, porem permanecem guardados pois não dá para chegar perto de pessoas influentes

• Enquanto vivermos no regime em que estamos essa exclusão vai existir!

A nossa sociedade, precisa do pobre e do rico! Infelizmente é assim que o capitalismo funciona!

Se eu concordo com isso? É claro que não! Deus criou todos nós como irmãos! E como irmãos devemos viver em um ambiente onde não há divisão social, discriminação e exclusão!

Mas, esse mundo é regido por homens, que só querem o seu próprio bem estar, ignorando assim os mais necessitados!

Isso me causa muita tristeza!

Um forte abraço!

Que Deus te abençoe!

• Olá, baixista!

Saudações em mi bemol!

Uma vez, quando eu tinha uns 10 anos, estava passeando num lugar de Duque de Caxias (RJ), quando ouvi atabaques repicando num quintalzão. No local, com cobertura de sapê, havia um homem rodopiando com uma cobra enrolada em seu pescoço e ele portava um charuto fumegante. Ao redor daquele local, havia uma mureta de uns 80 centímetros de altura, sobre a qual as pessoas estavam sentadas e, uns participavam da cantoria do local e outras batiam palmas no ritmo da cantiga. Eu cheguei, curioso, e procurei um lugar na mureta e fiquei ali esperando o que aconteceria, quando, passados uns 20 minutos, o homem da cobra parou o seu rodopiar e mandou que me retirassem dali e me mandassem embora. Chegaram-se a mim algumas mulheres com turbantes africanos e gentilmente me conduziram até o portão. Até hoje eu não sei porque eu fui o único ali que foi convidado a se retirar.

Um abraço,

Pr. Paulo Lima

Sign In or Register to comment.