Como fixar as informações ao estudar?

Gostaria de saber como tirar melhor proveito do meu estudo.

Comments

  • Amigo, a maneira de estudo varia de pessoa para pessoa. Você deve achar o modo que faz com que você absorva mais o que estuda. Mas aqui vão umas dicas de como consigo aprender mais:

    1) Leia e depois tente lembrar sem olhar nos cadernos

    2) Exercícios são fundamentais para APRENDER o conteúdo e conhecer os "pega-ratão"

    3) RESUMOS, faça do seu quarto, seu escritório um quadro de resumos e leia todos os dias

    Assim, otimizo meus estudos o máximo possível.

    Espero ter ajudado.

  • Bom, eu já estudei bastante sobre isso, cheguei até a estudar detalhadamente como as informações ficam armazenadas no cerebro.

    Minhas conclusões:

    Existem 2 meios, abusar da memoria ou abusar do raciocinio..

    Existem pessoas boas em memorizar, e pessoas boas em deduzir, como deduzir uma formula na hora da prova.

    O metodo mais eficaz é o raciocinio, mas se você não é bom no raciocinio não adianta forçar sua cabeça.

    Se é bom pra guardar coisas, abuse disso, leia textos, escreva os textos.. A ideia de que alguém aprende mais falando ou escutando ou escrevendo está por fora, o ideal de escrever é que escrevendo você demora mais do que se estivesse falando ou lendo, assim se memoriza mais fácil.

    Quem é bom no raciocinio deve buscar as origens, deve buscar o proque das coisas, como procurar saber porque tal formula matematica é daquele modo, assim terá mais facilidade em deduzi-la depois. Pessoas com maior raciocinio tem mais lógica, podem fazer mais conexoes e deduzir muita coisa, uma combinação de raciocinio com algo bem memorizado é perfeito.

    Outra coisa bem importante: O que é decorado é facilmente apagado, assim como cochilar durante os estudos prejudica na memorização.

    As informações são armazenadas no cerebro atravéz de estruturas de proteinas, essas estruturas modificam os impulsos eletricos dos neuronios, qunado passam por elas. Essas estruturas são destruidas pela endorfina, quando existe atividade eletrica a endorfina não age e a estrutura pega mais resistencia e dificilmente será apagada, porém se tiver muita corrente eletrica o material dessa estrutura pode mudar e se tornar um isolante eletrico, assim a informação some completamente da sua cabeça, o famoso branco.

    Uma prova disso é você repetir várias veses um numero de telefone complexo antes de discar, assim que discar e a outra pessoa atender você terá esquecido o numero. Depois de um tempo o numero irá soar familiar.

    Então a dica é: Concentrise no que você sabe faer de melhor, memorizar ou deduzir, e procure fazer combinações iteressante dos 2, sem nunca decorar nada, respeitando os limites e efitando ter noites ruins de sono. Tente associar o que você estuda a coisas do seu dia a dia, ou então imaginar uma imagem sobre o que você esta estudando, por exemplo imaginar uma estrutura complexa de proteinas na mente, colorida e tal, isso te ajuda a formar mais conexoes nas estruturas de proteinas, tornando mais dificeis de serem destruidas, alem de fazer mais ligações entre neurônios.

  • O ideal é você fazer uma breve recapitulação logo depois do estudo. O que pode ser de ajuda também, é elaborar perguntas referentes a matéria e depois procurar as respostas. Faça isso lendo em voz alta, pois além de você usar a memória visual, você também estará usando a memória auditiva, isso fará com que você tenha uma probabilidade muito maior de retenção do assunto. Espero ter ajudado. Bom estudo!

  • Entao meu caro quando vc esta estudando vc fica lendo, lendo, lendo sem parar mas dia depois vc n sabe pq ?

    veja um exenplo!

    pega uma revista de uma coisa que vc gosta!

    da uma lida. se for um assumto que vc gosta vc vai saber tudo ao pe da letra, como eu que gosto de carro se vc me pergutnar alguma coisa de carro eu seu mais se vier com outra coisa.....

    Por isso que n conseguimos tirar muito aproveito dos nossos estudos n estamos muitos consentrado quando estamos estudando. vc tem que ler aquilo que vc estuda como se fosse um assumto que lhe interesa n fide devorando informasoes. elia como se fosse um assumto que vc adora a vai ver o resultado!!

  • associar as respostas com coisas do cotidiano...

    essa sempre funciona!!!!

  • Aprenda a ler com mais concentração.

    de uma olhada neste blog leituraintegral.blogspot.com

  • Amiga Rafaella

    Eu acho que o melhor jeito é>leia o exercício(odever), veja se entendeu,selecione o que não entendeu,procure as respostas certas (noslivros,cadernos)Depois de tudo faça um questionário sobre o que já leu ou peça que alguem faça pra vc,estude com uma amiga(o)troque impressões sobre o que vcs leram....Espero que tenha ajudado.Felicidades.

  • olha, eu quase nunca estudo p/ provas e essas coisas, ja q a melhor coisa a fazer é prestar muita atenção no q está sendo ensinado, absorver os mínimos detalhes e está sempre pensando neles p/ ñ esquecer!

    se esquecer e quiser da uma olhada no assunto, é bom estudar numa hora calma, no máximo meia hora de estudo, se ñ, vc embola e esquece muita coisa!

    nos estudos, absorva akilo q é de importancia maior e sempre relacione um assunto ao outro!

  • vc só vai guardar aquilo q tiver certeza q será interessante pra vc.....as outras vc só ira memorizar......é assim com todos nós humanos.

    fica na paz.

  • passe em um caderno tudo q vc apreendeu

Sign In or Register to comment.